sexta-feira, 26 de junho de 2026

Número de mortos em terremotos na Venezuela sobe para 589

O terremoto duplo aconteceu em Caraballeda, no estado de La Guaira, cerca de 40 km a nordeste de Caracas ( AFP)

O número de mortes provocadas pelos dois terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira subiu para 589, informou nesta sexta-feira (26) a presidente Delcy Rodríguez.

"Lamentavelmente, já temos 589 pessoas falecidas", disse Rodríguez durante uma reunião com comandantes militares e representantes civis venezuelanos, exibida pela televisão estatal.

O balanço oficial anterior era de 235 mortos.

Dois brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, país que tem fronteira com a Venezuela, informou que dois cidadãos do país — um homem e uma mulher — morreram na tragédia. O governo anunciou que presta assistência consular aos familiares.

Morre segunda vítima de tiroteio em festa de São João no Recife; adolescente atingido por bala perdida segue internado

Caso aconteceu na madrugada da quarta (24), na Bomba do Hemetério, Zona Norte da cidade.

José Carlos Lacerda, de 27 anos, e Liviany Miranda Viana, de 19 anos, morreram após tiroteio em festa de São João no Recife — Foto: Reprodução/Redes sociais

Morreu na quarta-feira (24) a segunda vítima do tiroteio que deixou três pessoas baleadas numa festa de São João na Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife. A segunda vítima assassinada foi José Carlos Lacerda, de 27 anos. A primeira foi a jovem Liviany Miranda Viana, de 19 anos, vítima de bala perdida.

O tiroteio aconteceu na Rua Chã de Alegria. Liviany foi atingida na cabeça, perdeu massa encefálica e morreu na hora. Já José Carlos foi atingido por diversos disparos. Ele foi socorrido e levado ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, Centro do Recife, onde morreu pouco depois de dar entrada.

A morte de José Carlos foi confirmada nesta quinta-feira pelo HR. O hospital informou, ainda, que segue internada a terceira vítima, um adolescente de 17 anos que também foi vítima de bala perdida. O rapaz foi atingido na perna.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, a jovem que morreu no local foi levada para a Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, também na Zona Norte. Entretanto, já chegou morta ao local.

O corpo foi levado ao Instituto de Medicina Legal, em Santo Amaro, região central do Recife, onde passou por perícias.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado por meio da Força-Tarefa de Homicídios na Capital como homicídio consumado e tentativa de homicídio. "As diligências seguem até o esclarecimento do caso", disse a corporação.

Balanço: adolescente é assassinado a tiros em Caruaru e dois homens são mortos a facadas em Pesqueira

Homicídio em Caruaru – Foto: Reprodução/Blog Adielson Galvão

Registrados 8 homicídios nessa quinta-feira (25) em Pernambuco, sendo um crime no Recife e sete no interior. Entre as vítimas, uma mulher. Com estas mortes, chega a 196 o número de assassinatos neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.370 pessoas.

Em Caruaru, um adolescente foi assassinado a tiros na noite dessa quinta-feira, na rua Júlio Fernandes, na Vila do Aeroporto. José Guilherme da Silva, de 17 anos, era usuário de drogas e já cumpriu medida socioeducativa por envolvimento com entorpecentes.

Este foi o 8º homicídio deste mês de junho em Caruaru. Este ano, de janeiro até agora, mararam 61 pessoas no município.

Em Pesqueira, também no Agreste, dois homens foram assassinados a facadas em locais distintos. O primeiro crime ocorreu no bairro Centenário. Adriano Ricardo Teixeira, de 26 anos, foi encontrado sem vida em um terreno. Já no bairro Caixa D’Água, foi assassinado Adenildo Ferreira de Araújo, de 34 anos.

No Recife, aconteceu um feminicídio no bairro da Boa Vista. Valquíria Maria de Lima, de 43 anos, foi assassinada com pauladas na cabeça dentro de casa. O suspeito do crime é o companheiro da vítima, João Batista Cavalcanti, que está sendo procurado pela polícia.

Jornalismo Liberdade

PRF divulga balanço da Operação São João em Pernambuco

 Combate à embriaguez resultou em 120 autuações e três motoristas detidos sob efeito de álcool


Entre os dias 19 e 24 de junho, a  Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação São João 2026 nas rodovias federais de Pernambuco, que registraram um grande aumento na movimentação de veículos, principalmente nas BRs 232 e 428, que levam ao Agreste e Sertão do estado. Diversas ações para coibir comportamentos arriscados no trânsito foram realizadas pelo órgão, com uma atenção especial para os locais que concentraram os festejos juninos

Este ano, foram registrados 59 sinistros, que deixaram 63 pessoas feridas e seis mortas nas rodovias federais de Pernambuco. Do total de mortes, quatro envolveram motociclistas e duas, ciclistas. No ano passado, a operação coincidiu com o feriado de Corpus Christi e foi realizada entre os dias 18 e 24 de junho. Naquele período, foram atendidos 49 sinistros, com 53 feridos e sete mortes.

Nos cinco dias da operação deste ano, foram fiscalizados 5.329 veículos e 7.034 pessoas, emitidas 3.403 autos de infração e registrados 331,7 toneladas de excesso de peso. A Lei Seca completou 18 anos e o combate à embriaguez esteve no foco da fiscalização. No total, foram realizados 4.436 testes com o bafômetro, que resultaram em 120 autos de infração e três condutores detidos sob efeito de álcool. 

A principal infração verificada foi o excesso de velocidade, com 342 imagens de radar. Outras autuações foram emitidas durante a operação, como ultrapassar em local proibido (266), transitar pelo acostamento (220), não usar cinto de segurança (172), falta do capacete (79) e ausência da cadeirinha (25). Além disso, foram emitidas 99 autuações pelo desrespeito à Lei do Descanso e 27 por excesso de peso.   

As ações educativas alcançaram 3.782 pessoas, através de ações de fiscalização dirigida, Cinema Rodoviário e com o apoio da Carreta do Cinema PRF, que permanece na Estação Ferroviária de Caruaru até o dia 27 de junho. 

As atividades de combate ao crime resultaram em 23,7 Kg de maconha apreendidos, dez veículos recuperados e 136 m³ de madeira apreendidos. Ao todo, foram detidas 36 pessoas por diversos crimes, como tráfico de drogas, uso de documento falso, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo. 

Para prevenir colisões graves, foram retirados 104 animais de grande porte das rodovias e prestados auxílios a 146 motoristas, que se envolveram em colisões sem vítima ou tiveram problemas durante a viagem. A fiscalização ainda recolheu 247 veículos irregulares ao pátio.

Brasil enfrenta o Japão nos 16 avos da Copa 2026 após definição do Grupo F

Empate dos japoneses com a Suécia define adversário da Seleção Brasileira no mata-mata; Holanda termina na liderança

Matheus Cunha, atacante do Brasil, e Daizen Maeda, atacante do Japão (Patricia de Melo Moreira/AFP e Aric Becker/AFP)

O Brasil já conhece seu adversário na fase de 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026. A Seleção comandada por Carlo Ancelotti terá pela frente o Japão, que garantiu a segunda colocação do Grupo F após empatar por 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), em Dallas. O confronto eliminatório será disputado na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

A definição do cruzamento veio após o encerramento da terceira e última rodada do Grupo F. Os japoneses chegaram à rodada decisiva dependendo apenas de um empate para confirmar a vaga e cumpriram a missão diante da Suécia. O resultado foi suficiente para manter a equipe na vice-liderança da chave e assegurar presença no mata-mata.

Quem terminou na ponta do grupo foi a Holanda. Os holandeses venceram a Tunísia, última colocada, por 3 a 1 e fecharam a primeira fase na liderança, evitando justamente o confronto com a Seleção Brasileira neste primeiro duelo eliminatório.

Classificado em primeiro lugar do Grupo C, o Brasil aguardava apenas a definição do Grupo F para conhecer seu adversário. Com isso, o caminho da equipe de Carlo Ancelotti está traçado. O desafio será diante de um Japão que chega embalado por uma campanha consistente e que tentará repetir as boas atuações para surpreender a Canarinho.

GRUPO F

1º Holanda - 7 pontos

2º Japão - 5 pontos

3º Suécia - 4 pontos

4º Tunísia - 0 pontos

Acusado de série de furtos é detido dentro de caixa d’água em Santa Cruz do Capibaribe


Um indivíduo acusado de praticar uma série de furtos em Santa Cruz do Capibaribe foi detido pela Polícia Militar nesta quarta-feira (24). Segundo a corporação, ele foi localizado escondido dentro de uma caixa d’água na residência da própria mãe, no loteamento Cruzeiro, no bairro Palestina.

De acordo com a PM, o indivíduo, conhecido pelo apelido de “Nego”, é apontado como autor do furto de uma motocicleta Honda Bros em uma residência no loteamento Flórida. A ação criminosa foi registrada por câmeras de monitoramento e divulgada nesta semana.


Ainda segundo os policiais, o homem também é acusado de envolvimento em outros furtos registrados no município. A motocicleta levada do loteamento Flórida foi localizada no Sítio Camarinhas, na zona rural de Brejo da Madre de Deus. Durante a ocorrência, o indivíduo informou aos policiais que havia trocado a motocicleta por pedras de crack.

A Polícia Militar também informou que o homem possui passagens anteriores por crimes como tráfico de drogas, receptação e furto. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis.

Santa Cruz Online

Gestão de excelência: Toritama conquista o 1º lugar do Nordeste em prêmio do Tesouro Nacional


O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), cumpriu uma importante agenda administrativa em Brasília nesta semana para receber uma das principais honrarias de gestão pública do país. O município conquistou o primeiro lugar do Nordeste no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A comitiva na capital federal, que conta com a presença da primeira-dama Fernanda Florêncio, da secretária da Fazenda, Rita de Cássia, e de servidores da pasta, celebra o reconhecimento dado às cidades que apresentam os maiores níveis de precisão, consistência e confiabilidade nos dados fiscais enviados ao Governo Federal.

“Esse primeiro lugar coloca Toritama no topo do Nordeste e é o fruto de muito trabalho, dedicação e transparência de toda a nossa equipe. Ter uma contabilidade pública organizada e confiável perante o Governo Federal abre portas e prova que cuidamos do dinheiro público com o máximo de responsabilidade e respeito ao cidadão”, afirmou o prefeito Sérgio.

Na prática, a premiação da STN funciona como um selo de excelência e avalia de forma rigorosa se o ente público envia corretamente as suas prestações de contas por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Para definir o ranking nacional, o órgão realiza uma série de cruzamentos de dados e verificações técnicas de documentos cruciais, como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anuais (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). O resultado consolida Toritama como referência em contabilidade organizada, transparência e controle interno.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Programa “Momento de Fé” com pastor Marcos | quinta-feira, 25 de junho de 2026.

Sobe para 164 o número de mortos após terremotos na Venezuela


Moradores e equipes de emergência permanecem próximos a prédios danificados após um terremoto em Catia La Mar, a cerca de 30 km a noroeste de Caracas, na madrugada de 25 de junho de 2026 ( AFP)

Pelo menos 164 pessoas morreram e quase mil ficaram feridas nos dois fortes terremotos de quarta-feira (24) na Venezuela, que provocaram o desabamento de dezenas de prédios, cortes de energia elétrica e pânico entre a população.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou nesta quinta-feira (25) que os terremotos provocaram pelo menos 164 mortos e deixaram 971 feridos. Em um primeiro balanço, ela havia mencionado 32 mortes e mais de 700 feridos.

A área mais atingida pelo terremoto 'duplo' foi o estado de La Guaira, no norte do país, a quase 40 minutos de distância da capital, Caracas, que também sofreu danos.

Uma equipe da AFP nesta região costeira observou dezenas de prédios que desabaram ou ficaram com graves danos. Não havia energia elétrica e as pessoas passaram a noite nas ruas, procurando parentes entre os escombros.

"Não temos nada, agora não temos nada, nem sequer força, nem coragem para entrar ali, imagina", disse à AFP Larry Rojas, de 49 anos, diante de um prédio que desabou e onde sua família estava presa.

O primeiro terremoto, de 7,2 graus de magnitude, aconteceu às 18h04 (19h04 de Brasília), com epicentro 21 km ao oeste de Morón, no norte do país, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Quase um minuto depois, a alguns quilômetros de distância, aconteceu o segundo tremor, de 7,5 graus de magnitude, o mais potente registrado na Venezuela desde 1900, segundo dados do USGS.

"Foi terrível, foi terrível. Tudo, tudo desabou, tudo, tudo", disse Yilsmaris Blanco, moradora de La Guaira, de 39 anos.

"Agradecemos a Deus (...) porque estamos vivos, mas há pessoas que estão sofrendo com seus familiares soterrados, com seus familiares esmagados que não conseguem retirar", acrescentou.

Os terremotos foram tão potentes que também foram sentidos na Colômbia, onde algumas sirenes de alerta foram acionadas.

Segundo a presidente interina venezuelana, 30 tremores secundários foram registrados.

Equipes de resgate especializadas a caminho

O governo interino decretou estado de emergência nacional e declarou La Guaira como uma "zona de desastre"

Delcy Rodríguez afirmou que conversou com o coordenador da ONU no país e que "socorristas especializados" já estão a caminho da Venezuela "para apoiar nessas tarefas de resgate".

Ela também disse que seu governo estava "deslocando socorristas que estão em outros estados do país para concentrar esforços no estado de La Guaira e também na Grande Caracas".

Nas ruas de La Guaira, a população pedia ajuda e se mobilizava para tentar resgatar os moradores presos. A equipe da AFP viu pelo menos dois mortos.

"Tem gente viva ali e ninguém vem salvar", disse uma mulher cuja filha ficou soterrada após o desabamento de um prédio de 12 andares.

Os tremores também provocaram graves danos à infraestrutura do aeroporto internacional de Maiquetía, que atende à capital venezuelana. O terminal aéreo foi fechado.

Passageiros com voos cancelados e moradores da região passaram a noite no estacionamento do aeroporto.

Caracas ainda conta, no entanto, com o aeroporto militar de La Carlota, localizado em plena zona metropolitana.

Pânico em Caracas

Na capital, as cenas eram de destruição e pânico. Uma jornalista da AFP viu um edifício de 22 andares completamente destruído na área de Chacao, zona leste da cidade.

Pessoas gritavam os nomes de parentes nas ruas e alguns voluntários subiam nos escombros. "Precisamos de lanternas", pediu um deles ao cair da noite.

Do lado de fora do centro comercial Sambil, também em Chacao, Heidi Romero, uma vendedora de 42 anos, estava assustada com a dimensão dos tremores.

"Não sei quanto tempo durou. Eu estava no último andar. Caíram muitas coisas de algumas lojas. Saímos pelas escadas de emergência, foi por onde nos tiraram", disse à AFP.

Os terremotos foram sentidos com força nos estados de Trujillo, Carabobo, Miranda e La Guaira, segundo o ministro do Interior, Diosdado Cabello.

Ajuda dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está em uma boa relação com a Venezuela desde que ordenou em janeiro a captura do então presidente Nicolás Maduro, prometeu ajudar seus "novos e grandes amigos".

Seguindo ordens de Trump, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que Washington "está enviando de maneira imediata equipes de busca e resgate, recursos médicos e assistência humanitária à Venezuela".

Rodríguez informou depois que teve uma conversa telefônica com Rubio, "que expressou sua solidariedade e apoio ao povo venezuelano nestes momentos difíceis".

Muitos países da América Latina, assim como Espanha, Itália, Suíça, China e Índia, também expressaram solidariedade e ofereceram ajuda.

Especialistas da ONU pediram a Caracas para "desbloquear imediatamente" o acesso às redes sociais e aos meios de comunicação para facilitar as tarefas de socorro.

A Venezuela é cenário frequente de abalos sísmicos. Os terremotos mais fortes das últimas décadas aconteceram em 1997 em Cariaco (nordeste), com 73 mortos, e em 1967 em Caracas, com 236 falecidos.

Jornal da Manhã | quinta-feira, 25 de junho de 2026

Balanço: 21 pessoas são assassinadas em Pernambuco na véspera e Dia de São João; dois crimes ocorreram em Caruaru

Homicídio em Caruaru – Foto: Reprodução/Blog Adielson Galvão

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) contabilizou 21 assassinatos na véspera (23) e Dia de São João (24) em Pernambuco. Entre as vítimas, três mulheres, mortas em Caruaru, Recife e Petrolina. São 188 crimes neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.362 pessoas.

Em Caruaru, foram registrados dois homicídios na véspera de São João. O primeiro crime aconteceu na rua Aureliano de Góis, bairro Santa Rosa, vitimando uma mulher. Jéssica Tainara Silva Lipa, 25 anos, foi morta dentro de casa com tiros na região da cabeça. A jovem estava usando tornozeleira eletrônica, pois já tinha sido presa por tráfico de drogas. Autoria do crime é desconhecida.

O segundo homicídio ocorreu no Residencial Luiz Bezerra Torres. Teve como vítima o segurança Ian Antônio de Oliveira, de 23 anos, morto a tiros na frente de casa. O jovem tinha acabado de voltar do trabalho quando foi executado.

São 7 homicídios neste mês de junho em Caruaru. Este ano mataram no município 60 pessoas.

No Agreste, também foram registrados homicídios nos municípios de Cupira, Agrestina, Lagoa dos Gatos e Cachoeirinha.

