sexta-feira, 22 de março de 2024

Moradores de Pernambuco poderão tirar nova Carteira de Identidade Nacional a partir de abril

 

O Governo do Estado de Pernambuco promoveu nesta quinta-feira (21) uma solenidade para marcar oficialmente o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado. O evento ocorreu na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), localizado em Santo Amaro, na área central do Recife, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB).

O gerente do IITB, delegado Paulo Jean, destacou que o lançamento da nova identidade é um marco histórico. Ele informou que será elaborado um calendário para a emissão do documento, com prioridades definidas. O agendamento para tirar a nova carteira deve ser feito pelo site https://www.pecidadao.pe.gov.br/.

Segundo Jean, a primeira fase da emissão da nova carteira será destinada a pessoas acima de 60 anos, com a idade sendo progressivamente reduzida ao longo dos meses seguintes. Ele também ressaltou que os estudantes sem identidade serão convocados automaticamente.


A nova Carteira de Identidade Nacional adota um padrão nacional e utiliza o número único para todo o país, o CPF. Com isso, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão, o que reduz fraudes e custos para a sociedade, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, permite a integração de dados de forma segura e em tempo real, possibilitando que diferentes áreas do governo atuem de maneira integrada para atender às necessidades dos cidadãos.

Entre as inovações da CIN está a inclusão do QR Code, que facilita a verificação pela Segurança Pública e por unidades de atendimento públicas e privadas, e a Machine Readable Zone (MRZ), que possibilita o uso do documento como documento de viagem, mediante acordo entre países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário