quarta-feira, 24 de junho de 2026

Programa “Momento de Fé” com pastor Marcos | quarta-feira, 24 de junho de 2026.

Tiroteio em festa de São João deixa um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão

Tiroteio em festa junina deixou um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão (Reprodução/Redes Sociais)

Ao menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas durante um tiroteio na Estação do Forró, em Serra Talhada, no Sertão, durante os festejos juninos, na madrugada desta quarta-feira (24). Entre as vítimas, estão cinco policiais militares.

O suspeito de efetuar os disparos, um homem de 36 anos, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Já as outras 15 vítimas receberam atendimento médico no Hospital Eduardo Campos e no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou que a Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado atuou na ocorrência por meio de duas operativas.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado e mobilizou três viaturas, sendo duas ambulâncias de resgate e uma viatura de combate a incêndio e salvamento, que atuaram em conjunto com equipes do Samu e de ambulâncias locais.

“A Polícia Militar de Pernambuco acompanha a ocorrência e o estado de saúde das vítimas, prestando o apoio necessário às equipes envolvidas”, disse a PMPE. “A Polícia Civil de Pernambuco instaurará inquérito policial para apurar rigorosamente as circunstâncias e motivações da ocorrência.”

Pernambuco recebe mais de 25 mil doses de vacina que combate doenças como pneumonia e meningite

Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS (Foto: Marcelo camargo/Agência Brasil)

Pernambuco recebeu um lote inicial de 25.700 doses da vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococcus, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite. Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS.

A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Estou muito feliz de a gente poder transformar essa vacinação em realidade. Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, destaca Padilha.

As vacinas destinadas a Pernambuco fazem parte das primeiras 573,7 mil doses já enviadas para os outros estados. A previsão do Ministério da Saúde é disponibilizar mais de 6,1 milhões de doses ao longo deste ano para todo o país.

Esse é o quarto imunobiológico incorporado ao calendário infantil do SUS durante a atual gestão — na rede privada, o custo do imunizante ultrapassa R$ 500.

O diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção imunológica, relacionada aos sorotipos que mais causam pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, sendo mais abrangente do que as formulações anteriores. A vacina também atua contra a otite média, condição que pode levar à perda auditiva e infecção generalizada que pode levar à morte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos no Brasil, o que representa uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina em dezembro de 2023. As primeiras doses começaram a ser aplicadas na rede privada em 2025, mas com acesso restrito devido ao alto custo. Com a incorporação ao SUS, a vacina passa a ser ofertada gratuitamente à população.

Novo esquema vacinal substitui vacinas anteriores

Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde iniciará uma transição gradual para substituir as vacinas conjugadas Pneumo10 e Pneumo13 e a polissacarídica 23.

A nova vacina amplia a proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria pneumococo e aumenta o potencial de prevenção de casos graves.

Quem pode tomar a Pneumo 20

Crianças menores de 5 anos;

Povos indígenas maiores de 5 anos de idade (sem histórico vacinal com pneumo conjugada);

Idosos com 60 anos ou mais acamados e/ou institucionalizados;

Pessoas com condições clínicas especiais, atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

Esquema Vacinal

Durante o período de transição, o esquema vacinal básico para a criança seguirá o seguinte modelo: uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses de idade; uma dose da Pneumo 10 aos 4 meses, e uma dose de reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas VPC13 e VPP23 serão utilizadas em estratégias diferenciadas até a finalização dos estoques.

Essa estratégia será mantida até o término dos estoques da Pneumo 10. Após o esgotamento dessas doses, o esquema vacinal passará a utilizar exclusivamente a Pneumo 20. Por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, pais, mães e responsáveis podem acompanhar, em tempo real, o histórico de vacinação.

João Campos aproveita véspera de São João para visitar cidade reduto de Raquel Lyra

João Campos (PSB) visitou Caruaru, no Agreste (Fotos: Edson Holanda)

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), esteve, nesta terça-feira (23), em Caruaru, no Agreste. O líder da Frente Popular percorreu o Alto do Moura acompanhado de apoiadores, recebeu manifestações da população e reforçou sua presença política em um dos principais redutos eleitorais da governadora Raquel Lyra (PSD). A cidade se soma a uma lista de polos juninos visitados pelo ex-prefeito do Recife nos últimos dias, a exemplo de Araripina, Serra Talhada e Arcoverde.

O socialista passou pelo Alto do Moura e a Casa-Museu Mestre Vitalino. “Estou aqui no Alto do Moura vendo essa maravilha da cultura pernambucana e nordestina. Viva o Mestre Vitalino, o verdadeiro rei do barro, que através de sua arte deu significado à luta do povo do Nordeste brasileiro. Mestre Vitalino é um patrimônio da cultura pernambucana e nordestina”, declarou João.

O pré-candidato esteve acompanhado de nomes da política de Caruaru, como os ex-prefeitos José Queiroz e Tony Gel, a ex-deputada Laura Gomes e os pré-candidatos a deputados Delegado Lessa (Republicanos), Dilson Oliveira (PSB) e Vitinho Maia (PSB). Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina) e Josafá Almeida (São Caetano), as deputadas federais Tabata Amaral (PSB) e Maria Arraes (PSB), o deputado federal Pedro Campos (PSB) e lideranças de outros municípios.

Mais cedo, João Campos também esteve em Gravatá. Acompanhado de apoiadores, ele passou por ruas do centro do município e percorreu os corredores do mercado público, conversando com a população

Jovem é morto a tiros na zona rural de Taquaritinga do Norte

 

A vítima morreu logo após dar entrada no hospital

Um homicídio ocorreu no início da manhã desta terça-feira (23), no Sítio Placas, na zona rural de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada, até o momento, apenas como Vital. Segundo as informações iniciais, o jovem foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva.

Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco após dar entrada na unidade de saúde.

A idade da vítima não foi informada pelas autoridades.

Até o momento, a autoria do crime, a motivação e o tipo de arma utilizada permanecem desconhecidos.

A Polícia Civil instaurou inquérito e ficará responsável pelas investigações para esclarecer as circunstâncias do homicídio e identificar os responsáveis pelo crime.

Programa “Minutos com Deus” com Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira - PE | quarta-feira, 24 de junho de 2026.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Em Queimada de Jurema, Deputada Débora Almeida entrega caminhão frigorífico e inaugura unidade de beneficiamento de frutas


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu mais uma importante agenda de entregas e fomento à economia local. Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do programa PE Produz, a parlamentar celebrou a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas e a entrega de um caminhão frigorífico zero quilômetro para a Associação de Desenvolvimento Rural (ADR).

O investimento total na aquisição do veículo foi de R$ 450 mil, viabilizado através de ações articuladas que contaram também com emenda parlamentar da própria deputada no valor de R$ 100 mil, destinada à compra de maquinários essenciais para a associação — incluindo uma câmara frigorífica e despolpadeiras de aço inox.


A nova estrutura vai transformar a realidade dos produtores locais de maracujá, acerola, umbu e manga, combatendo diretamente o desperdício de frutas na região e agregando valor ao trabalho dos agricultores. Com a capacidade de congelar e processar a produção, as famílias agora ganham a oportunidade de comercializar as polpas em larga escala.

Essa nova dinâmica de vendas garante uma fonte de renda direta e sustentável para dezenas de produtores da comunidade, promovendo a autonomia financeira no campo. Além de transformar a vida das famílias beneficiadas, a comercialização gera um ciclo de desenvolvimento que movimenta o comércio de Jurema e do Estado, impulsionando a economia regional através do agronegócio familiar. A iniciativa também surge como uma ferramenta essencial no combate ao desemprego na região, criando novos postos de trabalho desde a colheita até a etapa final de distribuição e venda dos produtos.

"Hoje é um daqueles dias em que a gente dá graças a Deus por exercer um mandato e poder transformar a vida das pessoas. Conheci a Daniele [presidente da associação] em 2022 por uma mensagem no Instagram e hoje estamos aqui entregando essa estrutura completa", destacou a deputada Débora Almeida.

A solenidade contou com a presença de Roberta Andrade, presidente da ADEPE, e de dezenas de moradores e trabalhadores rurais da comunidade. Com o caminhão e a fábrica em pleno funcionamento, a expectativa é que a produção de Queimada de Jurema ganhe escala e passe a abastecer não apenas outras regiões de Pernambuco, mas também diversos estados do Nordeste.

Fonte: Assessoria
Fotos: Matheus Augusto

Programa “Momento de Fé” com pastor Marcos | terça-feira, 23 de junho de 2026.

Jornal da Manhã | terça-feira, 23 de junho de 2026

Balanço: 11 pessoas assassinadas em Pernambuco durante 24 horas

Homicídio em Gravatá – Foto: Reprodução/WhatsApp

Registrados 11 homicídios nessa segunda-feira (22) em Pernambuco, sendo 8 crimes no interior e 3 no Grande Recife. São 167 assassinatos neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.336 pessoas.

Em Gravatá, um jovem identificado como Guilherme Cristian Nunes Magalhães, de 23 anos, foi assassinado nas proximidades do Pátio de Eventos. A vítima estaria trabalhando na área de segurança quando foi atingida por tiros.

Em Itambé, na Zona da Mata Norte, aconteceu um duplo homicídio. Dois homens foram assassinados em via pública. As vítimas foram atingidas por cerca de 30 tiros de pistola. O crime pode ter ligação com as drogas.

Jornalismo Liberdade

Geraldinho Lins é atração confirmada na Cavalgada de Santana, que começa na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém


A XXIII Cavalgada de Santana será realizada no dia 25 de julho e promete reunir cavaleiros, amazonas e amantes do forró em um dos eventos mais tradicionais da região. A programação começa às 11h, com concentração na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém. Às 15h, os participantes seguem em cavalgada até a Fazenda Mandacaru, onde acontece a grande festa.

Atrações confirmadas: Geraldinho Lins, Assum Preto, PV Calado, Rubieno Catanha e Fim de Feira.

- 12 HORAS DE FORRÓ

- OPEN BAR

- OPEN FOOD

- CERVEJA OFICIAL: AMSTEL

Os kits da cavalgada estão à venda no 2º lote, pelo valor de R$ 400,00, mediante a entrega de 3 quilos de alimentos não perecíveis.

A camisa oficial da edição 2026 também já está disponível para os participantes.

A expectativa da organização é receber um grande público de diversas cidades de Pernambuco e de estados vizinhos para celebrar a tradição e a cultura nordestina.

Serviço;

Evento: XXIII Cavalgada de Santana
Data: 25 de julho

11h: Concentração na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém
15h: Saída da cavalgada para a Fazenda Mandacaru.

Vendas e informações: (81) 99673-0805 e (81) 99673-0815.

Homem compra carro roubado por R$8,6 mil e é detido pela PRF em Caruaru

Embaixo do tapete do veículo foi apreendida uma réplica de pistola


Um homem que estava em um carro roubado foi detido com uma réplica de pistola, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O motorista informou que havia adquirido o veículo por R$8,6 mil a partir de um anúncio na internet.

Durante a abordagem em uma via de acesso à BR 232, os policiais realizaram uma verificação no carro e encontraram diversos sinais de adulteração. Ao descobrir a placa verdadeira, foi encontrado um registro de roubo desde janeiro de 2023 em São Joaquim do Monte, também no Agreste.

Em uma busca no interior do carro, a equipe localizou uma réplica de pistola embaixo do tapete do passageiro.

O motorista alegou que havia adquirido o veículo há cerca de um ano e meio, mas não soube informar o nome do vendedor e nem portava documentos da transação. Sobre o simulacro, ele disse que não sabia da existência da pistola.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Caruaru, para a adoção das providências legais.

Programa “Minutos com Deus” com Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira - PE | terça-feira, 23 de junho de 2026.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Mutirão “Brejo Tem Saúde” oferecerá consultas e exames especializados para reduzir filas de espera


Nos dias 13, 14 e 15 de julho, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o mutirão “Brejo Tem Saúde”, com o objetivo de reduzir as filas de espera da regulação, atendendo demandas oriundas da Atenção Primária à Saúde.

Durante os dias de mutirão, serão ofertadas consultas com as seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, reumatologia e urologia.

Também serão realizados procedimentos como ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, biometria ultrassônica monocular, mapeamento de retina, microscopia especular de córnea e tonometria.

Os pacientes devem procurar a Central de Regulação, localizada na Policlínica Jerônimo César Tavares, na Praça Abel de Freitas, para obter mais informações sobre os atendimentos e procedimentos disponíveis.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, garantindo mais agilidade nos atendimentos e promovendo mais qualidade de vida para os brejenses.

Fonte: Assessoria

Programa “Momento de Fé” com pastor Marcos | segunda-feira, 22 de junho de 2026.

PRF detém dois homens com carro furtado e galo de briga em Caruaru

Motorista admitiu que estava retornando de uma rinha e carregava um troféu da disputa


Dois homens que estavam em um carro furtado foram detidos, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Caruaru, no Agreste pernambucano. No porta-malas do veículo, foi encontrado um galo de briga e o passageiro transportava cerca de R$14 mil, que seriam provenientes de uma rinha.


Uma equipe do Grupo de Motociclismo da PRF realizava uma fiscalização da Operação São João, quando abordou um carro ocupado por dois homens. Durante a verificação do veículo, foram encontrados sinais de adulteração e um registro de furto desde fevereiro do ano passado no Recife.

Ao abrir o porta-malas, a equipe encontrou um galo com as patas amarradas e dentro de uma sacola de pano. Já o passageiro transportava uma pochete com diversas cédulas, que totalizaram R$14.076,00.

O passageiro admitiu que estava retornando de uma rinha e que o dinheiro seria proveniente da premiação da disputa. Ele também portava um troféu, uma seringa com medicamentos e esparadrapo.

Os homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru. A equipe emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência por maus-tratos para o passageiro, enquanto o motorista poderá responder por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Jornal da Manhã | segunda-feira, 22 de junho de 2026

Presidente da Câmara de São Bento do Una, Léo da Ação Social, declara apoio à reeleição de Débora Almeida durante transmissão ao vivo


Em uma transmissão ao vivo realizada na tarde deste domingo (21), conduzida pelo comunicador Jadilson Gonçalves, na TV SBUna, o presidente da Câmara Municipal de São Bento do Una, vereador Léo da Ação Social (MDB), oficializou publicamente seu apoio à reeleição da deputada estadual e ex-prefeita do município, Débora Almeida (PSD).

Durante a live, Léo destacou a importância da construção de alianças políticas voltadas ao fortalecimento do município e ressaltou a confiança no trabalho desenvolvido pela parlamentar ao longo de sua trajetória pública.

Em relação à deputada Débora, Léo lembrou da lealdade do grupo local, integrada pelo empresário e ex-prefeito de São Bento do Una hoje oposicionista, em relação a todos os gestos de acolhimento e apoio ao seu mandato na Câmara, o que o motivou a escolher apoiar a reeleição da deputada para a Alepe.

“É com união, diálogo e parceria que vamos seguir fortalecendo nossa cidade, buscando mais investimentos, mais oportunidades e mais conquistas para o nosso povo. São Bento do Una precisa de representação forte, compromisso de verdade e gente disposta a trabalhar. E é isso que estamos construindo juntos”, afirmou o presidente do Legislativo municipal em suas redes sociais.

Presente nos estúdios da TV SBuna, local onde ocorreu a retransmissão do anúncio, Débora Almeida agradeceu a manifestação de apoio e fez questão de destacar a trajetória política de Léo da Ação Social, enaltecendo sua postura de lealdade política, compromisso público e atuação alinhada com pautas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população são-bentense. Ela relembrou as boas parcerias do seu grupo político com Léo, mas enfatizou o respeito que sempre nutriu a relação entre ambos, até mesmo quando este trilhou por um período com a oposição. “Agradeço esse gesto do Vereador Léo. Ele tem compromisso, é leal e tem lado: isso é primordial na política pois são virtudes raras na maioria dos políticos atuais e isso conquista o respeito das pessoas! Grato pela confiança” destacou a parlamentar.

TRAJETÓRIA POLÍTICA CONSOLIDADA

Cumprindo atualmente seu quarto mandato no Legislativo de São Bento do Una, Léo da Ação Social chega à atual legislatura como uma das principais lideranças políticas do município. Nas eleições de 2024, foi um dos vereadores mais votados da cidade, alcançando 5,42% dos votos válidos, desempenho que fortaleceu sua articulação política e resultou, posteriormente, em sua eleição para a presidência da Casa Vereador Irlando Galvão Cavalcante.

Aos 45 anos, o parlamentar construiu sua trajetória pública a partir de forte conexão com as demandas populares. Antes da vida política, atuou como mototaxista e consolidou ampla relação com o eleitorado local, fator que contribuiu para sua crescente projeção política no município.

No exercício do mandato, Léo vem se destacando pela atuação constante em pautas ligadas principalmente à saúde pública e infraestrutura urbana, apresentando projetos de lei, indicações e requerimentos voltados à ampliação dos serviços públicos e melhoria das condições de vida da população.

Entre suas principais iniciativas estão requerimentos solicitando a realização de mutirões de exames e consultas especializadas, nas áreas de Neuropediatria, Ortopedia e Endocrinologia, com o objetivo de reduzir a fila de espera da rede municipal de saúde.

Na área de infraestrutura, o vereador também mantém atuação frequente junto ao Poder Executivo, cobrando providências para a solução de problemas históricos relacionados ao saneamento básico, esgoto a céu aberto e pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade.

A declaração de apoio a Débora Almeida reforça o movimento de consolidação política da deputada em São Bento do Una, município onde mantém forte base eleitoral e histórico de atuação administrativa reconhecida pela população.
 
Fonte: Assessoria
Fotos: Matheus Augusto

PRF detém casal com 23 Kg de maconha escondidos dentro de painel de carro em Cachoeirinha

Odor da droga chamou a atenção dos policiais durante a abordagem


Um casal que transportava 23,7 Kg de maconha foi detido, na tarde de domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 423, em Cachoeirinha, no Agreste pernambucano. A droga estava escondida dentro do painel de um carro, que era acessado por meio de um dispositivo eletrônico.

Equipes da PRF de Garanhuns e do Grupo de Motociclismo realizavam uma fiscalização da Operação São João no km 37 da rodovia, quando abordaram um carro ocupado por um casal. Ao se aproximar do veículo, a equipe sentiu um forte odor de maconha que saía do interior do automóvel.

Durante a fiscalização, o casal entrou em contradição e chamou a atenção dos policiais, que realizaram uma busca detalhada, até localizar um dispositivo eletrônico de trava na central multimídia. Após ativado através de um botão, o equipamento se soltou e revelou um compartimento oculto no painel, onde estavam escondidos 29 tabletes da droga.

O homem e a mulher foram encaminhados junto com o entorpecente à Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim. Eles poderão responder por tráfico de drogas, que prevê pena de cinco a 15 anos de reclusão.

Balanço: 29 pessoas assassinadas no fim de semana em Pernambuco; um crime aconteceu em Caruaru

Homicídio em Caruaru – Foto: Reprodução/Blog Adielson Galvão

Registrados 29 homicídios no fim de semana em Pernambuco. São 156 assassinatos neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.325 pessoas.

Em Caruaru, um homem não identificado foi assassinado a facadas às margens do Rio Ipojuca, próximo da Feira do Troca. O corpo foi localizado na manhã deste domingo (21) e estava carbonizado.

Este foi o 5º homicídio deste mês de junho em Caruaru. Este ano, de janeiro até agora, mataram 58 pessoas no município.

Em Santa Cruz do Capibaribe, um homem foi assassinado a tiros dentro de casa, na Vila do Poço Fundo. A vítima foi identificada como Matheus Braz, de 28 anos. Autoria e motivação do crime são desconhecidas.

Em Timbaúba, na Zona da Mata, aconteceu um duplo homicídio. Mãe e filha foram assassinadas a tiros dentro de casa. Jaqueline Euclides da Silva, de 30 anos, e Emilly Victória da Silva, de 13, foram mortas em um dos quartos da residência.

Jornalismo Liberdade

Central reage no segundo tempo, empata com o Ferroviário e deixa decisão aberta na Série D

Central e Ferroviário ficam no 1 a 1 no jogo da ida da segunda fase da Série D (Foto: Gustavo Ramos - J2 Fotografia)

Foram dois tempos distintos no Lacerdão. Depois de uma primeira etapa truncada e de pouca criatividade ofensiva, o Central foi para o intervalo em desvantagem após o gol de Ciel para o Ferroviário. No segundo tempo, a Patativa voltou mais agressiva, aumentou a pressão sobre a defesa da equipe cearense e chegou ao empate em uma bela cobrança de falta de Diego Viana. A boa volta da Patativa surgiu após abrir mão de Erivelton e a entrada de Cesinha. O time ficou com dois pontas velozes para criação de volume de jogo. O poder ofensivo ainda veio quando Mamute entrou em campo. O 1 a 1 deixa a decisão totalmente aberta para o jogo da volta, em Fortaleza.

Jogo de volta

Central e Ferroviário voltam a se enfrentar no próximo domingo, em Fortaleza, às 17h, pela partida de volta da segunda fase da Série D. Como houve empate no Lacerdão, quem vencer avança para a próxima fase da competição. Em caso de nova igualdade no placar agregado, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.
Primeiro tempo

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.

Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. "E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele", brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.

Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. "Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela", afirma.

Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. "Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus", lembra.
 

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. A alimentação saudável e a vida no campo durante a juventude no sítio de Macujé, na Zona Rural de Jaboatão, também são apontadas pela família como fatores importantes.

"Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar", conta Bernardete.

Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990.

"Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair", diverte-se Bernadete.

Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que "ninguém fica para semente". Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.

"Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção", destaca a filha.

Petrúcio Amorim faz desabafo durante show no Alto do Moura: "Estou muito triste. Não era para eu estar aqui"

Desabafo ocorreu durante apresentação neste sábado (20) (Foto: Jorge Farias)

O cantor pernambucano fez um desabafo durante o show de sábado (20), no polo do Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Registros da declaração têm repercutido nas redes sociais.

O compositor pernambucano, nascido na cidade considerada a capital do forró, contou que tentaram retirá-lo da programação do palco e levar o show para a área rural do município.

“Estou muito triste, não era para eu estar aqui. Eles tinham me colocado lá na Zona Rural. Depois de muita conversa me trouxeram para cá”, revelou Petrúcio.

Ainda segundo ele, o show ficou marcado para o meio-dia, horário distante dos principais shows da programação.

Programa “Minutos com Deus” com Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira - PE | segunda-feira, 22 de junho de 2026.

domingo, 21 de junho de 2026

Jovem é assassinado a tiros no distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz, horas após registrar roubo de motocicleta


Um jovem de 28 anos foi assassinado a tiros na madrugada deste sábado (21), no distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe. A vítima foi identificada como Matheus Braz da Silva.

Segundo informações da polícia, o crime aconteceu na Rua Ivanice Valéria da Silva Oliveira. Matheus estava em uma residência onde acontecia uma festa com consumo de bebidas alcoólicas, quando um indivíduo encapuzado invadiu o imóvel armado.

Ainda de acordo com a polícia, o criminoso efetuou pelo menos cinco disparos contra a vítima, que foi atingida nas costas, no abdômen e na cabeça. Matheus não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Durante a perícia, uma pequena quantidade de cocaína foi encontrada com a vítima.


Horas antes do homicídio, Matheus havia comparecido à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe para registrar um boletim de ocorrência informando que havia sido vítima de um assalto. Na ocasião, dois criminosos roubaram sua motocicleta Honda Tornado. O caso chegou a ser divulgado pelo próprio jovem nas redes sociais.

A polícia informou ainda que Matheus possuía passagens pelo sistema prisional, mas não detalhou por quais crimes. Até o momento, a autoria e a motivação do homicídio são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o caso e apura se existe alguma relação entre o assassinato e o roubo da motocicleta registrado horas antes.

Carro colide contra motos estacionadas e quase atinge pedestre em Santa Cruz do Capibaribe

Motorista perdeu o controle do veículo em frente a supermercado, causou danos e fugiu antes da chegada das autoridades

Momentos de tensão foram registrados no início da noite deste sábado (20), na Avenida Olímpio Bezerra de Arruda, no bairro Santo Agostinho, em Santa Cruz do Capibaribe. Um motorista perdeu o controle de um carro de cor preta, atingiu motocicletas estacionadas e por pouco não provocou uma tragédia.

Segundo informações de testemunhas, o veículo rodou no meio da rua e colidiu contra várias motos que estavam estacionadas em frente a um supermercado da localidade. O impacto causou danos nos veículos e assustou as pessoas que estavam no local.

O que mais chamou a atenção foi que, segundos antes da colisão, um homem e uma criança estavam próximos às motocicletas atingidas. Outro garoto também passava pela área no momento do acidente. Por pouco, nenhum deles foi atingido pelo carro desgovernado.

Após a batida, populares tentaram impedir que o motorista deixasse o local para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. No entanto, ele conseguiu fugir antes da chegada das autoridades e tomou destino ignorado.

Até o momento, o condutor não foi identificado. Também não há informações oficiais sobre a possibilidade de ele estar sob efeito de bebida alcoólica ou qualquer outra substância.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.


Cantor Adriano Marlly e ex-vereadora são vítimas de assalto em Pão de Açúcar

Criminosos abordaram o casal em uma motocicleta e fugiram levando o veículo adquirido poucos dias antes

Momentos de tensão marcaram a noite do cantor santa-cruzense Adriano Marlly e de sua esposa, a ex-vereadora de Taquaritinga do Norte, Cintia Delise. O casal foi vítima de um assalto nas proximidades de um posto de combustível, no distrito Pão de Açúcar.

Segundo informações repassadas por Cintia Delise, dois criminosos se aproximaram em outra motocicleta e anunciaram o assalto. Inicialmente, o casal acreditou que se tratava de uma brincadeira praticada por algum conhecido, mas logo percebeu que estava diante de uma ação criminosa.

Os assaltantes ordenaram que as vítimas descessem da motocicleta e realizaram uma revista em busca de outros objetos de valor. Após a abordagem, os criminosos fugiram levando o veículo do casal.

Ainda de acordo com Adriano Marlly e Cintia Delise, a motocicleta havia sido adquirida na última segunda-feira (15), e que a moto estava no seguro.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades, que trabalham para identificar os responsáveis pelo crime e recuperar o veículo roubado.

Débora Almeida celebra anúncio de pavimentação em Belo Jardim


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu uma importante agenda em Belo Jardim, marcando presença em um momento histórico para a comunidade da Vila Raiz. Ao lado do prefeito Gilvandro Estrela e do deputado federal Mendonça Filho, a parlamentar acompanhou a assinatura da ordem de serviço que vai transformar um sonho antigo dos moradores em realidade: o calçamento da via que liga a BR-232 à Vila Raiz. A obra está orçada em mais de R$ 1,4 milhões.

A conquista é fruto de um esforço conjunto focado em levar mais infraestrutura e qualidade de vida para a região. Durante o evento, que reuniu dezenas de moradores entusiasmados em uma quadra local, Débora Almeida reforçou seu vínculo com o município e o compromisso de continuar somando forças com a gestão municipal para atrair ainda mais investimentos.


"Hoje é um dia histórico para a Vila Raiz. Um sonho sonhado por essa comunidade há muitos e muitos anos, somente agora sendo concretizado. Esse é uma obra que vai trazer dignidade a essa vila. Chego para somar e contribuir para a melhoria de vida do povo de Belo Jardim", destacou a deputada.

As obras de pavimentação asfáltica/calçamento devem ser iniciadas já nos próximos dias. A expectativa compartilhada pela deputada é de que a intervenção seja concluída e entregue oficialmente à população até o mês de setembro.

Fonte: Assessoria
Fotos: Matheus Augusto

Náutico leva três gols em 17 minutos, reage, mas perde do Vila Nova pela Série B

Náutico perdeu para o Vila Nova (Mateus Dutra/ CNC)

Se alguém ainda tinha dúvida da fragilidade defensiva do Náutico, teve mais uma prova. O Timbu levou três gols do Vila Nova em 17 minutos, reagiu, mas acabou derrotado por 4 a 3 na noite deste sábado (20), no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), pela 14ª rodada da Série B.

Foi o quarto jogo sem vitória do alvirrubro, que nesse recorte perdeu também do Sport e do Fortaleza e empatou com o Novorizontino.

Com essa queda de rendimento, o Náutico caiu para a sétima colocação, com 20 pontos. Já o Vila assumiu a liderança, com 28 pontos. O Timbu volta a campo no domingo (28), no estádio Esportes da Sorte Aflitos, contra o Goiás.

O JOGO

Com muitos desfalques no ataque, Hélio e Guilherme dos Anjos optaram por mudar o esquema, com a entrada de mais um volante, Luiz Felipe, ao lado de Leonai e Wenderson. A ideia era reforçar a marcação, mas ficou só na intenção. Com menos de 20 minutos de jogo, o Vila Nova fez três gols.

O pesadelo começou aos três minutos. Janderson levou a melhor no duelo contra Reginaldo e bateu firme: 1 a 0. Enquanto o Náutico ainda tentava assimilar o golpe, veio o segundo gol dos goianos. Ryan tocou para André Luís e daí para a rede. E tinha mais. Aos 17, André Luís achou Janderson livre para fazer o terceiro do Vila.

Sem paciência com os erros da defesa, a comissão técnica alvirrubra fez duas mudanças. Após festival de falhas, o zagueiro Mateus Silva deixou o gramado, assim como o volante Leonai. Matheus Ribeiro foi para a lateral esquerda e Igor Fernandes para a zaga. E o garoto Luiz Cláudio reforçou o ataque.

O Náutico até criou boas chances e diminuiu a vergonha aos 35. O lateral Nathan Camargo cortou errado e Dodô empurrou para o fundo da rede. Mas a reação parou por aí. Aos 41, Janderson chutou no travessão e, no rebote, Ryan transformou o placar em goleada: 4 a 1.

SEGUNDO TEMPO

Os técnicos do Náutico fizeram mais uma mudança para a etapa complementar. Arnaldo entrou no lugar de Reginaldo. O jogo teve um ritmo menos intenso no segundo tempo. Bom para o Náutico, que diminuiu o prejuízo aos 19, em belo gol de Vinícius: 4 a 2.

O Vila Nova passou a administrar o placar e o Timbu cresceu. Por pouco Dodô não fez mais um, mas o meia cabeceou errado. Aos 45, o garoto Luiz Claúdio devolveu a esperança ao marcar de cabeça. O Náutico pressionou nos acréscimos, mas não conseguiu empatar.

FICHA DO JOGO - VILA NOVA 4X3 NÁUTICO

Vila Nova: Helton Leite; Nathan Camargo, Tiago Pagnussat, Caio Marcelo e Higor; Willian Maranhão, João Vieira e Dodô (Dudu); Ryan (Hayner), Janderson e André Luís (Dellatorre). Técnico: Guto Ferreira.

Náutico: Muriel; Reginaldo (Arnaldo) (Leo Jance), Mateus Silva (Matheus Ribeiro), Betão e Igor Fernandes; Leonai (Luiz Cláudio), Luiz Felipe, Wenderson e Dodô; Victor Andrade (Felipe Cardoso) e Vinícius. Técnicos: Hélio e Guilherme dos Anjos

Local: Onésio Brasileiro Alvarenga, Goiânia (GO).
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau e Lucio Beiersdorf (RS)
VAR: Vinicius Gomes do AmaralMG
Gols: Janderson (3’1º) e (18’/1º), André Luís (5’/1º), Dodô (35’/1º) e Ryan (41’/1º); Vinícius (19’/2º) e Luiz Cláudio (45’/2º)
Cartões Amarelos: Tiago Pagnussat (VIL); Matheus Silva (NAU).

Falha, pênalti perdido e expulsão: Santa Cruz perde para o Ypiranga-RS pela Série C

Ronald, atacante do Santa Cruz (Rafael Vieira)

A noite deste sábado (20) foi de frustração para a torcida tricolor. Em uma partida marcada por falha do goleiro, pênalti desperdiçado e expulsão de Renato, o Santa Cruz foi derrotado pelo Ypiranga-RS, por 1 a 0, na Arena de Pernambuco, pela 11ª rodada da Série C, e viu chegar ao fim a invencibilidade do técnico Cristian de Souza. O único gol da partida foi anotado por Estêvão, da equipe gaúcha.

Com o resultado negativo, o Santa Cruz estacionou nos 15 pontos e caiu para a 10ª colocação, desperdiçando mais uma oportunidade de colar no G-8, a zona de classificação para a próxima fase da competição. Do outro lado, o Canarinho quebrou um incômodo jejum de cinco partidas sem vencer, chegando aos 14 pontos e assumindo o 13º lugar na tabela.

A partida foi desenhada pelo equilíbrio, mas os erros individuais pesaram contra o time pernambucano. O gol que decretou a vitória do Ypiranga-RS nasceu de uma infelicidade do arqueiro Thiago Coelho que acabou falhando no lance. Correndo atrás do prejuízo, a Cobra Coral teve a chance de ouro para empatar em uma cobrança de pênalti, mas a finalização foi desperdiçada por Everaldo, sacramentando o placar na Arena.

O Santa Cruz agora precisa juntar os cacos e buscar a reabilitação longe de seus domínios. O Tricolor volta a campo no próximo sábado (27), às 17h, para enfrentar o Paysandu, no Estádio da Curuzu, em Belém. Já o Ypiranga-RS joga no dia seguinte, domingo (28), às 20h30, quando recebe o Confiança no Colosso da Lagoa, em Erechim.

O JOGO

Dono da melhor defesa da Série C, o Santa Cruz entrou em campo para enfrentar o Ypiranga-RS apostando em uma nova configuração tática, diferente da que vinha sendo utilizada ao longo da competição.

Buscando dar mais dinamismo, criatividade e agressividade ao setor ofensivo, o técnico Cristian de Souza optou por uma alteração importante no time titular. O treinador deixou de fora o volante Fabinho e promoveu a entrada de Patrick Allan, reforçando a capacidade de articulação da equipe entre o meio e o ataque.

Apesar da proposta mais ofensiva do Santa Cruz, o início da partida foi marcado por equilíbrio entre as duas equipes na Arena de Pernambuco. O Tricolor tentou impor ritmo e chegou com perigo em finalização de Alex Ruan, que arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Gabriel a fazer boa defesa, espalmando para escanteio. A jogada levantou a torcida e chegou a gerar a sensação de que o gol estava próximo.

No entanto, quando a Cobra Coral parecia controlar as ações ofensivas, foi o Ypiranga-RS quem abriu o placar. Em jogada de fora da área, Estêvão arriscou o chute e contou com a infelicidade do goleiro Thiago Coelho, que acabou falhando no lance e não conseguiu evitar o gol.

Em desvantagem no placar, o Santa Cruz tentou se lançar ao campo de ataque em busca do empate, mas encontrou dificuldades para transformar a posse de bola em efetividade ofensiva. O Tricolor do Arruda até manteve maior controle da bola em alguns momentos, porém esbarrou na falta de criatividade do setor de criação, que não conseguia concluir as jogadas em oportunidades claras de gol.

Do outro lado, o Ypiranga-RS adotou inicialmente uma postura mais reativa após abrir o placar, se fechando na defesa e explorando os contra-ataques como principal estratégia. Com o passar do tempo, o Canarinho passou a equilibrar melhor suas ações e, na reta final da primeira etapa, conseguiu até um maior volume ofensivo. Ainda assim, a equipe gaúcha também não levou grande perigo à meta tricolor, mantendo o placar inalterado até o intervalo.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o Santa Cruz voltou com maior posse de bola e a iniciativa de buscar o ataque. A equipe tricolor tentou se impor no campo ofensivo, ocupando mais o setor adversário e circulando a bola em busca de espaços, embora com dificuldades para transformar o volume em chances claras de gol.

Do outro lado, o Ypiranga-RS adotou uma postura ainda mais cautelosa, reforçando a marcação e se defendendo com linhas mais baixas. O time gaúcho passou a apostar principalmente na compactação defensiva.

A melhor oportunidade do Santa Cruz na partida surgiu em uma jogada bem construída pelo setor ofensivo. Everaldo fez o cruzamento na área, Renato apareceu para ajeitar a bola, e Ronald finalizou de primeira, levando perigo ao gol adversário.

Na sequência, o Tricolor voltou a pressionar. Renato novamente participou da jogada ao cruzar para a área, a defesa do Ypiranga-RS afastou parcialmente e, no rebote, a bola sobrou para Vitinho. O atacante finalizou de primeira, mas acabou mandando por cima do gol, desperdiçando mais uma boa chance para o Santa Cruz igualar o placar.

Em um dos lances mais decisivos da partida, Vitinho caiu dentro da área após disputa com Pedro Lucas, e o árbitro não hesitou em assinalar a penalidade máxima para o Santa Cruz. A marcação gerou forte reclamação por parte dos jogadores do Ypiranga-RS, que contestaram a decisão em campo.

Na cobrança, Everaldo assumiu a responsabilidade e foi para a bola com a chance de igualar o placar. O atacante bateu firme, no canto esquerdo do goleiro Gabriel, mas o arqueiro do time gaúcho mostrou grande reflexo e precisão ao acertar o lado e realizar uma defesa decisiva.

A Cobra Coral sentiu o impacto do pênalti desperdiçado e passou a apresentar sinais de instabilidade na partida. Mesmo assim, o Tricolor do Arruda tentou se reorganizar na base da pressão e partiu para a reta final do jogo em busca do empate, enquanto o Ypiranga-RS recuou ainda mais suas linhas e passou a administrar a vantagem, apostando em uma postura totalmente defensiva.

No chamado “abafa” final, o Santa Cruz lançou-se ao ataque e tentou a última cartada para evitar a derrota. Em uma das jogadas derradeiras, Everaldo levantou a bola na área, Quirino apareceu bem pelo alto e desviou de cabeça, levando perigo real ao gol adversário. No entanto, mais uma vez, o goleiro Gabriel brilhou, fazendo grande defesa e salvando o Ypiranga, garantindo a manutenção do resultado e frustrando a reação coral nos minutos finais.

FICHA DA PARTIDA

SANTA CRUZ 0
Thiago Coelho; Eurico, Willian Alves e Edson Miranda (Thiago Ennes); Alex Ruan (Zé Mário), Patrick Allan (Renato) e Pedro Favela e Vitinho (Quirino); Ronald, Everaldo e Tiago Marques (Eron). Técnico: Cristian de Souza.

YPIRANGA-RS 1
Gabriel; Cleiton (Igor Silva), Léo Gobo, Willian Gomes e Dudu; Ramon, Dionisio e Estêvão (Léo Rafael); Marcelinho (Pedro Lucas), Danielzinho e Renan Gorne (Vini Charopem). Técnico: Gabardo Júnior.

Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata
Árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT)
Assistentes: Gislan Antonio Garcia da Silva (MT) e Rafael Virgilio Peiter (MT)
Cartões amarelos: Renan Gorne, Marcelinho e Léo Gobo (YPI); Alex Ruan, Eurico, William Alves e Everaldo (STA)
Cartão vermelho: Renato (STA)
Gol: Estêvão (20'/1º) (YPI)
Público total: 12.310 torcedores
Renda: R$ 325.828,00