Em Serra Talhada, no Sertão, aconteceu um tiroteio na Estação do Forró, resultando em uma morte e 15 pessoas feridas. Entre as vítimas, cinco policiais militares. O suspeito de efetuar os disparos, um homem de 36 anos, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Jornalismo Liberdade

Programa “Minutos com Deus” com Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira - PE | quinta-feira, 25 de junho de 2026.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Mulher é assassinada a tiros dentro de casa em Caruaru



Uma mulher foi assassinada dentro de sua residência na tarde desta terça-feira (23), no bairro Santa Rosa, no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco.

A vítima, identificada como Jéssica Taynara Silva Lira, de 26 anos, foi atingida por diversos disparos de arma de fogo e morreu no local antes de receber atendimento médico.

De acordo com informações da polícia, Jéssica possuía antecedentes criminais, tinha envolvimento com o tráfico de drogas, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio e estava sendo monitorada por meio de tornozeleira eletrônica.

Após a realização dos procedimentos periciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.


Até o momento, a autoria e a motivação do crime permanecem desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.


Fonte: Portal Agreste Violento 

MPPE investiga denúncias de abuso sexual contra ex-alunas de escola estadual em Garanhuns

Caso envolve relatos de abusos que teriam acontecido em 2021 na EREM Henrique Dias. Ministério Público apura denúncias de que outras estudantes também podem ter sido vítimas.

O Ministério Público de Pernambuco recebeu denúncias de crimes contra a dignidade sexual que teriam ocorrido em escola estadual de Garanhuns — Foto: Reprodução/Google Street View

O Ministério Público de Pernambuco investiga denúncias de abuso sexual contra ex-alunas de uma escola estadual em Garanhuns. O suspeito era professor e hoje é diretor.

A investigação começou após denúncia feita em abril deste ano. Os crimes teriam ocorrido no fim de 2021 contra uma estudante da época.

O órgão apura se outras estudantes foram vítimas. A denúncia aponta que a escola apenas transferiu o investigado de função na época.

A Secretaria de Educação de Pernambuco declarou não ter sido notificada. A pasta afirmou que vai colaborar com as investigações.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está investigando denúncias de abuso sexual contra ex-alunas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Henrique Dias, em Garanhuns, no Agreste do estado. O principal investigado trabalhava na unidade de ensino como professor na época dos fatos e agora estaria ocupando o cargo de diretor.

A investigação começou após uma denúncia feita em abril deste ano à Ouvidoria do MPPE. Segundo o relato que consta em procedimento do MPPE acessado pelo g1, os casos teriam ocorrido no fim de 2021. Uma das supostas vítimas, que era aluna da escola na época, teria sofrido assédios e abusos praticados pelo investigado.

De acordo com o documento, a denúncia afirma que a estudante foi manipulada e coagida pelo suspeito, que teria se aproveitado de um momento de vulnerabilidade para cometer os abusos.

O Ministério Público também apura a informação de que outras alunas da escola podem ter sido vítimas do mesmo homem. A denúncia aponta ainda que a instituição teria recebido relatos sobre a situação na época, mas que o investigado teria sido apenas transferido de função.

Diante das informações recebidas, o MPPE determinou a realização de novas investigações e quer ouvir a principal vítima citada na denúncia para reunir mais detalhes e possíveis provas sobre o caso.

Ao g1, a Secretaria de Educação de Pernambuco informou que ainda não foi oficialmente comunicada sobre o caso, mas afirmou que adotará as medidas necessárias assim que tiver acesso às informações. A pasta também declarou que repudia qualquer forma de violência e que está à disposição para colaborar com as investigações.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do investigado, e nem com a Polícia Civil, até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Programa “Momento de Fé” com pastor Marcos | quarta-feira, 24 de junho de 2026.

Tiroteio em festa de São João deixa um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão

Tiroteio em festa junina deixou um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão (Reprodução/Redes Sociais)

Ao menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas durante um tiroteio na Estação do Forró, em Serra Talhada, no Sertão, durante os festejos juninos, na madrugada desta quarta-feira (24). Entre as vítimas, estão cinco policiais militares.

O suspeito de efetuar os disparos, um homem de 36 anos, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Já as outras 15 vítimas receberam atendimento médico no Hospital Eduardo Campos e no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou que a Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado atuou na ocorrência por meio de duas operativas.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado e mobilizou três viaturas, sendo duas ambulâncias de resgate e uma viatura de combate a incêndio e salvamento, que atuaram em conjunto com equipes do Samu e de ambulâncias locais.

“A Polícia Militar de Pernambuco acompanha a ocorrência e o estado de saúde das vítimas, prestando o apoio necessário às equipes envolvidas”, disse a PMPE. “A Polícia Civil de Pernambuco instaurará inquérito policial para apurar rigorosamente as circunstâncias e motivações da ocorrência.”

Pernambuco recebe mais de 25 mil doses de vacina que combate doenças como pneumonia e meningite

Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS (Foto: Marcelo camargo/Agência Brasil)

Pernambuco recebeu um lote inicial de 25.700 doses da vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococcus, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite. Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS.

A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Estou muito feliz de a gente poder transformar essa vacinação em realidade. Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, destaca Padilha.

As vacinas destinadas a Pernambuco fazem parte das primeiras 573,7 mil doses já enviadas para os outros estados. A previsão do Ministério da Saúde é disponibilizar mais de 6,1 milhões de doses ao longo deste ano para todo o país.

Esse é o quarto imunobiológico incorporado ao calendário infantil do SUS durante a atual gestão — na rede privada, o custo do imunizante ultrapassa R$ 500.

O diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção imunológica, relacionada aos sorotipos que mais causam pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, sendo mais abrangente do que as formulações anteriores. A vacina também atua contra a otite média, condição que pode levar à perda auditiva e infecção generalizada que pode levar à morte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos no Brasil, o que representa uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina em dezembro de 2023. As primeiras doses começaram a ser aplicadas na rede privada em 2025, mas com acesso restrito devido ao alto custo. Com a incorporação ao SUS, a vacina passa a ser ofertada gratuitamente à população.

Novo esquema vacinal substitui vacinas anteriores

Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde iniciará uma transição gradual para substituir as vacinas conjugadas Pneumo10 e Pneumo13 e a polissacarídica 23.

A nova vacina amplia a proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria pneumococo e aumenta o potencial de prevenção de casos graves.

Quem pode tomar a Pneumo 20

Crianças menores de 5 anos;

Povos indígenas maiores de 5 anos de idade (sem histórico vacinal com pneumo conjugada);

Idosos com 60 anos ou mais acamados e/ou institucionalizados;

Pessoas com condições clínicas especiais, atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

Esquema Vacinal

Durante o período de transição, o esquema vacinal básico para a criança seguirá o seguinte modelo: uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses de idade; uma dose da Pneumo 10 aos 4 meses, e uma dose de reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas VPC13 e VPP23 serão utilizadas em estratégias diferenciadas até a finalização dos estoques.

Essa estratégia será mantida até o término dos estoques da Pneumo 10. Após o esgotamento dessas doses, o esquema vacinal passará a utilizar exclusivamente a Pneumo 20. Por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, pais, mães e responsáveis podem acompanhar, em tempo real, o histórico de vacinação.

João Campos aproveita véspera de São João para visitar cidade reduto de Raquel Lyra

João Campos (PSB) visitou Caruaru, no Agreste (Fotos: Edson Holanda)

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), esteve, nesta terça-feira (23), em Caruaru, no Agreste. O líder da Frente Popular percorreu o Alto do Moura acompanhado de apoiadores, recebeu manifestações da população e reforçou sua presença política em um dos principais redutos eleitorais da governadora Raquel Lyra (PSD). A cidade se soma a uma lista de polos juninos visitados pelo ex-prefeito do Recife nos últimos dias, a exemplo de Araripina, Serra Talhada e Arcoverde.

O socialista passou pelo Alto do Moura e a Casa-Museu Mestre Vitalino. “Estou aqui no Alto do Moura vendo essa maravilha da cultura pernambucana e nordestina. Viva o Mestre Vitalino, o verdadeiro rei do barro, que através de sua arte deu significado à luta do povo do Nordeste brasileiro. Mestre Vitalino é um patrimônio da cultura pernambucana e nordestina”, declarou João.

O pré-candidato esteve acompanhado de nomes da política de Caruaru, como os ex-prefeitos José Queiroz e Tony Gel, a ex-deputada Laura Gomes e os pré-candidatos a deputados Delegado Lessa (Republicanos), Dilson Oliveira (PSB) e Vitinho Maia (PSB). Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina) e Josafá Almeida (São Caetano), as deputadas federais Tabata Amaral (PSB) e Maria Arraes (PSB), o deputado federal Pedro Campos (PSB) e lideranças de outros municípios.

Mais cedo, João Campos também esteve em Gravatá. Acompanhado de apoiadores, ele passou por ruas do centro do município e percorreu os corredores do mercado público, conversando com a população

Jovem é morto a tiros na zona rural de Taquaritinga do Norte

 

A vítima morreu logo após dar entrada no hospital

Um homicídio ocorreu no início da manhã desta terça-feira (23), no Sítio Placas, na zona rural de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada, até o momento, apenas como Vital. Segundo as informações iniciais, o jovem foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva.

Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco após dar entrada na unidade de saúde.

A idade da vítima não foi informada pelas autoridades.

Até o momento, a autoria do crime, a motivação e o tipo de arma utilizada permanecem desconhecidos.

A Polícia Civil instaurou inquérito e ficará responsável pelas investigações para esclarecer as circunstâncias do homicídio e identificar os responsáveis pelo crime.

Programa “Minutos com Deus” com Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira - PE | quarta-feira, 24 de junho de 2026.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Em Queimada de Jurema, Deputada Débora Almeida entrega caminhão frigorífico e inaugura unidade de beneficiamento de frutas


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu mais uma importante agenda de entregas e fomento à economia local. Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do programa PE Produz, a parlamentar celebrou a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas e a entrega de um caminhão frigorífico zero quilômetro para a Associação de Desenvolvimento Rural (ADR).

O investimento total na aquisição do veículo foi de R$ 450 mil, viabilizado através de ações articuladas que contaram também com emenda parlamentar da própria deputada no valor de R$ 100 mil, destinada à compra de maquinários essenciais para a associação — incluindo uma câmara frigorífica e despolpadeiras de aço inox.


A nova estrutura vai transformar a realidade dos produtores locais de maracujá, acerola, umbu e manga, combatendo diretamente o desperdício de frutas na região e agregando valor ao trabalho dos agricultores. Com a capacidade de congelar e processar a produção, as famílias agora ganham a oportunidade de comercializar as polpas em larga escala.

Essa nova dinâmica de vendas garante uma fonte de renda direta e sustentável para dezenas de produtores da comunidade, promovendo a autonomia financeira no campo. Além de transformar a vida das famílias beneficiadas, a comercialização gera um ciclo de desenvolvimento que movimenta o comércio de Jurema e do Estado, impulsionando a economia regional através do agronegócio familiar. A iniciativa também surge como uma ferramenta essencial no combate ao desemprego na região, criando novos postos de trabalho desde a colheita até a etapa final de distribuição e venda dos produtos.

"Hoje é um daqueles dias em que a gente dá graças a Deus por exercer um mandato e poder transformar a vida das pessoas. Conheci a Daniele [presidente da associação] em 2022 por uma mensagem no Instagram e hoje estamos aqui entregando essa estrutura completa", destacou a deputada Débora Almeida.

A solenidade contou com a presença de Roberta Andrade, presidente da ADEPE, e de dezenas de moradores e trabalhadores rurais da comunidade. Com o caminhão e a fábrica em pleno funcionamento, a expectativa é que a produção de Queimada de Jurema ganhe escala e passe a abastecer não apenas outras regiões de Pernambuco, mas também diversos estados do Nordeste.

Fonte: Assessoria
Fotos: Matheus Augusto

Programa “Momento de Fé” com pastor Marcos | terça-feira, 23 de junho de 2026.

Jornal da Manhã | terça-feira, 23 de junho de 2026

Balanço: 11 pessoas assassinadas em Pernambuco durante 24 horas

Homicídio em Gravatá – Foto: Reprodução/WhatsApp

Registrados 11 homicídios nessa segunda-feira (22) em Pernambuco, sendo 8 crimes no interior e 3 no Grande Recife. São 167 assassinatos neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.336 pessoas.

Em Gravatá, um jovem identificado como Guilherme Cristian Nunes Magalhães, de 23 anos, foi assassinado nas proximidades do Pátio de Eventos. A vítima estaria trabalhando na área de segurança quando foi atingida por tiros.

Em Itambé, na Zona da Mata Norte, aconteceu um duplo homicídio. Dois homens foram assassinados em via pública. As vítimas foram atingidas por cerca de 30 tiros de pistola. O crime pode ter ligação com as drogas.

Jornalismo Liberdade

Geraldinho Lins é atração confirmada na Cavalgada de Santana, que começa na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém


A XXIII Cavalgada de Santana será realizada no dia 25 de julho e promete reunir cavaleiros, amazonas e amantes do forró em um dos eventos mais tradicionais da região. A programação começa às 11h, com concentração na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém. Às 15h, os participantes seguem em cavalgada até a Fazenda Mandacaru, onde acontece a grande festa.

Atrações confirmadas: Geraldinho Lins, Assum Preto, PV Calado, Rubieno Catanha e Fim de Feira.

- 12 HORAS DE FORRÓ

- OPEN BAR

- OPEN FOOD

- CERVEJA OFICIAL: AMSTEL

Os kits da cavalgada estão à venda no 2º lote, pelo valor de R$ 400,00, mediante a entrega de 3 quilos de alimentos não perecíveis.

A camisa oficial da edição 2026 também já está disponível para os participantes.

A expectativa da organização é receber um grande público de diversas cidades de Pernambuco e de estados vizinhos para celebrar a tradição e a cultura nordestina.

Serviço;

Evento: XXIII Cavalgada de Santana
Data: 25 de julho

11h: Concentração na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém
15h: Saída da cavalgada para a Fazenda Mandacaru.

Vendas e informações: (81) 99673-0805 e (81) 99673-0815.

Homem compra carro roubado por R$8,6 mil e é detido pela PRF em Caruaru

Embaixo do tapete do veículo foi apreendida uma réplica de pistola


Um homem que estava em um carro roubado foi detido com uma réplica de pistola, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O motorista informou que havia adquirido o veículo por R$8,6 mil a partir de um anúncio na internet.

Durante a abordagem em uma via de acesso à BR 232, os policiais realizaram uma verificação no carro e encontraram diversos sinais de adulteração. Ao descobrir a placa verdadeira, foi encontrado um registro de roubo desde janeiro de 2023 em São Joaquim do Monte, também no Agreste.

Em uma busca no interior do carro, a equipe localizou uma réplica de pistola embaixo do tapete do passageiro.

O motorista alegou que havia adquirido o veículo há cerca de um ano e meio, mas não soube informar o nome do vendedor e nem portava documentos da transação. Sobre o simulacro, ele disse que não sabia da existência da pistola.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Caruaru, para a adoção das providências legais.

Programa “Minutos com Deus” com Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira - PE | terça-feira, 23 de junho de 2026.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Mutirão “Brejo Tem Saúde” oferecerá consultas e exames especializados para reduzir filas de espera


Nos dias 13, 14 e 15 de julho, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o mutirão “Brejo Tem Saúde”, com o objetivo de reduzir as filas de espera da regulação, atendendo demandas oriundas da Atenção Primária à Saúde.

Durante os dias de mutirão, serão ofertadas consultas com as seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, reumatologia e urologia.

Também serão realizados procedimentos como ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, biometria ultrassônica monocular, mapeamento de retina, microscopia especular de córnea e tonometria.

Os pacientes devem procurar a Central de Regulação, localizada na Policlínica Jerônimo César Tavares, na Praça Abel de Freitas, para obter mais informações sobre os atendimentos e procedimentos disponíveis.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, garantindo mais agilidade nos atendimentos e promovendo mais qualidade de vida para os brejenses.

Fonte: Assessoria

Programa “Momento de Fé” com pastor Marcos | segunda-feira, 22 de junho de 2026.

PRF detém dois homens com carro furtado e galo de briga em Caruaru

Motorista admitiu que estava retornando de uma rinha e carregava um troféu da disputa


Dois homens que estavam em um carro furtado foram detidos, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Caruaru, no Agreste pernambucano. No porta-malas do veículo, foi encontrado um galo de briga e o passageiro transportava cerca de R$14 mil, que seriam provenientes de uma rinha.


Uma equipe do Grupo de Motociclismo da PRF realizava uma fiscalização da Operação São João, quando abordou um carro ocupado por dois homens. Durante a verificação do veículo, foram encontrados sinais de adulteração e um registro de furto desde fevereiro do ano passado no Recife.

Ao abrir o porta-malas, a equipe encontrou um galo com as patas amarradas e dentro de uma sacola de pano. Já o passageiro transportava uma pochete com diversas cédulas, que totalizaram R$14.076,00.

O passageiro admitiu que estava retornando de uma rinha e que o dinheiro seria proveniente da premiação da disputa. Ele também portava um troféu, uma seringa com medicamentos e esparadrapo.

Os homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru. A equipe emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência por maus-tratos para o passageiro, enquanto o motorista poderá responder por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.