sexta-feira, 14 de abril de 2023

SEDEPE escuta demandas do setor de empreendedorismo em todo o estado

Nesta quarta-feira (12), representante do município de Serra Talhada foi recebido na sede da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, no Recife

Com o objetivo de mapear as ações e demandas dos municípios pernambucanos, em relação às atividades empreendedoras, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Estado (SEDEPE) tem realizado reuniões remotas e presenciais com representantes das prefeituras, desde fevereiro deste ano. O trabalho já atingiu quase 30 cidades do interior, começando pelo Sertão e o Agreste. A ideia é alcançar ainda a Zona da Mata até chegar à Região Metropolitana do Recife, quando se encerra o levantamento. Nesta quarta-feira (12), foi a vez do município de Serra Talhada apresentar suas potencialidades e desafios.

A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Estado, Amanda Aires, recebeu, na sede da SEDEPE, localizada na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Elyzandro Nogueira. No encontro, parcerias futuras entre as duas pastas foram propostas. “Discutimos demandas de capacitação, para, dentro de uma agenda mais ampla, passar a atender esses municípios, observando a realidade de cada um deles”, afirmou Amanda Aires. Para ela, “ainda há muito a se fazer, reforçando que é indispensável escutar os representantes municipais e observar como o Estado pode colaborar com questões específicas”.


O Coordenador de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Luiz Valente, que também participou da reunião, destacou “a importância de compreender o ambiente empreendedor existente nos municípios, incluindo as suas competências e gargalos, para desenvolver ações e iniciativas que fortaleçam e ampliem o estímulo ao empreendedorismo em todas as regiões do estado”.

Apresentando a intenção de fortalecer o município de Serra Talhada como polo de empreendedorismo do Sertão do Pajeú, o Secretário Elyzandro Nogueira informou sobre projetos de formações profissionais em andamento, e ressaltou a relevância da parceria com a esfera estadual. Para o gestor, os esforços conjuntos precisam ser direcionados, principalmente, para a qualificação dos trabalhadores e empreendedores locais.

OUTRAS CIDADES – Além de Serra Talhada, já foram ouvidos pelos coordenadores de áreas da SEDEPE, até o momento, representantes dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Araripina, Bodocó, Santa Maria da Boa Vista, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Petrolina, Orocó, Afogados da Ingazeira, São Bento do Una, Triunfo, Parnamirim, Itapetim, Pombos, Mirandiba, Jatobá, João Alfredo, Arcoverde, Calumbi, Belém do São Francisco, Itacuruba, Floresta e Salgueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário