terça-feira, 7 de março de 2023

Ataque de tubarão: adolescente tem parte do braço amputada; foi o segundo caso em dois dias

Jovem de 15 anos tem quadro de saúde estável, além de estar consciente e orientada, de acordo com o Hospital da Restauração.

Adolescente é atacada por tubarão em Piedade

A adolescente atacada por um tubarão nesta segunda-feira (6) teve parte do braço esquerdo amputado. De acordo com o Hospital da Restauração, a vítima passou por cirurgia e tem quadro de saúde estável, além de estar consciente e orientada, na sala de recuperação.

A jovem, identificada como Kaylane Timóteo Freitas pela Polícia Militar, sofreu os ferimentos quando tomava banho de mar na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Foi o segundo ataque em dois dias: no domingo (5), outro adolescente também foi atacado por um tubarão na mesma praia, e teve a perna amputada.

De acordo com o coordenador do Samu de Jaboatão, Marcelo Alves, a jovem também teve lesões na barriga e na perna.

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) afirmou que o incidente desta segunda aconteceu em trecho de mar aberto, sem proteção de arrecifes. Ainda não há confirmação sobre a espécie do animal.

O caso desta segunda aconteceu nas proximidades do edifício Vila Alda, em Piedade, a cerca de 500 metros da Igrejinha, onde houve ataque do domingo (5), segundo a Polícia Militar.

A praia de Piedade é uma área restrita para banho desde 2021, pela frequência de ataques do tipo. Este é o terceiro ataque no litoral de Pernambuco desde 20 de fevereiro, quando um surfista foi mordido na praia Del Chifre, em Olinda.

Adolescente é atacada por tubarão em Piedade, Jaboatão dos Guararapes — Foto: Reprodução/WhatsApp

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), há risco de incidentes no trecho de 36 quilômetros entre a Praia de Bairro Novo, em Olinda, até os Arrecifes do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

Um decreto estadual está em vigor desde 1999 e há 150 placas indicativas do risco de incidentes com tubarão em toda essa extensão, incluindo Jaboatão.

O Cemit realiza, nesta tarde, uma reunião extraordinária com representantes do comitê, do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.

A intenção é discutir a "implementação das políticas públicas, de gerenciamento costeiro e proposição de soluções para as questões ambientais do Estado".

Histórico de ataques

Antes do caso de domingo, o último registro de incidente com tubarão em Pernambuco foi feito há menos de 15 dias, quando um surfista foi atacado em Olinda, também no Grande Recife, no dia 20 de fevereiro.

Antes disso, um turista de Rondônia teve o pé ferido por um tubarão em Fernando de Noronha, em abril de 2022. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha e teve a perna amputada.

Em 2021, duas pessoas foram mordidas por tubarão em Jaboatão dos Guararapes. Uma morreu e outra ficou ferida. A área da igrejinha foi interditada.

Com o ataque desta segunda (6), sobe para 77 o número ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 67 no continente, e outras dez, em Fernando de Noronha. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco.

Por g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário