sábado, 31 de dezembro de 2022

Conta de luz segue sem cobrança adicional em janeiro, anuncia Aneel


Sistema de bandeiras tarifárias sinaliza custo da geração de energia. Desde 16 de abril, está em vigor a bandeira verde, que não gera taxa extra para consumidores.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que a conta de luz seguirá sem cobrança extra em janeiro de 2023.

A agência manteve acionada a bandeira tarifária verde, que não acrescenta custos às tarifas dos consumidores de energia com base no seu consumo mensal. A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril deste ano.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte.

Quando o custo da produção de energia aumenta, por exemplo, por conta do acionamento de usinas térmicas (mais poluentes e mais caras), a Aneel pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor.

Em nota, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que a agência tem trabalhado “para garantir tarifas de energia cada vez mais justas, o que inclui melhorias contínuas na metodologia das bandeiras e reduções estruturais nos custos”.

Ele citou, por exemplo, a redução de 34,5% no custo da energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu em 2023 em relação a este ano.
Situação dos reservatórios

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de produção de energia no país, estava em 51,9% até quinta-feira (29), situação considerada confortável pelo operador.

Para efeitos de comparação, os reservatórios da região encerraram dezembro de 2021 com cerca de 25% de volume. No ano passado, o país enfrentou uma crise energética.

Ainda segundo dados do ONS, a perspectiva é que os reservatórios dos quatro subsistemas do país encerrem mesmo o ano de 2022 como níveis superiores a 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário