terça-feira, 26 de março de 2024

Programa Mães de Pernambuco vai dar auxílio de R$ 300 por mês para 100 mil mulheres; saiba quem pode receber e como confirmar cadastro

Primeiro pagamento deve acontecer em 13 de maio, data seguinte ao Dia das Mães. A partir de junho, benefício passa a ser pago no quinto dia útil de cada mês, segundo o governo.

Ana Carolina Fragoso, de 27 anos, é mãe de Maria Esther, de 3 anos, e vai ser beneficiada pelo programa — Foto: Iris Costa/g1

A partir de maio, 100 mil mulheres que moram no estado vão poder contar com mais R$ 300 no orçamento mensal. Esse auxílio vai ser pago pelo governo do estado através do programa Mães de Pernambuco, lançado oficialmente nesta segunda-feira (25) no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual, no Recife .

Para ter direito ao benefício, as mulheres precisam atender aos seguintes requisitos:

Morar em Pernambuco;
⁠Ser beneficiária do Bolsa Família e manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados;
Ser a responsável pela família;
⁠Estar grávida, ser mãe ou responsável por uma criança de até 6 anos;
⁠Não ter emprego formal.

A confirmação de adesão ao programa deve ser feita através do portal do Mães de Pernambuco até o dia 25 de abril. Para isso, é necessário informar a data de nascimento e o Número de Identificação Social (NIS).

O pagamento deve começar em 13 de maio, data seguinte ao Dia das Mães, e passa a ser realizado no quinto dia útil de cada mês, a partir de junho, segundo o governo do estado. O benefício continuará ativo e sendo pago enquanto a mãe possuir filhos menores de 6 anos, ainda de acordo com o governo.

Todas as mulheres contempladas pelo programa já foram pré-selecionadas com base nas informações do CadÚnico, de acordo com o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco, Carlos Braga.

“Nós já baixamos a folha do Bolsa Família, identificamos quem são as 100 mil mulheres, inclusive 62% delas são mães solo. Essas mães devem procurar o site e lá [cada uma] vai poder dar o ‘ok’ da participação dela”, afirmou o secretário estadual.

Durante o lançamento do programa, a governadora Raquel Lyra (PSDB) explicou que esse auxílio tem a proposta de auxiliar as mães mais vulneráveis que residem no estado.

“É claro que não é um dinheiro que resolve todos os problemas, mas é um dinheiro que coloca comida na mesa, que permite comprar um remédio. Foram privilegiadas mulheres negras, mães de crianças com deficiência e mães com mais de um filho”, declarou a governadora.

Uma dessas mulheres é Ana Carolina Fragoso, de 27 anos, que mora no bairro de Dois Carneiros, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ela é mãe de Maria Esther, de 3 anos, e espera a chegada de Maria Liz, que pode nascer a qualquer momento.

“Eu recebi uma ligação dizendo que eu fui contemplada com esse programa e que eu ia ser uma das primeiras. Vou dividir o dinheiro para a filha que está na barriga e para essa [Maria Esther]. Posso dividir para o lanche de uma e a outra para fralda e coisas de higiene, que é muito caro para criança e bebê. Vai ser de muita ajuda para elas duas”, contou a mãe.

Para a dona de casa Rosilene Lindalva da Silva, de 33 anos, esse benefício vai complementar a renda de casa. Ela mora em Vicência, na Mata Norte do estado, e é mãe de duas crianças, uma de 6 anos e outra de 1 ano e 10 meses. "Vai me ajudar a comprar as coisas dos meninos, o que for faltando, como comida e roupa", disse.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, as mães podem entrar em contato com a Ouvidoria Social, através de uma ligação gratuita para o número 0800.081.4421, pelo número de WhatsApp (81) 98494-1298, ou pelo e-mail ouvidoria@sas.gov.pe.br.


Por Iris Costa, g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário