quinta-feira, 28 de março de 2019

Frei Damião será declarado Venerável

A comissão de bispos e cardeais deu parecer favorável a continuação do processo de beatificação do religioso e o novo título deve ser decretado pelo papa até maio

Frei DamiãoFoto: Eduardo Knapp/Folhapress

Frei Damião de Bozzano está a um passo de ser declarado Venerável pela Santa Sé. A comissão de bispos e cardeais que analisava o dossiê chamado de “Positio”, enviado pela Arquidiocese de Olinda e Recife ao Vaticano, desde 2012, foi favorável ao prosseguimento do processo de beatificação. 

O material, que foi reunido pelo postulador da causa frei Jociel Gomes, conta com relatos da vida e virtudes do frade. Em fevereiro de 2018, a comissão formada por teólogos já havia dado parecer positivo para a continuação do processo. A verificação do “Positio” precisa passar com aprovação pelas duas comissões para amparar as decisões do papa. 

“A gente estava desde o ano passado nessa expectativa que saísse o parecer positivo, porque se eles dessem o parecer negativo o processo ia encerrar. A comissão dos bispos e cardeais, depois de ter feito todo o estudo do processo, concluiu de que Frei Damião viveu em grau heroico as virtudes cristãs. O mais importante desse parecer de ontem (terça-feira dia 26/03) é porque com ele, juntamente com o parecer do ano passado é que o papa Francisco tem como assinar o decreto”, reforçou frei Jociel Gomes. Segundo ele, a assinatura do título de Venerável deve acontecer entre abril e maio. 

O frei Jociel Gomes explicou que o processo de beatificação e canonização tem duas etapas: a diocesana, onde são feitas escutas as testemunhas e recolhidas várias documentações; e a romana, que consiste na apreciação de todas as provas por comissões do vaticano. O processo diocesano de frei Damião começou em 2003. Já o romano teve início em 2012. Dentro desses ritos, o postulante a beato e santo vai recebendo reconhecimentos. Damião de Bozzano que já havia sido elevado a “servo de Deus”, passará agora a Venerável. 

O próximo passa agora no caminho da beatificação será a aprovação de um milagre. Somente com o aval positivo de uma comissão de médicos da Santa Sé é que frei Damião será considerado beato. “Quanto aos milagres podemos dizer que já existem relatos de possíveis milagres, mas esses casos são acompanhados sob sigilo devido orientação do Vaticano. Nós devemos apresentá-los em breve a comissão de médicos”, disse Gomes. Para a declaração de santidade santidade, será necessário o reconhecimento de mais um milagre pós beatificação.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: Portal FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário