quarta-feira, 12 de abril de 2023

Pernambuco cria número de telefone 197, exclusivo para denúncias e emergências em escolas

Estudantes, responsáveis e professores podem ligar 24 horas por dia para repassar qualquer situação nas escolas.

Reunião sobre segurança nas escolas foi realizada no Recife nesta terça-feira (11) — Foto: Pedro Alves/g1

O governo de Pernambuco criou nesta terça-feira (11) um número exclusivo para denúncias e comunicação de emergências escolares. Por meio do telefone 197, disponível 24 horas por dia, poderão ser comunicados suspeitas e atos violentos. A ferramenta pode ser usada por estudantes, responsáveis e professores.

Além disso, o governo também criou um protocolo para intensificar o monitoramento de possíveis atos violentos nas escolas e creches. Isso aconteceu depois de recentes ataques no Sul e Sudeste do país.

No dia 5 de abril, um criminoso matou quatro crianças e feriu outras quatro com uma machadinha em Blumenau (SC). Em março, um adolescente de 13 anos matou uma professora e feriu três pessoas numa escola estadual em São Paulo.

De acordo com a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, as denúncias feitas no 197 serão tratadas com prioridade.

O anúncio foi feito durante reunião das forças de segurança e agentes de educação no Centro Integrado de Comando e Controle (CCICR) do governo, no Centro do Recife.

Carla Patrícia Cunha disse que a SDS intensificou o monitoramento de redes sociais e que, até o momento, foram investigados todos os casos que chegaram ao conhecimento da secretaria.

"O 197 já está ativo e não é destinado apenas a estudantes, mas também para pais, responsáveis, professores e qualquer pessoa. Qualquer situação pode e deve ser reportada a partir desse número", afirmou a secretária.

Segundo a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, a ideia é que o protocolo de segurança sirva de referência para todas as escolas de Pernambuco, tanto públicas quanto particulares. Um dos primeiros passos é a realização de reuniões com pais e responsáveis.

"A ideia é a gente construir uma rede de proteção desses estudantes. Uma das primeiras ações é uma reunião com os pais e responsáveis, porque as escolas já têm o ritmo de estar observando o comportamento dos alunos. Os professores já observam em sala de aula, é prática. [...] É preciso que os pais acompanhem os filhos, as redes sociais. Qualquer alteração no comportamento, procure a escola", disse.

Ao todo, há 1.056 escolas estaduais em Pernambuco. O governo pretende, em breve, implementar sistema de reconhecimento facial para dar acesso às escolas - para estudantes e outras pessoas que frequentem as unidades, além de ampliar o videomonitoramento.

Entretanto, essas ações ainda não têm previsão para serem postas em prática, já que ainda é preciso fazer licitações e contratos para comprar equipamentos como os de identificação facial.

Apesar disso, segundo a secretária de Defesa Social, já há ações em curso, como criação de equipe exclusiva para essas denúncias e intensificação das patrulhas escolares.

"O que gostaríamos de deixar registrado é que nenhum caso que chegou ficou sem investigação", declarou Carla Patrícia Cunha.


Por g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário