terça-feira, 25 de abril de 2023

Invasão de mariposas causa surto de alergia em moradores do Cabo de Santo Agostinho

Inseto é importante para a o equilíbrio ambiental, segundo bióloga da UFPE. Melhor forma de prevenir as alergias é evitar contato com o animal.

Mariposa está causando surto de reações alérgicas no Cabo de Santo Agostinho — Foto: TV Globo/Reprodução

Moradores do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, têm reclamado de uma invasão de mariposas, principalmente no início da noite, que têm provocado diversos casos de reações alérgicas – com situações de coceira e ardor, levando muitas pessoas a procurarem as emergências de saúde.

Locais próximos de matas fechadas e de regiões de mangue são favoráveis ao aparecimento do inseto. Segundo a secretária de Saúde do Cabo, Ana Albuquerque – que também é médica pediatra, são as cerdas presentes no abdômen das fêmeas que provocam as reações.

“A mariposa tem hábitos noturnos e o que a gente está orientando para prevenir o contato com as cerdas do inseto é manter portas e janelas fechadas no final da tarde, janelas teladas – para evitar que a mariposa entre em casa, e evitar acender a luz, pois ela é atraída pela luminosidade”, explicou a secretária.

Ana Albuquerque alertou ainda para que as pessoas evitem a automedicação e, em caso de coceira, manter sempre as unhas cortadas e as mãos limpas, para evitar uma infecção secundária.

Questionada sobre a prática de algumas pessoas de utilizarem medicamentos receitados para os vizinhos, sem precisarem se consultar com um médico – prática que tem sido comum segundo relatos de moradores entrevistados pela reportagem da TV Globo, a secretária de Saúde explicou que não é aconselhável.

“A automedicação é sempre contraindicada, pois o seu caso pode ser diferente do caso do seu vizinho. A pessoa nunca deve se automedicar; é preciso que o médico dê a orientação adequada para cada paciente”, explicou a pediatra.

De acordo com a secretária de Saúde, já foram notificados 202 casos na cidade. Ela ressaltou que o tratamento ajuda a diminuir os sintomas e que a doença é autolimitada e dura em torno de 15 dias.

Animais são importantes para o habitat

Segundo a bióloga Gabriela Steindorff, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fora a questão das dermatites, as mariposas não causam maiores transtornos e, pelo contrário, são animais que contribuem para o equilíbrio ambiental.

“São insetos que ajudam no controle de plantas invasoras, na polinização, e que são alimento para vários outros animais. Matar elas não seria uma solução, mas sim um problema”, ponderou a bióloga.

Casos anteriores e prevenção

As mesmas queixas foram registradas no Grande Recife e em cidades da Zona da Mata Sul, do Agreste e do Sertão, em 2021. Na ocasião, a “invasão” de mariposas em áreas urbanas também provocou um surto de reações alérgicas nos moradores de algumas comunidades.

Segundo a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, a Vigilância em Saúde está investigando e monitorando os casos e as localidades afetadas com um estudo clínico epidemiológico e dos insetos.

Entre as medidas adotadas até agora pela prefeitura está divulgação de medidas para que as pessoas possam se prevenir do contato com as mariposas.

Já a secretaria de Saúde de Pernambuco disse que está acompanhando o caso e como orientações à população recomenda a Nota Técnica de n° 31/2022 do Ministério da Saúde, que orienta:

🦋 Informar sobre a ocorrência da mariposa gênero Hylesia no ambiente e sobre as medidas necessárias para evitar o contato com o animal;

🦋 Evitar a permanência embaixo de focos luminosos durante o anoitecer;

🦋 Evitar acender as lâmpadas internas e externas das residências ao anoitecer, para evitar atrair o inseto;

🦋 Procurar manter portas e janelas fechadas durante o período noturno e, se possível, colocar telas nas janelas;

🦋 Limpar com um pano úmido os móveis para retirar possíveis cerdas da mariposa, até 3 vezes ao dia;

🦋 Quando as mariposas estiverem caídas, para retirá-las, evitar varrer o local. Utilizar pano úmido ou jogar água no chão, para evitar que as cerdas se espalhem;

🦋 Lavar paredes internas e externas para minimizar a postura da massa de ovos;

🦋 Trocar a roupa de cama todas as noites. Se não for possível, retirar roupa de cama ao levantar, e recolocar quando for dormir;

🦋 Orientar sobre a importância de procurar atendimento médico para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado, quando se fizer necessário.


Por g1 PE e TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário