terça-feira, 19 de março de 2024

Dia de São José: entenda a crença dos agricultores e saiba previsão do clima para esta terça (19)

Agricultores nordestinos aguardam todos os anos para que o dia do Santo seja marcado pela chuva

Agricultores esperam que chuvas beneficiem a colheita no inverno (Foto: Elza Fíuza/Agência Brasil)

O Dia de São José é comemorado nesta terça-feira (19) e a chuva nesta data é muito aguardada por agricultores nordestinos, pois é sinônimo de fartura da colheita. A crença existe há séculos e, segundo o catolicismo, São José foi pai de Jesus e trabalhava no campo. Por isso, neste dia muitos agricultores erguem a cabeça para o céu com a esperança de que a chuva chegue.

Especialistas explicam que a data do Santo coincide com a mudança de estação do verão para o outono no hemisfério sul. A chegada do outono, no dia 20 de março, traz um clima mais ameno em algumas localidades do país.

No entanto, no Norte e Nordeste as variações climáticas são poucas. Entre as principais características desta estação estão a queda de temperatura, dias mais curtos e as árvores começam a perder as folhas.

A transição de estações ainda favorece a Zona de Convergência Intertropical, que é uma banda de nuvens que circula todo o planeta na região equatorial. Esta zona é uma das principais causadoras de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão do clima para o dia 19 de março no estado é a seguinte:

- Região Metropolitana do Recife: Parcialmente nublado a claro com chuva rápida de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite com intensidade fraca.

- Mata Norte e Sul: Parcialmente nublado a claro com chuva rápida de forma isolada manhã e noite com intensidade fraca.

- Agreste: Parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca.

- Sertão de Pernambuco: Parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.

- Sertão de São Francisco: Parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário