terça-feira, 20 de setembro de 2022

Lula segue liderando pesquisa para presidente, com 47%. Bolsonaro tem 31%, segundo o Ipec

No quinto levantamento feito pelo instituto, Ciro Gomes aparece em terceiro, com 7% e Simone Tebet, 5%

Lula lidera disputa e Bolsonaro vem em segundo, segundo Ipec - Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR/Divulgação

O Instituto Ipec divulgou na noite desta segunda-feira (19) nova pesquisa sobre a disputa pela Presidência da República e mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a intenção de votos, com 47%. No levantamento, contratado pelo sistema Globo (Portal G1, TV Globo e GloboNews) o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 31% Em terceiro, Ciro Gomes (PDT) tem 7% seguido por Simone Tebet (MDB) , com 5%

O Ipec ouviu 3.008 pessoas, de 181 municípios, entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Levantamento é o quinto desde a oficialização das candidaturas, A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.

Em relação ao levantamento anterior do Ipec, de 9 de setembro, Lula passou de 46% para 47%; Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual. A duas semanas das eleições, o resultado indica um cenário de estabilidade, segundo o instituto

Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%. Felipe d’Avila (Novo) ,Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não chegaram a 1%. Brancos e nulos somaram 6%. Eleitores que não sabem ou não responderam correspondem a 4%.

Segundo turno

O Ipec também pesquisou a intenção de votos no segundo turno. Lula vence por 54% a 35% no cenário pesquisado. O instituto diz não ser possível afirmar neste momento se o petista pode ou não vencer a eleição no primeiro turno.

Além da pesquisa nacional, o Ipec divulgou levantamento sobre a disputa pelos governos de Acre, Alagoas, Roraima e Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário