quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Real Time Big Data: Raquel Lyra tem 56% dos votos válidos; Marília Arraes aparece com 44%

Fotos: Rafael Vieira/DP Foto

Na pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pelo Instituto Real Time Big Data para o Governo de Pernambuco, a ex-prefeita de Caruaru e candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) lidera com 52% das intenções de voto, à frente da deputada federal e também candidata ao Executivo Estadual, Marília Arraes (SD), que foi escolhida por 41% dos entrevistados ouvidos pelo levantamento.

Brancos e Nulos somam 5% e indecisos, 2%.

Na contagem de votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e abstenções à pesquisa. Raquel figura com 56%. Marília Arraes tem 44%.

Vale lembrar que este é o segundo levantamento feito pelo instituto. A primeira pesquisa Real Time Big Data, divulgada no último dia 11/10, mostrava Raquel Lyra (PSDB) com 54% dos votos totais e Marília Arraes (SD), com 35%.

O número de abstenções também diminuiu em relação ao primeiro levantamento. Brancos, Nulos e indecisos totalizavam 11% (7% brancos e nulos, 4% NS/NR) na última pesquisa, contra os 7% (5% brancos e nulos, 2% NS/NR) registrados neste levantamento.

Veja o gráfico de comparação entre as duas pesquisas:


Em números absolutos, levando em consideração apenas os votos válidos, Raquel Lyra (PSDB) apresentou queda de 5% (de 61% para 56%) e Marília Arraes (SD), consequentemente cresceu em cinco pontos percentuais (de 39% para 44%) em relação ao levantamento anterior.

A tucana tem a seu favor a alta adesão de grupos e lideranças políticas dos campos de esquerda e de direita em todo o estado, além apoio público do candidato Miguel Coelho (UB), que obteve votação expressiva no primeiro turno. A neta de Miguel Arraes, em contrapartida, tem ao seu lado o ex-presidente Lula (PT), que obteve cerca de 65% dos votos em Pernambuco na primeira fase da disputa eleitoral. O petista esteve presente ao lado de Marília na última semana, o que pode ter impulsionado o seu desempenho na pesquisa.

A pesquisa está registrada no TRE sob protocolo 1618/2022 e tem intervalo de confiança de 95%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário