terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Raquel Lyra defende ‘tempo de união’, em diplomação marcada por emoção e homenagem a marido que morreu

Realizada nesta segunda (19), no Centro de Convenções, em Olinda, cerimônia também teve aplausos e vaias para senadora eleita Teresa leitão (PT) e para deputados federais.

Governadora e vice-governadora eleitas de Pernambuco são diplomadas pelo TRE

A diplomação dos eleitos em Pernambuco, nesta segunda (19), em Olinda, teve plateia dividida, aplausos, vaias e emoção. A futura governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), homenageou o marido dela, Fernando Lucena, que morreu no dia do primeiro turno, e defendeu um 'tempo de união' (veja vídeo acima).

A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções. Primeira governadora eleita da história de Pernambuco, Raquel Lyra recebeu o diploma do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), com a vice Priscila Krause (Cidadania).

Também receberam os diplomas a senadora eleita Teresa Leitão (PT) e os deputados federais e estaduais eleitos pelo estado nas eleições de outubro, além dos sete conselheiros distritais de Fernando de Noronha.

Raquel Lyra, ao lado do filhos e dos pais, durante diplomação realizada no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Marcada para 16h, a cerimônia começou às 16h38, no Teatro Guararapes, com uma fala do presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães. Ele falou sobre a importância da defesa da democracia.

“Que felicidade. Vivermos em um país que adotou um regime democrático de governo ao permitir que o povo, exercendo o poder de voto a cada quatro anos, possa avaliar seus representantes”, disse.

Guimarães ainda destacou a importância histórica do processo eleitoral no estado. Além de eleger a primeira senadora de sua história, também escolheu, pela primeira vez, uma governadora, em uma chapa inédita em todo o Brasil, formada por duas mulheres.

Essa parte do discurso teve manifestação do público que lotou o teatro. Parte aplaudiu e outra vaiou a senadora eleita Teresa Leitão. As pessoas também se manifestaram a favor e contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Priscila Krause recebeu diploma de vice-governadora de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente do TRE-PE precisou parar a solenidade para pedir respeito e disse que aquele "não era local para manifestações".

“Desejo mandatos profícuos e que atendam os anseios do povo”, afirmou, no fim do discurso.

Acompanhada dos dois filhos, a governadora eleita Raquel Lyra foi a primeira a ser diplomada, seguida por sua vice-governadora, Priscilla Krause.

As duas foram bastante aplaudidas por quem acompanhava a solenidade. O evento também foi transmitido pela internet.

Discurso de Raquel

Raquel Lyra recebe apoio dos filhos e de Pricila Krause em discurso feito durante diplomação — Foto: Reprodução/TV Globo

Raquel Lyra esteve sempre acompanhada pelos filhos, João e Fernando. Ela chamou os garotos de “bravos guerreiros”.

No início do discurso de diplomação, a futura governadora agradeceu ao trabalho “sério do TRE de Pernambuco “. O momento de emoção surgiu quando ela homenageou o marido.

“A Fernando, meu companheiro de toda uma vida, minha gratidão e minha saudade. Muito do que sou é por você e foi por você e nós vamos seguir a diante com a certeza de que vai tudo certo”, afirmou.

Raquel Lyra disse que o diploma de primeira pernambucana eleita governadora é de todas as pernambucanas, mulheres guerreiras. “Por uma vida mais digna esse governo será de vocês, declarou”.

A futura gestora de Pernambuco criticou a disseminação de “mentiras e fake news” e disse que a “verdade venceu”.

Ela afirmou que Pernambuco precisa criar um novo caminho, iniciar um novo ciclo de desenvolvimento e resgatar a sua esperança.

“Sei do tamanho da nossa responsabilidade nesse momento atual marcado pela polarização de um país dividido”.

Ela também homenageou o tio, ex-deputado Fernando Lyra, “lutou contra a ditadura militar”. Sobre a relação com o futuro governo de Lula, afirmou que “vai construir pontes e nunca muros”.

“Corre nas nossas veias o mesmo sangue de muitas mulheres guerreiras que lutaram por essa terra. Seremos nós as governadoras de todos os pernambucanos e pernambucanas”, afirmou.

Parlamentares

Teresa Leitão recebeu diploma de senadora eleita por Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

Pernambuco tem 25 deputados federais e 49 deputados estaduais. A maioria deles recebeu os certificados em chamada realizada por ordem alfabética.

Segundo o TRE-PE, Felipe Carreras (PSB) e Fernando Rodolfo (PL) não compareceram. Eles foram eleitos para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o TRE-PE, nenhum dos diplomados nesta segunda teve as contas reprovadas pela Justiça Eleitoral, em levantamento feito nos últimos dias.

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), houve uma mudança de última hora. O deputado Lula Cabral (Solidariedade) teve a eleição confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, ele passou quase três meses preso, em 2019, por suspeita de participação no desvio de R$ 92,5 milhões do fundo previdenciário do município.

Após o TSE deferir o registro de candidatura dele, o TRE fez, nesta segunda (19), uma nova totalização dos votos e Lula Cabral foi eleito com 34.798 votos.

Com essa mudança, o Solidariedade ficou com quatro cadeiras na Alepe e Diogo Morais (PSB), que recebeu 43.117 votos, perdeu a vaga.

Entre os deputados federais eleitos, pai e filho foram diplomados. Eduardo e Lula da Fonte (PP) participaram da solenidade.

Eduardo, que tem 50 anos, vai para o seu quinto mandato e Lula da Fonte, de 22 anos, deputado mais jovem eleito no Nordeste, irá para a sua primeira experiência em Brasília.

Também recebeu o diploma a senadora eleita, Teresa Leitão (PT). Ela ocupará a vaga a ser deixada por Fernando Bezerra Coelho (MDB).

Tereza Leitão teve contas aprovadas com ressalva, de acordo com o TRE-PE. Ela e os suplentes da chapa, Francisco Ferreira Alexandre e Sílvio Costa, devem devolver R$ 450 mil aos cofres públicos. A decisão não impede a diplomação. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Deputado federal eleito pelo PTB, Coronel Meira, também foi recebido com aplausos e vaias. Ex-comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco, ele fez um gesto com a mão imitando uma 'arma", como ficou famoso no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Túlio Gadelha (Rede) também foi recebido com vaias a aplausos. Maria Arraes (SD), irmã da candidata ao governo derrotada Marília Arraes, fez o "L" e Lula

Por Priscila Aguiar, g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário