segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Professores de Brejo da Madre de Deus farão parada de advertência

Sem definição de reajuste, professores irão paralisar suas atividades próxima quinta-feira – 16 de fevereiro


O SINDIBREJO, por sua Diretoria, diante o SILÊNCIO da Administração Municipal, no que se refere a uma resposta conclusiva acerca do reajuste do Piso Salarial dos Professores, vem de público esclarecer o seguinte:

Os nossos professores, na árdua luta que travaram no ano passado, visando garantir o reajuste do piso salarial em nosso município, abriram mão de uma considerável parcela de seus salários, num montante equivalente a mais de seis milhões de reais.

O gesto de renúncia, de sacrifício, deve ser enaltecido, lembrado sempre como uma atitude conciliadora de uma classe de profissionais que compreende as dificuldades, que se interessa pelo bem comum.

No entanto, ao se calar diante dos pedidos de esclarecimento, ao se quedar inerte aos reclamos dos professores, ao tentar “ganhar pelo cansaço”, passando recados a terceiros que se transformaram em boatos em meio a categoria, a Administração Municipal passa claramente a ideia de que “os professores são inocentes, que se deixam levar por argumentos frívolos, desprovidos de qualquer amparo legal”.

Não é bem assim a situação dos nossos mestres, são flexíveis, compreensivos, mas, não são tolos, aparvalhados.

Ao contrário do que faz crer a Administração, o quadro de professores do nosso município é constituído de dedicados educadores que sabem muito bem lutar por seus direitos, bastando, como exemplo, que se relembre do movimento salarial do ano passado.

Os atos normativos quando perpetrados de maneira adrede, sem o amparo da publicidade, violam de maneira letal um dos princípios da administração pública, a transparência com a categoria, colocando em xeque a sua lisura, sendo, pois, imprestáveis desde o seu nascedouro.

Não se compreende o motivo que levou a administração municipal até agora não dialogar com os professores, a descumprir a legislação, tanto na esfera Federal, como no âmbito do Município.

E não aceitamos os argumentos de sempre, de que o Município está endividado, de que os recursos não são insuficientes, pois, todos sabem, gestor, equipe técnica da educação, professores e, de resto, qualquer interessado, de que o endividamento da máquina pública passa por uma prática perniciosa que se instalou no município há anos.

Por que inúmeros municípios do mesmo porte do Brejo da Madre de Deus estão concedendo o reajuste?

A resposta é clara, cristalina, cujo teor fica em aberto para outra oportunidade.

Não abriremos mão, SINDIBREJO e professores, de um direito plenamente amparado, de um reajuste que é concedido anualmente tomando-se por base parâmetros previamente delineados, que não se constitui em benesses de quem quer que seja.

Saibam todos, iremos às últimas consequências, sem acordos, sem transigir.

O reajuste é dos professores, sem demora, integral, retroativo.

Assim tem sido a nossa luta.

Lutaremos novamente.

JUNTOS SOMOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário