terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Tentativa de assalto a banco no Recife tem tiroteio e deixa três feridos; vídeo mostra criminosos roubando carro para fugir

Segundo o Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco, um vigilante do Itaú, um cliente e um criminoso ficaram feridos. Na fuga, assaltantes ainda bateram em um carro estacionado.

Criminosos fogem após assalto a banco com feridos no Recife

Uma tentativa de assalto a banco com tiroteio terminou com três feridos em uma agência do Itaú no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, na tarde desta segunda-feira (12). De acordo com o Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco, um vigilante, um cliente e um criminoso ficaram feridos. Imagens enviadas à TV Globo mostram os criminosos roubando um carro e fugindo.

A tentativa de assalto ocorreu por volta das 13h na Avenida Visconde de Albuquerque. A agência estava funcionando, cheia de clientes.

Até a última atualização desta reportagem, não havia nenhuma informação sobre prisões de envolvidos no crime. Por nota, o Itaú lamentou o ocorrido e informou que "o vigilante e o cliente feridos passam bem" (leia no final desta reportagem).

Veículo da Polícia Científica em frente à agência do banco Itaú no Recife que foi alvo de tentativa de assalto nesta segunda-feira (12) — Foto: Luna Markman/TV Globo

Segundo a Polícia Civil, equipes da Delegacia de Roubos e Furtos e do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) começaram a investigar o caso e, neste momento, "não é possível fornecer informações para não prejudicar o andamento das diligências".

A Polícia Militar de Pernambuco informou, também por nota, que foi acionada para a tentativa de assalto e que policiais do 13º Batalhão da PM foram enviados ao local e socorreram o vigiante ferido. "Os suspeitos fugiram do local sem conseguir subtrair nenhum valor do banco. Equipes seguem em diligências em busca dos envolvidos", disse, no comunicado.

No local, a equipe da TV Globo apurou que três bandidos teriam chegado caminhando e outros dois em duas motos diferentes. Um dos vigilantes estava em uma cabine à prova de bala. O outro estava mais próximo da porta.

Uma cápsula encontrada no local indica que foi utilizada pelos criminosos uma arma de 9 milímetros (veja vídeo abaixo). Toda a ação durou cerca de três minutos. Nenhum dinheiro do banco foi roubado. As marcas de sangue encontradas no chão indicam que a fuga dos criminosos foi pela rua lateral, a Arnaldo Bastos.

Três pessoas ficam feridas em tentativa de assalto a um banco, no bairro da Madalena

O diretor do Sindicato dos Vigilantes, Sandro Alves, afirmou que o vigilante, que não teve o nome divulgado por questão de segurança, tem aproximadamente 37 anos e foi ferido por um tiro de raspão no rosto e por estilhaços. Ele foi socorrido na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Caxangá e recebeu alta.

"O vigilante que estava no local com ele disse que viu quatro elementos: um dentro da agência e três fora. Quando o vigilante da agência que estava no escudo [local onde ele fica protegido] percebeu que se tratava de uma tentativa de assalto fez sinal para o vigilante que foi ferido. Ele reagiu e os que estavam fora começaram a atirar na direção da agência. Mais de dez tiros", contou Sandro Alves.

Um vídeo enviado para a TV Globo mostra quando eles tentam fugir usando o veículo, mas batem em outro carro que está estacionado. Em seguida, eles roubam um carro que estava passando pela avenida e conseguem fugir, abandonando o automóvel anterior no local, assim como uma moto.

Criminosos fogem após assalto a banco com feridos no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp


A agência bancária, a moto e o carro passaram por perícias realizadas por equipes do Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Científica. Papiloscopistas do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) também estiveram no local para coletar impressões digitais. A perícia preliminar realizada pelo IC constatou que foram efetuados na agência 24 tiros.

O que diz o Itaú

Em nota, o Itaú lamentou o ocorrido, disse que o vigilante e o cliente feridos passam bem e afirmou que está colaborando com as autoridades policiais na investigação e que seguirá acompanhando o caso.

Ainda no comunicado, o banco informou que a unidade está fechada e os clientes que precisarem de atendimento presencial podem ser atendidos nas unidades 9324 ou 0773, localizadas no bairro da Caxangá, na Zona Oeste do Recife.

"O banco reforça que as transações podem ser realizadas por meio de todos os outros canais disponíveis: Internet banking, aplicativos no celular, telefone e rede 24 horas", declarou o Itaú, no texto.

Por Luna Markman e Priscilla Aguiar, TV Globo e g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário