sexta-feira, 24 de março de 2023

Úlcera venosa pode comprometer qualidade de vida da pessoa afetada pela doença


 Tipo de lesão que atinge membros inferiores normalmente decorre de problemas na circulação sanguínea, como explica enfermeira sênior Gabriella Souza – com atendimento na unidade Caruaru da Clínica Cicatriza

A úlcera venosa, ou varicosa, é um tipo de lesão que atinge os membros inferiores e normalmente decorre de problemas na circulação sanguínea. Assim, há deficiência no retorno venoso (o sangue acumulado nos membros inferiores não volta ao coração), aumentando a pressão interna das veias, que ficam mais propícias ao rompimento e, por vezes, um traumatismo leve pode provocar uma ferida complexa de difícil cicatrização. 

A enfermeira sênior Gabriella Souza – com atendimento na unidade Caruaru da Clínica Cicatriza – explica que, quando o congestionamento sanguíneo acontece, uma pressão se forma e leva sangue e outros líquidos do sistema vascular para o tecido. “Assim, esse fica impossibilitado de receber oxigênio e nutrientes. A partir daí, começam a surgir a mudança de coloração da pele (que fica mais escura), inchaços, dores e cansaço nas pernas. A fragilidade que se forma deixa os membros inferiores suscetíveis a feridas e, por menores que elas sejam, as úlceras venosas podem aparecer”. 

Fatores de risco e diagnóstico – Entre os fatores de risco para a Insuficiência Venosa Crônica (IVC), a profissional cita ser do sexo feminino, sobrepeso, sedentarismo, atividades que exigem muitas horas seguidas em pé, trombose venosa profunda e outros. A enfermeira diz que a realização de ultrassonografia com doppler venoso – exame simples, rápido e que não causa dor ao paciente – é um diferencial no diagnóstico precoce da doença venosa. 

Tratamento – Ao observar a mudança de coloração da pele (para roxo ou amarronzado) nos membros inferiores, é preciso buscar ajuda profissional, o quanto antes, para evitar a formação das úlceras, como alerta a profissional. No entanto, uma vez formadas, vale buscar tratamento o mais rápido possível, pois as feridas com menos tempo de evolução tendem a cicatrizar mais rápido. 

Gabriella Souza acrescenta que o tratamento deve se resumir à seguinte tríade: medicamentos e curativos receitados por profissionais capacitados da área de Saúde; hábitos saudáveis de vida; e medidas e exames preventivos. “Dessa forma, certamente se consegue domar a doença e manter a qualidade de vida em alta, mesmo passando pelos percalços causados pelas incômodas feridas nas pernas. Mudanças no estilo de vida são indicadas para retardar o aparecimento das varizes causadoras das úlceras. Por isso a importância da realização de exercícios físicos diários, a exemplo da caminhada, bem como da manutenção de uma alimentação equilibrada”. 

Cicatriza – Clínica especializada no tratamento de ferimentos de difícil cicatrização e enfermidades do aparelho circulatório, com unidades em Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB). Para mais informações, basta acessar o site www.cicatriza.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário