quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Guardas civis municipais paralisarão parte de suas atividades por 24 horas nesta quinta-feira (22), em Santa Cruz


O efetivo da Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe ameaça uma paralisação das suas atividades a partir da meia noite desta quinta-feira (22), que segundo o SINGMAG (Sindicato dos Guardas Civis e Agentes de Trânsito Municipais do Agreste de Pernambuco), de início irá durar cerca de 24 horas.

Segundo o órgão, a decisão é devido a alguns descumprimentos por parte da Prefeitura Municipal, entre elas reinvindicações de melhores condições operacionais de trabalho como fornecimento de armamento funcional adequado ao desempenho das funções; e reposição remuneratória como gratificação em serviços especializados.

A categoria já sinalizou que irá realizar a suspensão de suas atividades da recente operação implementada pela prefeitura municipal, denominada de “Madrugada Segura”, e que exercerá apenas as atribuições que constam no artigo 5º da Lei Federal 13022/2014, que é a preservação do patrimônio público, sem a realização de rondas e nem abordagens de pessoas suspeitas.


O presidente do Sindicato, Eder Duarte, relatou que há cerca de 90 dias tenta uma negociação com o prefeito Fábio Aragão, afim de solucionar o problema, porém sem sucesso. Ele sinalizou que caso não haja uma resposta concreta do Governo Municipal, a categoria se reunirá novamente na sexta-feira (23) para decidir os rumos.

“Estamos negociando há 90 dias, e se não houver acordo com o prefeito, entraremos em paralisação. Em assembleia no sábado passado, a categoria decidiu por votação unanime que caso não tivesse propostas até esta quarta, vamos tomar uma atitude e não iremos estar nas ruas amanhã (dia 22), faremos uma paralisação de 24 horas” – disse o presidente.

Ele completou que caso não chegue uma proposta por parte da gestão, uma nova assembleia será realizada na sexta-feira (23), para que a categoria possa decidir os rumos do movimento e que cumprirá apenas o artigo 5º da Lei Federal 13022/2014, que é a preservação do patrimônio público.

Prefeitura Municipal emitiu nota sobre essa questão. Confira abaixo:

A Secretaria de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe informa que, já se reuniu previamente com o chefe do Executivo Municipal e está em diálogo com os guardas civis municipais para tratar da pauta de reivindicações da categoria.

Como também, propor algumas soluções, como tem sido nesses dois anos de gestão, em que a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe implantou o Auxílio Fardamento, está executando a reforma do alojamento dos agentes, realizou a compra de novas motocicletas 0 km para a frota da Guarda, além de adquirir coletes balísticos para todos os guardas municipais.

Tudo que for possível, dentro da legislação, será feito para um acordo comum, já que a boa relação dos agentes da Guarda Civil Municipal com os demais entes da municipalidade é extremamente saudável para a população.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário