quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Pássaros silvestres transportados em caminhonete de luxo são resgatados na BR-428

Os pássaros estavam em gaiolas e seriam levados da Bahia para a Paraíba


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, nesta quarta (12), cinco pássaros silvestres da espécie Sporophila nigricollis, popularmente conhecidos como "papa capim". As aves estavam sendo transportadas de forma ilegal em um veículo Hilux abordado pelos policias na BR-428, em Belém de São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

Ao darem início à fiscalização veicular, os PRFs notaram uma gaiola e um alçapão onde estavam sendo levados os “Papa Capim”. Os animais não possuíam anilha, lista de passeriformes ou qualquer outro documento de autorização ambiental. Aos policiais o motorista disse ter comprado os pássaros numa feira livre em Juazeiro da Bahia e os levaria até a cidade de Jericó, na Paraíba.

Diante da conduta que se enquadra na legislação ambiental, que diz ser crime "Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, o motorista terá que se apresentar a justiça. Os “papa capim” foram entregues à CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário