sexta-feira, 15 de março de 2024

Compesa tem média de dois furtos por semana e abastecimento de água fica comprometido em Pernambuco


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) enfrenta uma situação preocupante, uma média de dois furtos por semana comprometem o abastecimento de água no estado. O presidente da estatal, Alex Campos, revelou os dados durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), convocada pelo deputado Luciano Duque.

Em 2023, cerca de 1 milhão de pessoas foram afetadas pelos 82 furtos registrados ao longo do ano, resultando em prejuízos de aproximadamente 60 unidades operacionais da Companhia. A situação é crítica em várias regiões, com destaque para a Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão.

Além dos furtos de insumos e equipamentos, também ocorrem furtos de água nas adutoras, o que agrava a situação. Em janeiro deste ano, um furto de cabeamentos elétricos deixou Vitória de Santo Antão com 70% do abastecimento comprometido.

A Compesa tem se esforçado para combater esses crimes, realizando operações policiais para retirada de ligações clandestinas nas adutoras. Medidas de segurança patrimonial estão sendo implementadas, como aumento do efetivo de pessoal e uso de videomonitoramento.

O presidente lamenta que recursos que poderiam ser destinados à melhoria dos serviços tenham que ser investidos em segurança, mas destaca a importância do debate sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário