quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Para reforçar a vacinação, vans irão a municípios de Pernambuco com as menores taxas de imunização

Por meio da iniciativa, equipes de profissionais de saúde se deslocarão em vans e caminhonetes, a fim de ampliar a vacinação nas cidades



O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (14), o Programa Vacina Mais PE, estratégia que visa intensificar a vacinação nos municípios que possuem os menores índices de cobertura vacinal contra a Covid-19. Por meio de “carros da vacina”, as equipes atuarão na busca ativa de pessoas com atraso na segunda dose, ou na dose de reforço, ou que ainda não tenham sido vacinadas nem com a primeira dose. A iniciativa contará com vans e caminhonetes que se deslocarão pelos municípios, especialmente em regiões de difícil acesso ou vulneráveis, a fim de ampliar a vacinação nas cidades.

De acordo com o Governo de Pernambuco, 18 municípios se encontram em situação crítica, tendo oito deles cobertura vacinal inferior a 50%. “A Mata Sul concentra o maior volume de municípios com cobertura abaixo de 50%, por isso foi a região escolhida para a ação inicial da vacinação”, explicou a superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina Melo.

O Programa Vacina Mais PE inicia nesta quarta-feira (15), começando pelos municípios de Água Preta e São Benedito do Sul, e deve seguir nas duas cidades até o domingo (9). No próximo dia 20, os “carros da vacina” estarão em Gameleira e São José da Coroa Grande, onde permanecem até o dia 26. Entre os municípios que também receberão a iniciativa nas próximas semanas estão ainda Quipapá, Catende, Escada e Ribeirão. Inicialmente, o programa está previsto para durar ao todo 90 dias.

Governador detalhou objetivos do programa

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, frisou que o objetivo maior do programa é salvar vidas. “Sabemos que estamos no caminho certo mas podemos e temos o dever de acelerar o que for possível ainda nessa questão da vacinação”, disse.

Câmara destacou, também, que o apoio da população é fundamental nesse momento. “E sabemos o que isso [a pandemia] nos custou: não apenas vidas, porque vidas não se recuperam, mas toda uma necessidade de mobilização que a nossa sociedade não pode deixar de ter, não pode deixar de enfrentar e não pode de maneira nenhuma achar que está resolvido. Não está. A gente precisa ter essa conscientização que é necessário completar esse período de vacinação em todo mundo, fazer esse reforço que já está sendo feito, principalmente nas pessoas mais idosas, que se vacinaram primeiro”, pontuou.

“Isso vai chegar também em todo mundo e a gente precisa olhar o que está sendo feito nas regiões do Estado de Pernambuco para saber, efetivamente, onde precisa ser mais rápido, fazer realmente uma sensibilização maior, um corpo a corpo necessário. E a gente tem tido, graças a todos os esforços de todo mundo, o apoio de todos os prefeitos e prefeitas. Tanto é que Pernambuco vai terminar 2021 com a segunda menor taxa de mortalidade do País. Isso também graças a esse esforço realmente que todos nós fizemos. Então, é uma ação para salvar vidas, não é outra coisa”, acrescentou.

O governador ressaltou, ainda, que o programa foi pensado juntamente com os municípios pernambucanos. “A vacinação está andando bem, mas a gente pode acelerar. Esse fim de ano a Secretaria de Saúde identificou junto com municípios áreas que podem avançar mais rápido, áreas em que a cobertura ainda está abaixo da média do Estado. E o programa foi pensado nisso, em dar condições realmente de junto aos municípios identificarmos e levarmos a vacina a quem não se vacinou ainda, garantindo a primeira dose para quem não tomou ainda, a segunda para quem esqueceu ou não tomou, e a terceira para quem já estiver enquadrado dentro dos prazos para se tomar a terceira dose”, disse.

“A gente quer realmente chegar até o mês de março do próximo ano, que é um mês onde normalmente há um incremento da sazonalidade de doenças respiratórias, e a população já esteja com uma cobertura vacinal. Isso pode ajudar muito qualquer outro tipo de pico, não apenas de Covid, mas de outras doenças também respiratórias, até porque a gente tem identificado que a vacina este ano foi muito importante, fundamental, para a gente estancar as taxas de mortalidade que infelizmente chegaram aqui a Pernambuco e a todo o País”, completou.

Prazos e Metas Estaduais

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou que a meta do Governo do Estado é chegar a 90% da população elegível vacinada nos próximos 90 dias, especialmente para lidar com a sazonalidade de doenças respiratórias, que costumam aumentar entre os meses de março e maio. “Hoje, nós estamos com 78,5% da nossa população com cobertura completa e estamos nos aproximando de 900 mil pessoas com a dose de reforço. A meta é chegar a pelo menos 90% com a segunda dose e pelo menos 2 milhões de pernambucanos com a dose de reforço, especialmente as pessoas mais vulneráveis, os mais idosos, os trabalhadores da saúde e aquelas pessoas com algum comprometimento da imunidade”, detalhou.

Longo também frisou que o Estado está atuando em parceria com os municípios, que possuem a competência para vacinar os cidadãos. “Como o Programa Vacina Mais PE nós vamos atuar dentro dos municípios onde a gente tenha uma menor cobertura quando comparada a média do Estado. E aí é importante entender que esses municípios têm algumas características regionais que exigem, por exemplo, que você tenha uma maior infraestrutura. E é por isso então que a gente está dando suporte de infraestrutura e de pessoal, especialmente a municípios que tenham a zona rural mais difícil”, disse.

“A gente está indo com carros, inclusive, com características diferentes, com equipes treinadas para fazer a abordagem dessas pessoas. Inclusive, pegando um pouco da experiência que tem dado certo aqui na Região Metropolitana, como os 'carros de ovo', da vacina. Então, a gente vai para essas regiões mais longínquas desses municípios, para buscar, para fazer a busca ativa da população, junto com as equipes municipais. É preciso dizer que não é uma intervenção nos municípios, é uma parceria nos municípios para que a gente consiga resultados melhores e chegar, como o governador bem disse, a março, que é o maior período de maior ocorrência de doenças respiratórias, com a população mais protegida e sem esses bolsões de não vacinados que nos preocupam, porque quando você tem uma característica de você ter regiões com muita gente não vacinada, essa região está mais suscetível a ter casos graves”, finalizou.


folhape

Nenhum comentário:

Postar um comentário