quinta-feira, 6 de abril de 2023

PRF e SAMU transportam coração para transplante de Caruaru a Recife

Em 27 minutos, helicóptero percorreu trecho que demora cerca de duas horas por via terrestre


Menos de meia hora. Esse foi o tempo que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) levaram para transportar um coração de helicóptero da cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, até Recife. O órgão, que foi captado de um paciente internado no Hospital Regional do Agreste, deve bater agora no corpo de uma outra pessoa, que ansiosa esperava pelo novo coração na fila pelo transplante no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.

A operação para trazer o coração até a capital envolveu cinco profissionais da PRF, uma equipe do SAMU e duas médicas do IMIP. O transporte precisava de agilidade e foi realizado no novo helicóptero da PRF do modelo Koala, que alcança 280 Km/h e possui uma maior autonomia de voo.

De acordo com as profissionais de medicina, o tempo máximo para manter e preservar o coração fora do corpo sem comprometer seu funcionamento é de 4 horas.

A distância de cerca de 120 km, se realizado por vias terrestre levaria mais de 2 horas, foi percorrida em cerca de 27 minutos. Na caixa térmica e na temperatura ideal, o coração chegou no helicóptero da PRF no campo do Quartel do Derby no final tarde. De lá, o órgão foi levado de carro até a unidade hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário