segunda-feira, 22 de junho de 2026

Mutirão “Brejo Tem Saúde” oferecerá consultas e exames especializados para reduzir filas de espera


Nos dias 13, 14 e 15 de julho, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o mutirão “Brejo Tem Saúde”, com o objetivo de reduzir as filas de espera da regulação, atendendo demandas oriundas da Atenção Primária à Saúde.

Durante os dias de mutirão, serão ofertadas consultas com as seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, reumatologia e urologia.

Também serão realizados procedimentos como ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, biometria ultrassônica monocular, mapeamento de retina, microscopia especular de córnea e tonometria.

Os pacientes devem procurar a Central de Regulação, localizada na Policlínica Jerônimo César Tavares, na Praça Abel de Freitas, para obter mais informações sobre os atendimentos e procedimentos disponíveis.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, garantindo mais agilidade nos atendimentos e promovendo mais qualidade de vida para os brejenses.

Fonte: Assessoria

Programa “Momento de Fé” com pastor Marcos | segunda-feira, 22 de junho de 2026.

PRF detém dois homens com carro furtado e galo de briga em Caruaru

Motorista admitiu que estava retornando de uma rinha e carregava um troféu da disputa


Dois homens que estavam em um carro furtado foram detidos, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Caruaru, no Agreste pernambucano. No porta-malas do veículo, foi encontrado um galo de briga e o passageiro transportava cerca de R$14 mil, que seriam provenientes de uma rinha.


Uma equipe do Grupo de Motociclismo da PRF realizava uma fiscalização da Operação São João, quando abordou um carro ocupado por dois homens. Durante a verificação do veículo, foram encontrados sinais de adulteração e um registro de furto desde fevereiro do ano passado no Recife.

Ao abrir o porta-malas, a equipe encontrou um galo com as patas amarradas e dentro de uma sacola de pano. Já o passageiro transportava uma pochete com diversas cédulas, que totalizaram R$14.076,00.

O passageiro admitiu que estava retornando de uma rinha e que o dinheiro seria proveniente da premiação da disputa. Ele também portava um troféu, uma seringa com medicamentos e esparadrapo.

Os homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru. A equipe emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência por maus-tratos para o passageiro, enquanto o motorista poderá responder por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Jornal da Manhã | segunda-feira, 22 de junho de 2026

Presidente da Câmara de São Bento do Una, Léo da Ação Social, declara apoio à reeleição de Débora Almeida durante transmissão ao vivo


Em uma transmissão ao vivo realizada na tarde deste domingo (21), conduzida pelo comunicador Jadilson Gonçalves, na TV SBUna, o presidente da Câmara Municipal de São Bento do Una, vereador Léo da Ação Social (MDB), oficializou publicamente seu apoio à reeleição da deputada estadual e ex-prefeita do município, Débora Almeida (PSD).

Durante a live, Léo destacou a importância da construção de alianças políticas voltadas ao fortalecimento do município e ressaltou a confiança no trabalho desenvolvido pela parlamentar ao longo de sua trajetória pública.

Em relação à deputada Débora, Léo lembrou da lealdade do grupo local, integrada pelo empresário e ex-prefeito de São Bento do Una hoje oposicionista, em relação a todos os gestos de acolhimento e apoio ao seu mandato na Câmara, o que o motivou a escolher apoiar a reeleição da deputada para a Alepe.

“É com união, diálogo e parceria que vamos seguir fortalecendo nossa cidade, buscando mais investimentos, mais oportunidades e mais conquistas para o nosso povo. São Bento do Una precisa de representação forte, compromisso de verdade e gente disposta a trabalhar. E é isso que estamos construindo juntos”, afirmou o presidente do Legislativo municipal em suas redes sociais.

Presente nos estúdios da TV SBuna, local onde ocorreu a retransmissão do anúncio, Débora Almeida agradeceu a manifestação de apoio e fez questão de destacar a trajetória política de Léo da Ação Social, enaltecendo sua postura de lealdade política, compromisso público e atuação alinhada com pautas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população são-bentense. Ela relembrou as boas parcerias do seu grupo político com Léo, mas enfatizou o respeito que sempre nutriu a relação entre ambos, até mesmo quando este trilhou por um período com a oposição. “Agradeço esse gesto do Vereador Léo. Ele tem compromisso, é leal e tem lado: isso é primordial na política pois são virtudes raras na maioria dos políticos atuais e isso conquista o respeito das pessoas! Grato pela confiança” destacou a parlamentar.

TRAJETÓRIA POLÍTICA CONSOLIDADA

Cumprindo atualmente seu quarto mandato no Legislativo de São Bento do Una, Léo da Ação Social chega à atual legislatura como uma das principais lideranças políticas do município. Nas eleições de 2024, foi um dos vereadores mais votados da cidade, alcançando 5,42% dos votos válidos, desempenho que fortaleceu sua articulação política e resultou, posteriormente, em sua eleição para a presidência da Casa Vereador Irlando Galvão Cavalcante.

Aos 45 anos, o parlamentar construiu sua trajetória pública a partir de forte conexão com as demandas populares. Antes da vida política, atuou como mototaxista e consolidou ampla relação com o eleitorado local, fator que contribuiu para sua crescente projeção política no município.

No exercício do mandato, Léo vem se destacando pela atuação constante em pautas ligadas principalmente à saúde pública e infraestrutura urbana, apresentando projetos de lei, indicações e requerimentos voltados à ampliação dos serviços públicos e melhoria das condições de vida da população.

Entre suas principais iniciativas estão requerimentos solicitando a realização de mutirões de exames e consultas especializadas, nas áreas de Neuropediatria, Ortopedia e Endocrinologia, com o objetivo de reduzir a fila de espera da rede municipal de saúde.

Na área de infraestrutura, o vereador também mantém atuação frequente junto ao Poder Executivo, cobrando providências para a solução de problemas históricos relacionados ao saneamento básico, esgoto a céu aberto e pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade.

A declaração de apoio a Débora Almeida reforça o movimento de consolidação política da deputada em São Bento do Una, município onde mantém forte base eleitoral e histórico de atuação administrativa reconhecida pela população.
 
Fonte: Assessoria
Fotos: Matheus Augusto

PRF detém casal com 23 Kg de maconha escondidos dentro de painel de carro em Cachoeirinha

Odor da droga chamou a atenção dos policiais durante a abordagem


Um casal que transportava 23,7 Kg de maconha foi detido, na tarde de domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 423, em Cachoeirinha, no Agreste pernambucano. A droga estava escondida dentro do painel de um carro, que era acessado por meio de um dispositivo eletrônico.

Equipes da PRF de Garanhuns e do Grupo de Motociclismo realizavam uma fiscalização da Operação São João no km 37 da rodovia, quando abordaram um carro ocupado por um casal. Ao se aproximar do veículo, a equipe sentiu um forte odor de maconha que saía do interior do automóvel.

Durante a fiscalização, o casal entrou em contradição e chamou a atenção dos policiais, que realizaram uma busca detalhada, até localizar um dispositivo eletrônico de trava na central multimídia. Após ativado através de um botão, o equipamento se soltou e revelou um compartimento oculto no painel, onde estavam escondidos 29 tabletes da droga.

O homem e a mulher foram encaminhados junto com o entorpecente à Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim. Eles poderão responder por tráfico de drogas, que prevê pena de cinco a 15 anos de reclusão.

Balanço: 29 pessoas assassinadas no fim de semana em Pernambuco; um crime aconteceu em Caruaru

Homicídio em Caruaru – Foto: Reprodução/Blog Adielson Galvão

Registrados 29 homicídios no fim de semana em Pernambuco. São 156 assassinatos neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.325 pessoas.

Em Caruaru, um homem não identificado foi assassinado a facadas às margens do Rio Ipojuca, próximo da Feira do Troca. O corpo foi localizado na manhã deste domingo (21) e estava carbonizado.

Este foi o 5º homicídio deste mês de junho em Caruaru. Este ano, de janeiro até agora, mataram 58 pessoas no município.

Em Santa Cruz do Capibaribe, um homem foi assassinado a tiros dentro de casa, na Vila do Poço Fundo. A vítima foi identificada como Matheus Braz, de 28 anos. Autoria e motivação do crime são desconhecidas.

Em Timbaúba, na Zona da Mata, aconteceu um duplo homicídio. Mãe e filha foram assassinadas a tiros dentro de casa. Jaqueline Euclides da Silva, de 30 anos, e Emilly Victória da Silva, de 13, foram mortas em um dos quartos da residência.

Jornalismo Liberdade

Central reage no segundo tempo, empata com o Ferroviário e deixa decisão aberta na Série D

Central e Ferroviário ficam no 1 a 1 no jogo da ida da segunda fase da Série D (Foto: Gustavo Ramos - J2 Fotografia)

Foram dois tempos distintos no Lacerdão. Depois de uma primeira etapa truncada e de pouca criatividade ofensiva, o Central foi para o intervalo em desvantagem após o gol de Ciel para o Ferroviário. No segundo tempo, a Patativa voltou mais agressiva, aumentou a pressão sobre a defesa da equipe cearense e chegou ao empate em uma bela cobrança de falta de Diego Viana. A boa volta da Patativa surgiu após abrir mão de Erivelton e a entrada de Cesinha. O time ficou com dois pontas velozes para criação de volume de jogo. O poder ofensivo ainda veio quando Mamute entrou em campo. O 1 a 1 deixa a decisão totalmente aberta para o jogo da volta, em Fortaleza.

Jogo de volta

Central e Ferroviário voltam a se enfrentar no próximo domingo, em Fortaleza, às 17h, pela partida de volta da segunda fase da Série D. Como houve empate no Lacerdão, quem vencer avança para a próxima fase da competição. Em caso de nova igualdade no placar agregado, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.
Primeiro tempo

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.

Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. "E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele", brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.

Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. "Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela", afirma.

Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. "Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus", lembra.
 

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. A alimentação saudável e a vida no campo durante a juventude no sítio de Macujé, na Zona Rural de Jaboatão, também são apontadas pela família como fatores importantes.

"Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar", conta Bernardete.

Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990.

"Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair", diverte-se Bernadete.

Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que "ninguém fica para semente". Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.

"Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção", destaca a filha.

Petrúcio Amorim faz desabafo durante show no Alto do Moura: "Estou muito triste. Não era para eu estar aqui"

Desabafo ocorreu durante apresentação neste sábado (20) (Foto: Jorge Farias)

O cantor pernambucano fez um desabafo durante o show de sábado (20), no polo do Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Registros da declaração têm repercutido nas redes sociais.

O compositor pernambucano, nascido na cidade considerada a capital do forró, contou que tentaram retirá-lo da programação do palco e levar o show para a área rural do município.

“Estou muito triste, não era para eu estar aqui. Eles tinham me colocado lá na Zona Rural. Depois de muita conversa me trouxeram para cá”, revelou Petrúcio.

Ainda segundo ele, o show ficou marcado para o meio-dia, horário distante dos principais shows da programação.

Programa “Minutos com Deus” com Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira - PE | segunda-feira, 22 de junho de 2026.

domingo, 21 de junho de 2026

Jovem é assassinado a tiros no distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz, horas após registrar roubo de motocicleta


Um jovem de 28 anos foi assassinado a tiros na madrugada deste sábado (21), no distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe. A vítima foi identificada como Matheus Braz da Silva.

Segundo informações da polícia, o crime aconteceu na Rua Ivanice Valéria da Silva Oliveira. Matheus estava em uma residência onde acontecia uma festa com consumo de bebidas alcoólicas, quando um indivíduo encapuzado invadiu o imóvel armado.

Ainda de acordo com a polícia, o criminoso efetuou pelo menos cinco disparos contra a vítima, que foi atingida nas costas, no abdômen e na cabeça. Matheus não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Durante a perícia, uma pequena quantidade de cocaína foi encontrada com a vítima.


Horas antes do homicídio, Matheus havia comparecido à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe para registrar um boletim de ocorrência informando que havia sido vítima de um assalto. Na ocasião, dois criminosos roubaram sua motocicleta Honda Tornado. O caso chegou a ser divulgado pelo próprio jovem nas redes sociais.

A polícia informou ainda que Matheus possuía passagens pelo sistema prisional, mas não detalhou por quais crimes. Até o momento, a autoria e a motivação do homicídio são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o caso e apura se existe alguma relação entre o assassinato e o roubo da motocicleta registrado horas antes.

Carro colide contra motos estacionadas e quase atinge pedestre em Santa Cruz do Capibaribe

Motorista perdeu o controle do veículo em frente a supermercado, causou danos e fugiu antes da chegada das autoridades

Momentos de tensão foram registrados no início da noite deste sábado (20), na Avenida Olímpio Bezerra de Arruda, no bairro Santo Agostinho, em Santa Cruz do Capibaribe. Um motorista perdeu o controle de um carro de cor preta, atingiu motocicletas estacionadas e por pouco não provocou uma tragédia.

Segundo informações de testemunhas, o veículo rodou no meio da rua e colidiu contra várias motos que estavam estacionadas em frente a um supermercado da localidade. O impacto causou danos nos veículos e assustou as pessoas que estavam no local.

O que mais chamou a atenção foi que, segundos antes da colisão, um homem e uma criança estavam próximos às motocicletas atingidas. Outro garoto também passava pela área no momento do acidente. Por pouco, nenhum deles foi atingido pelo carro desgovernado.

Após a batida, populares tentaram impedir que o motorista deixasse o local para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. No entanto, ele conseguiu fugir antes da chegada das autoridades e tomou destino ignorado.

Até o momento, o condutor não foi identificado. Também não há informações oficiais sobre a possibilidade de ele estar sob efeito de bebida alcoólica ou qualquer outra substância.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.


Cantor Adriano Marlly e ex-vereadora são vítimas de assalto em Pão de Açúcar

Criminosos abordaram o casal em uma motocicleta e fugiram levando o veículo adquirido poucos dias antes

Momentos de tensão marcaram a noite do cantor santa-cruzense Adriano Marlly e de sua esposa, a ex-vereadora de Taquaritinga do Norte, Cintia Delise. O casal foi vítima de um assalto nas proximidades de um posto de combustível, no distrito Pão de Açúcar.

Segundo informações repassadas por Cintia Delise, dois criminosos se aproximaram em outra motocicleta e anunciaram o assalto. Inicialmente, o casal acreditou que se tratava de uma brincadeira praticada por algum conhecido, mas logo percebeu que estava diante de uma ação criminosa.

Os assaltantes ordenaram que as vítimas descessem da motocicleta e realizaram uma revista em busca de outros objetos de valor. Após a abordagem, os criminosos fugiram levando o veículo do casal.

Ainda de acordo com Adriano Marlly e Cintia Delise, a motocicleta havia sido adquirida na última segunda-feira (15), e que a moto estava no seguro.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades, que trabalham para identificar os responsáveis pelo crime e recuperar o veículo roubado.

Débora Almeida celebra anúncio de pavimentação em Belo Jardim


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu uma importante agenda em Belo Jardim, marcando presença em um momento histórico para a comunidade da Vila Raiz. Ao lado do prefeito Gilvandro Estrela e do deputado federal Mendonça Filho, a parlamentar acompanhou a assinatura da ordem de serviço que vai transformar um sonho antigo dos moradores em realidade: o calçamento da via que liga a BR-232 à Vila Raiz. A obra está orçada em mais de R$ 1,4 milhões.

A conquista é fruto de um esforço conjunto focado em levar mais infraestrutura e qualidade de vida para a região. Durante o evento, que reuniu dezenas de moradores entusiasmados em uma quadra local, Débora Almeida reforçou seu vínculo com o município e o compromisso de continuar somando forças com a gestão municipal para atrair ainda mais investimentos.


"Hoje é um dia histórico para a Vila Raiz. Um sonho sonhado por essa comunidade há muitos e muitos anos, somente agora sendo concretizado. Esse é uma obra que vai trazer dignidade a essa vila. Chego para somar e contribuir para a melhoria de vida do povo de Belo Jardim", destacou a deputada.

As obras de pavimentação asfáltica/calçamento devem ser iniciadas já nos próximos dias. A expectativa compartilhada pela deputada é de que a intervenção seja concluída e entregue oficialmente à população até o mês de setembro.

Fonte: Assessoria
Fotos: Matheus Augusto

Náutico leva três gols em 17 minutos, reage, mas perde do Vila Nova pela Série B

Náutico perdeu para o Vila Nova (Mateus Dutra/ CNC)

Se alguém ainda tinha dúvida da fragilidade defensiva do Náutico, teve mais uma prova. O Timbu levou três gols do Vila Nova em 17 minutos, reagiu, mas acabou derrotado por 4 a 3 na noite deste sábado (20), no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), pela 14ª rodada da Série B.

Foi o quarto jogo sem vitória do alvirrubro, que nesse recorte perdeu também do Sport e do Fortaleza e empatou com o Novorizontino.

Com essa queda de rendimento, o Náutico caiu para a sétima colocação, com 20 pontos. Já o Vila assumiu a liderança, com 28 pontos. O Timbu volta a campo no domingo (28), no estádio Esportes da Sorte Aflitos, contra o Goiás.

O JOGO

Com muitos desfalques no ataque, Hélio e Guilherme dos Anjos optaram por mudar o esquema, com a entrada de mais um volante, Luiz Felipe, ao lado de Leonai e Wenderson. A ideia era reforçar a marcação, mas ficou só na intenção. Com menos de 20 minutos de jogo, o Vila Nova fez três gols.

O pesadelo começou aos três minutos. Janderson levou a melhor no duelo contra Reginaldo e bateu firme: 1 a 0. Enquanto o Náutico ainda tentava assimilar o golpe, veio o segundo gol dos goianos. Ryan tocou para André Luís e daí para a rede. E tinha mais. Aos 17, André Luís achou Janderson livre para fazer o terceiro do Vila.

Sem paciência com os erros da defesa, a comissão técnica alvirrubra fez duas mudanças. Após festival de falhas, o zagueiro Mateus Silva deixou o gramado, assim como o volante Leonai. Matheus Ribeiro foi para a lateral esquerda e Igor Fernandes para a zaga. E o garoto Luiz Cláudio reforçou o ataque.

O Náutico até criou boas chances e diminuiu a vergonha aos 35. O lateral Nathan Camargo cortou errado e Dodô empurrou para o fundo da rede. Mas a reação parou por aí. Aos 41, Janderson chutou no travessão e, no rebote, Ryan transformou o placar em goleada: 4 a 1.

SEGUNDO TEMPO

Os técnicos do Náutico fizeram mais uma mudança para a etapa complementar. Arnaldo entrou no lugar de Reginaldo. O jogo teve um ritmo menos intenso no segundo tempo. Bom para o Náutico, que diminuiu o prejuízo aos 19, em belo gol de Vinícius: 4 a 2.

O Vila Nova passou a administrar o placar e o Timbu cresceu. Por pouco Dodô não fez mais um, mas o meia cabeceou errado. Aos 45, o garoto Luiz Claúdio devolveu a esperança ao marcar de cabeça. O Náutico pressionou nos acréscimos, mas não conseguiu empatar.

FICHA DO JOGO - VILA NOVA 4X3 NÁUTICO

Vila Nova: Helton Leite; Nathan Camargo, Tiago Pagnussat, Caio Marcelo e Higor; Willian Maranhão, João Vieira e Dodô (Dudu); Ryan (Hayner), Janderson e André Luís (Dellatorre). Técnico: Guto Ferreira.

Náutico: Muriel; Reginaldo (Arnaldo) (Leo Jance), Mateus Silva (Matheus Ribeiro), Betão e Igor Fernandes; Leonai (Luiz Cláudio), Luiz Felipe, Wenderson e Dodô; Victor Andrade (Felipe Cardoso) e Vinícius. Técnicos: Hélio e Guilherme dos Anjos

Local: Onésio Brasileiro Alvarenga, Goiânia (GO).
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau e Lucio Beiersdorf (RS)
VAR: Vinicius Gomes do AmaralMG
Gols: Janderson (3’1º) e (18’/1º), André Luís (5’/1º), Dodô (35’/1º) e Ryan (41’/1º); Vinícius (19’/2º) e Luiz Cláudio (45’/2º)
Cartões Amarelos: Tiago Pagnussat (VIL); Matheus Silva (NAU).

Falha, pênalti perdido e expulsão: Santa Cruz perde para o Ypiranga-RS pela Série C

Ronald, atacante do Santa Cruz (Rafael Vieira)

A noite deste sábado (20) foi de frustração para a torcida tricolor. Em uma partida marcada por falha do goleiro, pênalti desperdiçado e expulsão de Renato, o Santa Cruz foi derrotado pelo Ypiranga-RS, por 1 a 0, na Arena de Pernambuco, pela 11ª rodada da Série C, e viu chegar ao fim a invencibilidade do técnico Cristian de Souza. O único gol da partida foi anotado por Estêvão, da equipe gaúcha.

Com o resultado negativo, o Santa Cruz estacionou nos 15 pontos e caiu para a 10ª colocação, desperdiçando mais uma oportunidade de colar no G-8, a zona de classificação para a próxima fase da competição. Do outro lado, o Canarinho quebrou um incômodo jejum de cinco partidas sem vencer, chegando aos 14 pontos e assumindo o 13º lugar na tabela.

A partida foi desenhada pelo equilíbrio, mas os erros individuais pesaram contra o time pernambucano. O gol que decretou a vitória do Ypiranga-RS nasceu de uma infelicidade do arqueiro Thiago Coelho que acabou falhando no lance. Correndo atrás do prejuízo, a Cobra Coral teve a chance de ouro para empatar em uma cobrança de pênalti, mas a finalização foi desperdiçada por Everaldo, sacramentando o placar na Arena.

O Santa Cruz agora precisa juntar os cacos e buscar a reabilitação longe de seus domínios. O Tricolor volta a campo no próximo sábado (27), às 17h, para enfrentar o Paysandu, no Estádio da Curuzu, em Belém. Já o Ypiranga-RS joga no dia seguinte, domingo (28), às 20h30, quando recebe o Confiança no Colosso da Lagoa, em Erechim.

O JOGO

Dono da melhor defesa da Série C, o Santa Cruz entrou em campo para enfrentar o Ypiranga-RS apostando em uma nova configuração tática, diferente da que vinha sendo utilizada ao longo da competição.

Buscando dar mais dinamismo, criatividade e agressividade ao setor ofensivo, o técnico Cristian de Souza optou por uma alteração importante no time titular. O treinador deixou de fora o volante Fabinho e promoveu a entrada de Patrick Allan, reforçando a capacidade de articulação da equipe entre o meio e o ataque.

Apesar da proposta mais ofensiva do Santa Cruz, o início da partida foi marcado por equilíbrio entre as duas equipes na Arena de Pernambuco. O Tricolor tentou impor ritmo e chegou com perigo em finalização de Alex Ruan, que arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Gabriel a fazer boa defesa, espalmando para escanteio. A jogada levantou a torcida e chegou a gerar a sensação de que o gol estava próximo.

No entanto, quando a Cobra Coral parecia controlar as ações ofensivas, foi o Ypiranga-RS quem abriu o placar. Em jogada de fora da área, Estêvão arriscou o chute e contou com a infelicidade do goleiro Thiago Coelho, que acabou falhando no lance e não conseguiu evitar o gol.

Em desvantagem no placar, o Santa Cruz tentou se lançar ao campo de ataque em busca do empate, mas encontrou dificuldades para transformar a posse de bola em efetividade ofensiva. O Tricolor do Arruda até manteve maior controle da bola em alguns momentos, porém esbarrou na falta de criatividade do setor de criação, que não conseguia concluir as jogadas em oportunidades claras de gol.

Do outro lado, o Ypiranga-RS adotou inicialmente uma postura mais reativa após abrir o placar, se fechando na defesa e explorando os contra-ataques como principal estratégia. Com o passar do tempo, o Canarinho passou a equilibrar melhor suas ações e, na reta final da primeira etapa, conseguiu até um maior volume ofensivo. Ainda assim, a equipe gaúcha também não levou grande perigo à meta tricolor, mantendo o placar inalterado até o intervalo.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o Santa Cruz voltou com maior posse de bola e a iniciativa de buscar o ataque. A equipe tricolor tentou se impor no campo ofensivo, ocupando mais o setor adversário e circulando a bola em busca de espaços, embora com dificuldades para transformar o volume em chances claras de gol.

Do outro lado, o Ypiranga-RS adotou uma postura ainda mais cautelosa, reforçando a marcação e se defendendo com linhas mais baixas. O time gaúcho passou a apostar principalmente na compactação defensiva.

A melhor oportunidade do Santa Cruz na partida surgiu em uma jogada bem construída pelo setor ofensivo. Everaldo fez o cruzamento na área, Renato apareceu para ajeitar a bola, e Ronald finalizou de primeira, levando perigo ao gol adversário.

Na sequência, o Tricolor voltou a pressionar. Renato novamente participou da jogada ao cruzar para a área, a defesa do Ypiranga-RS afastou parcialmente e, no rebote, a bola sobrou para Vitinho. O atacante finalizou de primeira, mas acabou mandando por cima do gol, desperdiçando mais uma boa chance para o Santa Cruz igualar o placar.

Em um dos lances mais decisivos da partida, Vitinho caiu dentro da área após disputa com Pedro Lucas, e o árbitro não hesitou em assinalar a penalidade máxima para o Santa Cruz. A marcação gerou forte reclamação por parte dos jogadores do Ypiranga-RS, que contestaram a decisão em campo.

Na cobrança, Everaldo assumiu a responsabilidade e foi para a bola com a chance de igualar o placar. O atacante bateu firme, no canto esquerdo do goleiro Gabriel, mas o arqueiro do time gaúcho mostrou grande reflexo e precisão ao acertar o lado e realizar uma defesa decisiva.

A Cobra Coral sentiu o impacto do pênalti desperdiçado e passou a apresentar sinais de instabilidade na partida. Mesmo assim, o Tricolor do Arruda tentou se reorganizar na base da pressão e partiu para a reta final do jogo em busca do empate, enquanto o Ypiranga-RS recuou ainda mais suas linhas e passou a administrar a vantagem, apostando em uma postura totalmente defensiva.

No chamado “abafa” final, o Santa Cruz lançou-se ao ataque e tentou a última cartada para evitar a derrota. Em uma das jogadas derradeiras, Everaldo levantou a bola na área, Quirino apareceu bem pelo alto e desviou de cabeça, levando perigo real ao gol adversário. No entanto, mais uma vez, o goleiro Gabriel brilhou, fazendo grande defesa e salvando o Ypiranga, garantindo a manutenção do resultado e frustrando a reação coral nos minutos finais.

FICHA DA PARTIDA

SANTA CRUZ 0
Thiago Coelho; Eurico, Willian Alves e Edson Miranda (Thiago Ennes); Alex Ruan (Zé Mário), Patrick Allan (Renato) e Pedro Favela e Vitinho (Quirino); Ronald, Everaldo e Tiago Marques (Eron). Técnico: Cristian de Souza.

YPIRANGA-RS 1
Gabriel; Cleiton (Igor Silva), Léo Gobo, Willian Gomes e Dudu; Ramon, Dionisio e Estêvão (Léo Rafael); Marcelinho (Pedro Lucas), Danielzinho e Renan Gorne (Vini Charopem). Técnico: Gabardo Júnior.

Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata
Árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT)
Assistentes: Gislan Antonio Garcia da Silva (MT) e Rafael Virgilio Peiter (MT)
Cartões amarelos: Renan Gorne, Marcelinho e Léo Gobo (YPI); Alex Ruan, Eurico, William Alves e Everaldo (STA)
Cartão vermelho: Renato (STA)
Gol: Estêvão (20'/1º) (YPI)
Público total: 12.310 torcedores
Renda: R$ 325.828,00

Homem é preso em flagrante após invadir residência e agredir mulher em São Domingos


Um caso de violência doméstica foi registrado no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus. A ocorrência envolveu invasão de domicílio e agressões físicas contra uma mulher, que precisou buscar atendimento médico após o episódio.

Segundo relato da vítima à reportagem, o agressor teria invadido sua residência de forma violenta e iniciado as agressões. De acordo com ela, o comportamento do suspeito era motivado por crises de ciúmes que vinham se intensificando nos últimos dias.

“Ele tem demonstrado muito ciúme de mim e, dessa vez, invadiu minha casa e me agrediu”, relatou a mulher, bastante abalada, enquanto prestava depoimento às autoridades.

Após tomar conhecimento do caso, equipes da Guarda Civil Municipal iniciaram diligências para localizar o suspeito. Enquanto a vítima realizava exame traumatológico no hospital do distrito, o homem, já sabendo que estava sendo procurado, compareceu para saber o motivo da busca.

No local, ele foi abordado pelos agentes e recebeu voz de prisão em flagrante. Em seguida, foi conduzido para a Delegacia de Plantão de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes com base na Lei Maria da Penha.

Balanço: mulher morre em colisão de moto e caminhão na BR-104, em Agrestina

Foto: Reprodução/Blog dos Parceiros

Registrados 5 homicídios nessa sexta-feira (19) em Pernambuco. São 133 assassinatos neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.302 pessoas.

Em Águas Belas, um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após matar o cunhado com golpes de machado. A vítima foi identificada como José Rogério da Silva, de 37 anos. Os policiais fizeram buscas após o crime e conseguiram prender José Roberto Mendes, de 25 anos, autuado na Delegacia de Plantão de Garanhuns pelo homicídio.

Em Olinda, um adolescente de 13 anos foi assassinado com três tiros na cabeça, no bairro do Fragoso. A vítima foi identificada como Lucas Rian Rodrigues dos Santos, filho de um policial penal. Autoria e motivação do crime são desconhecidas.

Em Agrestina, uma mulher morreu na colisão de moto e caminhão na BR-104, na noite dessa sexta-feira. Cícera Martins da Silva, de 47 anos, morava em São Caetano e era conhecida como “Cícera do Gás”. Ela conduzia a motocicleta e estava indo para casa.

São João de Caruaru recebe a carreta do Cinema Rodoviário da PRF

Veículo possui sistema de projeção e recebe até 48 pessoas por sessão

A carreta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou mais uma vez ao São João de Caruaru para reforçar as ações educativas durante as festividades juninas. O veículo funciona como uma sala de cinema e ficará estacionado no bairro Maurício de Nassau, na Estação Ferroviária, entre os dias 18 a 27 de junho, para receber o público que passa pelo local.

A carreta tem capacidade para 48 pessoas por sessão. Possui toda a estrutura de uma sala de cinema, com sistema de projeção, poltronas, ar-condicionado e telão.


As sessões duram cerca de 20 minutos, quando são apresentados vídeos sobre segurança no trânsito e repassadas informações sobre segurança viária. É uma atração a mais para quem curte o São João, sem esquecer que a responsabilidade de construir um trânsito mais seguro é de todos.

sábado, 20 de junho de 2026

Programa “Minutos com Deus” com Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira - PE | sábado, 20 de junho de 2026.

Brasil resolve no primeiro tempo, faz três no Haiti e vence a primeira na Copa 2026

Vini Jr., Matheus Cunha e Lucas Paquetá em comemoração de gol do Brasil contra o Haiti na Copa do Mundo 2026 (MAURO PIMENTEL/AFP)

Em uma atuação segura, a Seleção Brasileira conquistou a primeira vitória na Copa do Mundo de 2026. Na noite desta sexta-feira (19), o Brasil bateu o Haiti por 3 a 0 no Philadelphia Stadium, nos Estados Unidos, em duelo válido pela segunda rodada da fase de grupos. O resultado positivo levou a equipe canarinha aos quatro pontos, garantindo a liderança do Grupo C ao superar o Marrocos no saldo de gols.

Para o confronto na Filadélfia, Ancelotti promoveu duas mudanças cirúrgicas em relação ao time da estreia, optando pelas entradas de Danilo na lateral direita e de Matheus Cunha no ataque. A estratégia se provou certeira, especialmente pela grande exibição do camisa 9, autor dos dois primeiros gols.

Vini Jr. marcou o terceiro tento brasileiro ainda nos acréscimos da primeira etapa. A preocupação de Carlo Ancelotti foi a saída de Raphinha, substituído por Rayan, no primeiro tempo, por conta de um desconforto na coxa.

O resultado eliminou os haitianos do Mundial com duas derrotas na fase de grupos.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), quando enfrenta a Escócia pela terceira e última rodada da fase de grupos, buscando carimbar de vez o passaporte para o mata-mata do Mundial.

O JOGO

Jogo pegado no começo, como era previsto vindo dos haitianos, e o primeiro cartão amarelo apareceu logo aos 3 minutos. O Brasil tentava bolas longas para os atacantes. Aos 11 minutos, Raphinha chegou a balançar as redes, mas estava impedido. O impedimento semiautomático flagrou a posição irregular do camisa 11 brasileiro.

O Brasil ficava pouco tempo com a bola no pé, sempre com Matheus Cunha atuando como mais um homem no meio-campo, tentando engatar o ataque e acionando Raphinha ou Vini Jr. em velocidade. E aos 22 minutos saiu o primeiro gol da Seleção Brasileira. Novamente em uma chegada veloz, Vini Jr. invadiu a área, puxou para o pé direito e bateu; o goleiro Placide deu rebote e Matheus Cunha, mesmo marcado, conseguiu alcançar a bola do jeito que deu para mandar para o fundo das redes. O zagueiro Delcroix tentou afastar, mas chutou em cima do camisa 9.

Detalhe para o próprio Cunha, que roubou a bola que originou o contra-ataque brasileiro: foi o arco e a flecha do lance.

A estrela de Matheus Cunha seguiu brilhando. Aos 35, ele fez o segundo do Brasil, um belo gol. Paquetá roubou a bola de Casimir e tocou para Vini Jr., que acionou em profundidade. O camisa 9 recebeu na boa e bateu com muita qualidade e força, uma verdadeira bomba de pé esquerdo no canto alto da meta: 2 a 0. O gol aliviou a Seleção.

Nos acréscimos, aos 47 minutos, Paquetá fintou no meio e lançou para Vini Jr. O camisa 7 anotou o seu segundo gol na Copa, o terceiro do Brasil contra o Haiti. Lucas Paquetá fez um lançamento primoroso, Vini botou na frente, ganhou da marcação na velocidade e só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro. 3 a 0 no primeiro tempo e uma bela reta final brasileira antes de ir para os vestiários.

A preocupação ficou por conta de Raphinha, que sentiu um desconforto na coxa e precisou deixar o gramado ainda na primeira etapa, sendo substituído por Rayan.

SEGUNDO TEMPO

Bem atrás do placar, o Haiti passou a se expor mais em busca de um gol, e o Brasil ganhava ainda mais espaço para jogar, mas o ritmo imposto na reta final do primeiro tempo não acompanhou a volta dos vestiários. O Brasil era rápido nos contra-ataques, mas falhava no último passe.

Aos 17 minutos, o Haiti assustou. Em cobrança de escanteio, Adé subiu bem e desviou para a meta brasileira, obrigando Alisson a fazer uma grande defesa.

Douglas Santos quase deixou o dele aos 30 minutos. O lateral-esquerdo recebeu uma bola esticada de Rayan e finalizou forte, mas por cima da meta. Logo depois, aos 32, Endrick chegou a balançar as redes após novo passe de Rayan, mas a arbitragem flagrou a posição de impedimento.

Ritmo menor, mas o mesmo placar. O Haiti não ofereceu grande perigo diante da defesa brasileira. A Seleção fechou a partida no 3 a 0.

FICHA DA PARTIDA

BRASIL 3

Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães (Éderson); Paquetá (Martinelli), Vinícius Júnior (Danilo Santos), Raphinha (Rayan) e Matheus Cunha (Endrick). Técnico: Carlo Ancelotti.

HAITI 0

Placide; Arcus (Simon), Adé, Duverne, Delcroix e Expérience; Jean-Jacques, Bellegarde (Ettiene) e Casimir (Deedson); Providence (Joseph) e Pierrot (Isidor). Técnico: Sébastien Migné

Local: Philadelphia Stadium, na Filadélfia (Estados Unidos)

Horário: 21h30 (de Brasília)

Competição: Copa do Mundo FIFA - 2ª rodada

Árbitro: Alejandro Hernández (Espanha)

Assistentes: José Enrique Naranjo (Espanha) e Diego Sanchez (Espanha)

4º árbitro: Sandro Schaerer (Suíça)

Gols: Matheus Cunha (22/1ºT e 35/1ºT) e Vini Jr (47/1º)

Cartões Amarelos: Douglas Santos (BRA); Arcus (HAI), Pierrot (HAI), Jean-Jacques (HAI)

Saúde de Jucati reforçada com entrega de van zero quilômetro viabilizada por Débora Almeida. Parlamentar já havia viabilizado também ambulância


Dando continuidade às ações de fortalecimento da saúde pública no Agreste pernambucano, a deputada estadual Débora Almeida (PSD) realizou a entrega oficial de uma van zero quilômetro para o município de Jucati. O veículo será destinado ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD), garantindo mais conforto e segurança no transporte de pacientes que necessitam de atendimento médico especializado em cidades como Garanhuns, Caruaru e Recife.

A entrega contou com a presença de lideranças locais, como Claudio Cardoso, aliados da parlamentar e do prefeito do município, Clelson Peixoto, que celebraram a chegada do novo equipamento. De acordo com o gestor, o veículo representa um reforço direto no bem-estar da população mais vulnerável. "Esse carro vai nos ajudar bastante a levar o povo de Jucati para Recife. Isso aqui não é para mim, não é para a prefeitura, é para as pessoas. Quero agradecer demais essa contribuição", destacou o prefeito.


Diferentemente de apoios anteriores com menor capilaridade política, a chegada de uma nova liderança já reflete no avanço do projeto da deputada em Jucati.

Esta não é a primeira ação articulada pela parlamentar para a saúde do município. A deputada relembra que o seu mandato já garantiu uma ambulância para a cidade, além de outras emendas parlamentares e iniciativas como a Carreta da Mulher.

"A gente já trouxe uma ambulância e agora esse carro, que vai servir e auxiliar as pessoas que precisam fazer tratamento fora. Quero reafirmar aqui o nosso compromisso com Jucati e me colocar à disposição para continuar trabalhando pelo povo daqui", afirmou a parlamentar. “Com a nova aquisição, a frota municipal ganha mais eficiência para suprir as demandas diárias de deslocamento médico, consolidando a parceria entre o mandato de Débora Almeida e a gestão local em prol da qualidade de vida dos jucatienses”, complementa Debora Almeida

Fonte: Assessoria
Fotos: Matheus Augusto

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Programa “Momento de Fé” com pastor Marcos | sexta-feira, 19 de junho de 2026.

Edilson Tavares conquista apoio de vereador da cidade de Vicência


A pré-candidatura de Edilson Tavares (PP) à Câmara Federal segue ganhando força em Pernambuco. Desta vez, o pré-candidato a deputado federal recebeu o apoio do vereador Amigo Cildinho, uma das principais lideranças políticas do município de Vicência, na Mata Norte do Estado.

O apoio representa mais um importante passo na construção de um projeto que vem ampliando sua presença em diversas regiões pernambucanas.

“Fico muito feliz em contar com o apoio do Amigo Cildinho. Seguimos construindo uma caminhada baseada no diálogo, no trabalho e no compromisso de representar Pernambuco com responsabilidade e resultados”, afirmou Edilson Tavares.

Para o vereador, a experiência administrativa e a capacidade de gestão de Edilson são diferenciais importantes para fortalecer a representação de Pernambuco em Brasília.

Nesse processo de fortalecimento político, tem sido fundamental o papel estratégico do prefeito de Toritama, Sérgio Colin, que vem atuando de forma ativa nas articulações e no diálogo com lideranças de diferentes regiões de Pernambuco. O trabalho de construção política conduzido por Sérgio tem contribuído para ampliar a base de apoio de Edilson Tavares, consolidando um projeto que ganha cada vez mais força e representatividade na corrida eleitoral de 2026.

Fonte: Assessoria

Jornal da Manhã | sexta-feira, 19 de junho de 2026

Balanço: ex-presidiário é morto a facadas em Santa Cruz do Capibaribe e homem é assassinado a tiros em Cachoeirinha

Homicídio em Santa Cruz do Capibaribe – Foto: Reprodução/WhatsApp

A polícia registrou 6 homicídios nas últimas 24 horas em Pernambuco. Com estas mortes, chega a 128 o número de assassinatos neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.297 pessoas.

Em Santa Cruz do Capibaribe, um ex-presidiário foi assassinado na rua Olavo Bilac, no bairro Cohab, na madrugada desta sexta-feira (19). Flávio Antônio de Souza Santos, de 41 anos, foi morto a facadas. A faca ficou crava na boca da vítima.

Em Cachoeirinha, também no Agreste, um homem foi assassinado a tiros na madrugada desta sexta-feira. A vítima, ainda não identificada, havia sofrido uma tentativa de homicídio há cerca de um ano.

Jornalismo Liberdade

Minutos com Deus - 19/06/2026

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Menino cria álbum da Copa do Mundo à mão e emociona professora no Sertão da Paraíba

Apaixonado por futebol, estudante de 11 anos desenhou jogadores e figurinhas com riqueza de detalhes e acabou recebendo ajuda para realizar um sonho

A criatividade e o amor pelo futebol transformaram o talento de um menino de 11 anos em uma história que conquistou milhares de pessoas nas redes sociais. Morador de Sousa, no Sertão da Paraíba, Pedro Martins chamou a atenção ao criar o próprio álbum da Copa do Mundo desenhando manualmente cada página e figurinha.

Aluno do 6º ano, Pedro sempre demonstrou habilidade para o desenho. Sem possuir o álbum oficial da competição, ele decidiu produzir sua própria versão utilizando papel, lápis e muita dedicação. O resultado impressionou pela riqueza de detalhes reproduzidos pelo estudante.

O trabalho foi descoberto pela professora de Língua Portuguesa, Jaerly Rolim, durante uma aula. Ao conhecer a história do aluno e perceber o desejo dele de ter um álbum oficial, a educadora decidiu presenteá-lo com um exemplar e algumas figurinhas.

A surpresa emocionou o garoto, que recebeu o presente com muita alegria. Mesmo assim, a professora incentivou Pedro a continuar desenvolvendo seu álbum artesanal, destacando o valor da criatividade e do esforço empregados em cada desenho.

Comovida com a história, Jaerly gravou um vídeo mostrando o trabalho do estudante e compartilhou nas redes sociais. A publicação rapidamente ganhou repercussão e mobilizou diversas pessoas, que passaram a enviar figurinhas para ajudar Pedro a completar sua coleção. Além disso, o menino também recebeu uma camisa da Seleção Brasileira.


Segundo a professora, atividades como desenho, pintura e trabalhos manuais são importantes para estimular a criatividade, a imaginação e a concentração das crianças. Ela destacou ainda que Pedro é um aluno dedicado, educado e que sempre demonstrou grande talento para as artes.

O álbum criado pelo estudante segue sendo um símbolo da paixão pelo futebol e da capacidade de transformar sonhos em realidade através da criatividade.

IBGE abre nova seleção para preencher 1,4 mil vagas temporárias

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a contratação temporária de 1.414 profissionais começam nesta quarta-feira (17) e seguem até as 23h59 de 15 de julho, no horário de Brasília.

Os aprovados atuarão nas operações do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e também no levantamento do Censo Nacional da População em Situação de Rua.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal da banca organizadora contratada, o Instituto Avalia.

Os contratos são temporários, com duração inicial de até 12 meses, podendo ser prorrogados até o limite de 48 meses, conforme a necessidade das operações.

Na semana passada, o IBGE abriu as inscrições para outro processo seletivo, que oferece 8.238 vagas para cinco cargos de nível médio: agente censitário administrativo, agente censitário de informática, agente operacional regional, agente censitário regional e agente censitário supervisor.

As 1.414 vagas são de nível médio e superior, sendo 1.020 vagas para o cargo de analista censitário e 394 para agente censitário de qualidade. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos.

No quadro de vagas, há oportunidades para analista nas áreas de formação, como agronomia, assistência social, biblioteconomia, cartografia, ciência de dados, ciências contábeis, ciências sociais, design educacional, tecnologia da informação, economia, engenharia de produção, estatística, geografia, geoprocessamento, jornalismo, entre outras.

Também há oportunidades para atuação em gestão administrativa, infraestrutura, redes, produção audiovisual e webdesign.

Entre as atribuições previstas, destacam-se atividades de planejamento, coleta e análise de dados, elaboração de relatórios técnicos, desenvolvimento de sistemas, produção de conteúdo e apoio às equipes de campo, conforme a área de atuação.

Já o agente censitário de qualidade fará o controle e a verificação da qualidade das informações coletadas, supervisionará o trabalho dos recenseadores com o objetivo de assegurar o cumprimento dos padrões metodológicos do IBGE.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 41,76 para a função de agente censitário de qualidade e R$ 37,50 para analista censitário.

O edital prevê isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo Simplificado para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), ou doador de medula óssea.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre 17 de junho e 15 de julho.

O edital prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCD) e 30% para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas quilombolas, conforme a legislação vigente.

Remunerações

Os aprovados para o cargo de agente censitário de qualidade, que exige ensino médio completo, terão salário mensal de R$ 2.932. Já para as funções de analista censitário, que exigem nível superior em áreas específicas, a remuneração é de R$ 5.255,40.

Todos os contratados terão direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192, além de auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais.

Provas

As provas objetivas serão aplicadas em 30 de agosto, em todas as capitais do país e no Distrito Federal. Cada questão terá cinco alternativas, sendo apenas uma correta.

Os candidatos para o cargo de agente censitário de qualidade farão o concurso no período matutino. Para a função de analista censitário (todas as áreas), as provas serão no turno vespertino.

A versão completa do edital está disponível no portal da banca organizadora.

Fonte: Agencia Brasil