quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Sobe para mais de 250 número de pessoas atendidas em unidades de saúde por causa do uso de produtos de cabelo em prévias

Entre o domingo (5) e esta terça (7), foram, ao menos, 97 atendimentos em UPAs, 72 na Fundação Altino Ventura e 84 pessoas em emergências oftalmológicas particulares.

Eduarda Casanova e Mayara Santana tiveram problema nas córneas após uso de pomada capilar — Foto: Eduarda Casanova/Arquivo pessoal/Mayara Santana/Arquivo pessoal

Subiu para 253, ao menos, o número de pessoas atendidas, desde o domingo (5), em unidades de saúde por apresentarem problemas de visão após terem os olhos atingidos por produtos capilares, durante as prévias de carnaval do Recife e de Olinda. Na segunda (6), foi divulgado o registro de 148 casos.

Nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Ibura, na Zona Sul da capital, e de Paulista, no Grande Recife, foram registrados 72 e 25 atendimentos nesse período, respectivamente.

Outras 84 pessoas foram atendidas nas unidades de saúde particulares Hope e Hospital de Olhos Santa Luzia, que são do mesmo grupo e ficam nos bairros da Ilha do Leite e de Casa Forte, na área central e na Zona Norte do Recife, respectivamente.

De acordo com a Fundação Altino Ventura (FAV), única emergência oftalmológica pública do Recife, localizada no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, 72 pessoas foram atendidas até a manhã desta terça-feira (7).

Inflamação nas córneas ocorreu após pomada cair nos olhos durante as prévias — Foto: Fundação Altino Ventura/Divulgação

Ainda de acordo com a FAV, as pessoas que foram atendidas na unidade usaram pomadas de diversas marcas. Entre os sintomas que elas apresentaram, estavam vermelhidão, dor intensa, dificuldade para abrir os olhos, visão embaçada, ardor e sensação de corpo estranho.

O g1 conversou, na segunda (6), com duas pacientes: a servidora pública Eduarda Casanova e a dona de casa Mayara Santana. Elas usaram os produtos para fazer tranças no cabelo. Eduarda teve inflamação nas córneas e Mayara sofreu queimadura na retina.

Alerta e orientação

O oftalmologista Kayo Espósito, que é vice-diretor médico administrativo da FAV, alertou que o uso das pomadas capilares deve ser suspenso nesses casos. Ele disse que, se houver comprometimento das córneas, as pessoas podem chegar a precisar de transplante.

Ainda de acordo com o médico, caso caia algum tipo de produto capilar diretamente nos olhos, a pessoa deve lavar imediatamente e depois procurar um serviço de emergência para ser medicada.

Por g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário