segunda-feira, 3 de abril de 2023

Idosa é internada com infecção após criar mais de 30 pombos dentro de apartamento

Mulher de 77 anos recolhia as aves com uma sacola de feira e criava os animais na área de serviço, de acordo com vizinho.

Vídeo mostra pombos sendo criados dentro de apartamento de idosa no Recife

Uma idosa foi internada com uma infecção após criar mais de 30 pombos dentro de um apartamento na Boa Vista, no Centro do Recife (veja vídeo acima). Servidores da prefeitura limparam o imóvel, onde a mulher de 77 anos também tinha três gatos e um cachorro, e recolheram 4 métricos cúbicos de entulhos (leia o que diz o município sobre o caso).

A limpeza no apartamento, localizado na Rua da Conceição, foi realizada por servidores da Vigilância Sanitária e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) na sexta-feira (31), a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

"O mau-cheiro do apartamento infestava o prédio inteiro, muito forte, sem contar a infestação de baratas", afirma o escritor Lucas Santana, que é vizinho da idosa e mora um andar acima dela.

Ainda de acordo com Lucas, a idosa já morava no prédio quando ele se mudou para o apartamento de cima do dela, há quase dois anos. Ele diz que, nessa época, já via a vizinha alimentar pombos nas ruas, mas não sabia que a mulher levava as aves para casa.

Equipes da vigilância sanitária e da Emlurb fazem limpeza em apartamento no Recife onde idosa criava mais de 30 pombos — Foto: Lucas Santana/Cortesia

Também segundo o escritor, a situação piorou nos últimos quatro meses. "Ela tem problemas psiquiátricos e, em dezembro do ano passado, o marido dela morreu. Desde então, ela ficou abandonada porque não tem parentes próximos. Virou acumuladora de animais", declara.

O vizinho conta que a idosa passou a recolher as aves em sacolas de feira e levá-las para a área de serviço do apartamento, onde as janelas tinham tela. De acordo com Lucas, era possível ouvir o barulho dos pombos no andar de baixo. "Parecia um galinheiro", diz.

Sacos de milho eram comprados a cada 15 dias por idosa que criava pombos dentro do apartamento no Recife — Foto: Lucas Santana/Cortesia

Ele também relata que, a cada 15 dias, a idosa comprava dezenas de sacos de milho para alimentar os pombos. Por causa do mau cheiro e das baratas que saíam do apartamento dela, moradores do prédio fizeram denúncias ao MPPE, à Vigilância Sanitária e ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) desde janeiro.

Segundo Lucas, a idosa foi encontrada no corredor passando mal na quarta-feira (29), sem conseguir se comunicar. Com mais de 40 graus de febre, ela foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, onde permanecia internada até a última atualização desta reportagem.

Pombos eram criados na área de serviço de apartamento de idosa no Centro do Recife — Foto: Lucas Santana/Cortesia

"O socorrista falou que, se a gente não a tivesse achado, ela teria morrido naquela noite. A infecção foi por conta das condições de higiene dela e do apartamento", conta o escritor. Após esse episódio, o MPPE autorizou a Vigilância Sanitária a entrar no apartamento da idosa, o que aconteceu na sexta (31).

"Dentro do apartamento, a situação estava horrível. Tudo coberto de baratas, o chão cheio de cocô de bicho. A Vigilância Sanitária tirou as telas da janela para os pombos voarem e deixou os três gatos e o cachorro lá. A Emlurb jogou fora todos os móveis dela e fez uma limpeza", conta Lucas.

O que diz a prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura do Recife afirma que:

os servidores foram mobilizados a pedido do MPPE para retirar entulhos da residência e verificar as condições sanitárias do local;
"esse tipo de mobilização acontece quando se identificam riscos às pessoas que vivem em ambientes insalubres e que também colocam em risco outras pessoas que moram perto, como é o caso de acumuladores";
foram recolhidos 4 metros de cúbicos de entulhos de dentro do apartamento da idosa;
o síndico do prédio dispensou a desratização e a desinsetização do imóvel pela prefeitura, porque já havia contratado uma empresa para realizar esses serviços.

Por Paulo Veras, g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário