quarta-feira, 12 de abril de 2023

PRF e SAMU realizam simulação de resgate em novo helicóptero

 Aeronave já foi utilizada para realizar o transporte de um coração para transplante


Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram, nesta terça-feira (10), uma simulação de resgate aeromédico na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão. A atividade teve como foco as funcionalidades e protocolos necessários para os voos no novo helicóptero da PRF do modelo Koala, que é adaptado com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel.


 Médicos e enfermeiros do SAMU, comandantes e operadores aerotáticos do Núcleo de Operações Aéreas da PRF fizeram parte do simulado. Antes de assumirem suas funções na composição das equipes de resgate, os participantes assistiram a uma apresentação teórica. Eles puderam conhecer melhor a moderna aeronave, que a partir da próxima quinta (13) estará em serviço no estado. Dentre os helicópteros Koalas adiquiridos pela PRF e distribuídos pelo Brasil, este é o primeiro a voar na configuração aeromédica.

“Pernambuco vem sendo o pioneiro na prestação desse tipo de serviço com essa aeronave, que nos possibilita voar com mais segurança, tecnologia embarcada e agilidade”, destacou o Comandante PRF Victor Bondan. O novo helicóptero possibilita um voo com dois comandantes, uma vítima, um médico, um enfermeiro e um operador aerotático. Além dos equipamentos de suporte médico, a aeronave tem um guincho para 204 Kg e ainda um kit de combate a incêndio.


Podemos assim atuar em operações de defesa civil acessando, por exemplo, áreas alagadas por enchentes, resgatando pessoas ou transportando materiais”, complementou o comandante. O helicóptero será destinado principalmente ao resgate de vítimas de sinistros, transporte de órgãos para transplante, transferência de pacientes que se encontram em estado grave e também ao monitoramento das BRs. “Aliado a tudo isso, estaremos prontos também para apoiar as equipes PRFs em solo no combate à criminalidade”, frisou Victor Bondan.

Para o Coordenador do SAMU Metropolitano, doutor Leonardo Gomes, no quesito salvar vidas a nova aeronave trouxe muitas vantagens, especialmente com relação a agilidade. “Nós costumamos dizer que quando o acidente acontece nós já decolamos atrasados, porque chegar rápido é fundamental e pode definir quem vive ou quem pode morrer”, declarou o médico.


O Koala passa a ser uma UTI móvel na qual a equipe dispõe de equipamentos como respirador artificial, monitor cardíaco, desfibrilador, bomba de infusão e mochilas com medicamentos. “Aqui podemos fazer qualquer intervenção em paciente crítico, especialmente em locais onde não teremos assistência médica disponível”, completou Leonardo Gomes.

A aeronave do modelo Koala atinge até 280 Km/h e já foi utilizada, na quarta-feira (5), para realizar o transporte de um coração para transplante. Em 27 minutos, o órgão foi levado de Caruaru, no Agreste, até o Recife, para salvar a vida de um paciente que estava internado no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP).





Nenhum comentário:

Postar um comentário