terça-feira, 21 de março de 2023

Idosa de 94 anos é resgatada após ser mantida em cativeiro em quarto de motel pelo próprio filho


Uma mulher de 94 anos foi resgatada de um quarto de motel em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A idosa era mantida em cárcere privado pelo filho, há cerca de três anos. O homem, de 56 anos, foi preso na última quinta-feira (16), após uma denúncia anônima. Segundo a Polícia Civil, a mulher possui uma renda mensal de aproximadamente R$ 15 mil.

A mulher, ex-professora, é aposentada pelo estado de Pernambuco e recebia uma pensão desde a morte do marido; a renda mensal da idosa, segundo a PCPE, é de aproximadamente R$ 15 mil. Além dos rendimentos regulares, a idosa é proprietária de um Chalé em Aldeia, na Região Metropolitana, e de dois apartamentos no Recife. O filho tinha curatela provisória e recebia os benefícios.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher vivia em condições insalubres e sem exposição à luz solar, em um quarto sujo, com cheiro de urina, lixo e restos de comida espalhados pelo cômodo. No momento do resgate, segundo a corporação, a idosa estava desorientada e despida, enrolada em um lençol e usando apenas uma fralda geriátrica.

O homem alegou que a casa da mãe estava em reforma e que a hospedagem no motel foi uma medida tomada para protegê-la da Covid-19.

O resgate da idosa contou, ainda, com a participação de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminharam a idosa ao Hospital Tricentenário, em Olinda. Até o momento, a investigação não encontrou outros parentes da idosa.

O homem foi autuado em flagrante por maus tratos à pessoa idosa e cárcere privado, no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. Após audiência de custódia, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva, e o filho foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima.

Segundo a Polícia Civil, o homem já havia sido alvo de um boletim de ocorrência em 2018 por possíveis maus tratos contra a mãe.

www.folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário