terça-feira, 28 de março de 2023

Cliente compra iPhone para o pai na internet e recebe jogo de quebra-cabeças

Esse é o segundo caso de troca de produtos pelo mesmo site em uma semana. No dia 18 de março, biomédico do Recife recebeu perfume em vez do celular.

Eduardo Sena recebeu jogo de quebra-cabeças no lugar de iPhone — Foto: Reprodução/WhatsApp

Pela segunda vez em uma semana, um morador do Grande Recife levou um susto após comprar um iPhone pelo site da Amazon. Depois do biomédico Lucas Portela, que recebeu um perfume para bebês em vez do celular, o jornalista Eduardo Sena só encontrou na embalagem que deveria conter o smartphone um jogo de quebra-cabeças com o tema dos Três Porquinhos.

Ao g1, Eduardo, que também fez o relato nas redes sociais, disse que fez a compra no dia 20 de março, a pedido do pai, que não costuma utilizar serviços de comércio on-line.

O aparelho, que estava anunciado com preço original de R$ 3.221, custou R$ 2.899 como promoção pela “Semana do Consumidor”.

“Ele não usa cartão de crédito, nem sabe o que é pix; então mandei o boleto. E o pior é que ele ainda perguntou: ‘Isso é seguro mesmo, meu filho?’. E eu disse: É, é superseguro”, contou o jornalista.

Segundo Eduardo, a embalagem que deveria conter o produto chegou no fim da manhã de sábado (24) à casa onde mora, no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes.

Ao ver o jogo infantil dentro do pacote, ele disse que pensou ser uma forma de despistar uma possível tentativa de furto.

“Ia, inclusive, mandar uma mensagem para o meu pai, dizendo que o telefone tinha chegado. Mas resolvi abrir primeiro. Quando abri a caixa, estava o jogo dos Três Porquinhos. Achei bizarro, mas pensei que era para despistar e que o celular ia estar lá dentro”, afirmou.

Pedido de estorno

Na hora em que percebeu a troca de produtos, Eduardo disse que entrou em contato com o serviço de teleatendimento da empresa para pedir o estorno do valor da compra.

Por telefone, ele foi orientado a mandar um e-mail para o setor responsável.

“Disseram que tinham sete dias para responder, mas, já no sábado à tarde, mandaram um e-mail pedindo fotos com uma carta escrita a próprio punho. Eu entendo que haja um protocolo interno porque poderia ter agido de má-fé”, informou.

Na noite desta segunda, após conversar com a reportagem, Eduardo Sena disse que recebeu uma mensagem da empresa dizendo que dará uma resposta sobre a sua situação num prazo entre 3 e 5 dias úteis.

O g1 entrou em contato com a Amazon, mas, até a publicação da matéria, não obteve resposta.

Jovem recebeu perfume

No dia 18 de março, exatamente uma semana antes da situação ocorrida com Eduardo Sena, o biomédico Lucas Portela, que mora no Recife, tomou um susto abrir a encomenda que também deveria ter um iPhone e se deparar com um perfume para bebês.

O biomédico disse que o serviço de atendimento ao cliente o orientou a devolver o produto pelos Correios e que a devolução do dinheiro seria avaliada.

Em contato com o g1 nesta segunda, Lucas Portela afirmou que um dia após a reportagem ser publicada, o site de comércio eletrônico fez o estorno na compra do smartphone.

O que fazer em casos assim

De acordo com o Procon Recife, em casos como esse, é indicado que o consumidor faça fotos da embalagem e do produto e, imediatamente, entre em contato com a loja e com a transportadora para registrar a reclamação.

O órgão de defesa do consumidor disse também que é importante que a pessoa guarde todas as provas, como protocolos de contato e registros de mensagens de texto.

Além disso, também deve registrar boletim de ocorrência na delegacia. Caso o problema não seja resolvido, o consumidor poderá abrir reclamação no Procon Recife contra os fornecedores.


Por Artur Ferraz, g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário