sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Pfizer como reforço para quem tomou Janssen.



O Governo de Pernambuco informa que, por recomendação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, autoriza a utilização das vacinas da Pfizer como dose de reforço para quem foi vacinado com o imunizante da Janssen. O Estado irá distribuir aos municípios as 19.450 doses da vacina da Janssen recebidas na última semana. Contudo, esse quantitativo vai atender apenas 11,2% dos 173.073 pernambucanos imunizados anteriormente com a Janssen. Por isso, quando o insumo acabar, a orientação é dar continuidade ao reforço com dose da Pfizer.

A autorização também leva em consideração a falta de previsão pelo Ministério da Saúde (MS) para envio de mais insumo da Janssen para o Estado. "Precisamos acelerar o reforço daqueles que tomaram uma dose da Janssen. Com a indisponibilidade do insumo para todos, será possível fazer o reforço com a Pfizer. Alguns pernambucanos já completaram 5 meses da primeira aplicação, sendo indispensável, de acordo com os estudos, aumentar os níveis de anticorpos no organismo, ampliando a proteção contra a Covid-19", afirma a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. Frisa-se que o esquema heterólogo também garante a imunização do indivíduo, conforme comprovação de estudos científicos.

Pessoas que foram vacinadas com dose única da Janssen e já tomaram um reforço da Pfizer não precisarão de mais uma dose da Janssen, tendo seu esquema vacinal considerado completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário