terça-feira, 5 de março de 2024

Prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia assume presidência da Amupe nesta terça-feira (5)

Prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia assume presidência da Amupe em cerimônia com presença da governadora Raquel Lyra (Divulgação/Lu Rocha)

O prefeito da cidade de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), tomou posse da presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na manhã desta terça-feira (5). O gestor assume o cargo no segundo ano do mandato conjunto com a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), que esteve à frente da entidade na primeira metade do biênio.

A particularidade do mandato foi decidida através de acordo entre as partes que resultou em uma chapa única. Fora da disputa eleitoral em 2024 - por estar em seu oitavo ano no executivo de Paudalho - Gouveia era vice-presidente da Amupe em 2023, sob a promessa de inversão dos cargos com a colega de chapa - que segue na corrida pela segunda prefeitura - no ano seguinte.

O clima da solenidade era de união e celebração entre os municípios e os poderes. A todo momento, Gouveia fazia questão de lembrar que sua gestão será de continuidade e parceria com sua vice, e com a bênção do antecessor, o deputado estadual José Patriota, ex-presidente da Amupe.

“Colocamos a Amupe a nível nacional, com discussão com todos os ministros. Tive a oportunidade de estar com o presidente Lula inúmeras vezes, tanto em Brasília quanto em Pernambuco. Abrimos o diálogo com o Tribunal de Contas, Ministério Público, Alepe. Eu saio muito satisfeita com o que conseguimos em um ano dessa gestão compartilhada”, afirmou Conrado, em discurso repleto de orgulho e agradecimento.

“A instituição existe para lutas que não podem ser enfrentadas sozinhas por cada município, nós damos a representatividade necessária a eles junto ao Governo Federal, Estadual e à sociedade civil”, declarou Gouveia.

Também estavam presentes na cerimônia a governadora Raquel Lyra (PSDB); o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), Valdecir Pascoal; o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Marcos Carvalho; o deputado federal Fernando Monteiro, representando a bancada federal pernambucana; os deputados estaduais José Patriota, ex-presidente da Amupe, Gustavo Gouveia, Doriel Barros, Romero Sales, Eriberto Filho; e o gerente de políticas públicas do Sebrae/PE, Fernando Clímaco.

“Temos uma grande celebração hoje. (Quero) agradecer a Márcia, por sua coragem, ousadia e determinação tão referenciada no enfrentamento do desafiador ano passado. Muitas conquistas foram celebradas, outras não conseguiram ser, mas é próprio do trabalho de quem está na vida pública. Um trabalho que tem começo, meio, mas não tem fim”, declarou a governadora de Pernambuco no encerramento da solenidade.

“Marcelo é também um prefeito inovador, ousado, impetuoso, e tenho certeza que vai emprestar sua capacidade para nos ajudar a fazer de Pernambuco um lugar melhor para se viver”, prosseguiu.

Em Brasília

Já em seu primeiro compromisso à frente da associação, Gouveia vai à Brasília para reunião com diretores da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em mobilização pela desoneração da folha de pagamento das prefeituras. A pauta defendida pelos gestores é de que a alíquota do INSS reduza de 20% para 8% nos municípios com menos de 142 mil habitantes - gerando uma economia de R$ 11 bilhões às cidades de todo o país.

“É uma conquista que os municípios do Brasil não podem abrir mão. O que vem acontecendo é que as dívidas previdenciárias vinham aumentando, poucos municípios conseguiam honrar, e no fim quem sofre é o povo. Se há menos recursos nos cofres municipais, há menos saúde, educação, infraestrutura, assistência social. O que buscamos é uma vida melhor para o povo”, disse o novo presidente da Amupe em coletiva de imprensa.

Nesta terça-feira, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) tem encontro marcado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e líderes de partidos na Casa para discutir este e outros tópicos polêmicos em alta nas últimas semanas. Apesar das pautas, a reunião deve ter caráter informal, aos moldes do último encontro de Lula com os líderes na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário