sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Média Estadão Dados mostra Lula com 51% dos votos válidos; Bolsonaro tem 38%


 O agregador é uma ferramenta interativa cujos gráficos mostram o cenário mais provável da corrida presidencial nos últimos seis meses

O agregador de pesquisas eleitorais do Estadão Dados já está atualizado com os resultados divulgados em 25/08 pela empresa Ideia. Segundo a Média Estadão Dados, calculada pelo agregador, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL), 33%. Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, Lula tem 51% e Bolsonaro, 38%.

O agregador é uma ferramenta interativa cujos gráficos mostram o cenário mais provável da corrida presidencial nos últimos seis meses, segundo metodologia adotada pelo Estadão. Além de consultar a Média Estadão Dados, é possível ver nele de forma separada as estimativas das pesquisas presenciais e telefônicas, que costumam ser diferentes. Os gráficos mostram 71 pesquisas sobre a corrida presidencial divulgadas nos últimos seis meses.

A Média Estadão Dados não é a simples soma dos resultados e divisão pelo número de pesquisas. O cálculo, feito todos os dias, considera as linhas de tendência de cada candidato (se estão estáveis, subindo ou caindo) e atribui pesos diferentes às pesquisas segundo sua “idade” (a data de realização) e metodologia (considerando que, na média os resultados são mais precisos quando os eleitores são entrevistados de forma presencial, em vez de por telefone).

Atualmente, só entram na média as pesquisas das empresas que divulgaram pelo menos um levantamento nos últimos 25 dias. Essa janela de inclusão vai diminuir com o tempo. Com isso, evita-se que resultados desatualizados afetem os números do agregador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário