quarta-feira, 13 de julho de 2022

Pernambuco confirma caso importado da varíola dos macacos

Foto: Divulgação.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi notificada, nesta terça-feira (12/07), de mais três casos suspeitos da varíola dos macacos (monkeypox). Até o momento, o Estado recebeu quatro notificações da doença e confirmou um caso importado, de um morador de São Paulo.

Apesar do caso confirmado, Pernambuco não registra transmissão local da varíola dos macacos, pois todos os casos notificados possuem histórico de viagens para o exterior e/ou para estados brasileiros que já confirmaram disseminação comunitária.

Sobre os três novos casos suspeitos (3 do sexo masculino), já foi iniciada a investigação epidemiológica para coleta de exames. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará investigação.

Dois deles são residentes do Estado de Pernambuco, dos municípios de Jaboatão dos Guararapes (1), Recife (1) e (1) do Estado do Rio de Janeiro. As faixas etárias são: 20 a 29 (2) e 40 a 49 (1). Dois tiveram contato direto com pessoas provenientes da África e Europa; e um deles realizou viagem recente a São Paulo. Dois encontram-se em isolamento domiciliar e um está isolado em unidade hospitalar da rede privada.

Com relação ao caso confirmado da doença, a ocorrência envolve um morador de São Paulo e a confirmação do caso será registrada pelo estado de origem. Por enquanto, Pernambuco não contabiliza nenhum caso confirmado da varíola dos macacos em residentes no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário