sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Pernambuco recua e não vai liberar uso de máscara em locais abertos ao atingir 80% da população vacinada

Foto: Bruna Costa/ESP. DP Foto

Pernambuco voltou atrás na decisão de liberar o uso de máscara, em locais abertos, ao atingir 80% da população vacinada, como estava previsto e vinha sendo comentado pelo secretário de Saúde do Estado, André Longo, que contou a novidade em coletiva realizada nesta quinta-feira (2). O secretário pontuou o avanço de casos da nova variante Ômicron na Europa, que já há casos registrados no Brasil.

"É impossível impedir a circulação e surgimento dessas novas variantes. Já temos relatos no Brasil, mas precisamos estar atentos porque os cuidados precisam ser os mesmos. Aquela ideia de que seria possível abolir o uso de máscara quando chegasse a 80% da cobertura vacinal caiu por terra com o que está acontecendo na Europa. Não há mais condições de fazer isso com segurança, Pernambuco não trabalha mais com esse cenário. Precisamos que a população intensifique os cuidados", anunciou André Longo.

Em critica ao governo federal, o secretário explicou que o Estado defende que haja maior controle nos aeroportos, mas acaba sendo dificultado porque o trabalho é feito pelo Executivo nacional. "Temos defendido que haja maior rigor e controle nos aeroportos através do passaporte vacinal, mas há uma resistência [do governo federal de implantar o passaporte vacinal para estrangeiros. Entendemos que é uma medida fundamental que infelizmente não cabe aos estados", afirmou.

De acordo com Longo, Pernambuco ainda não atingiu 80% da população com o ciclo vacinal completo até a 2ª dose. "Chegamos perto de 95% em relação à 1ª dose e temos algo em torno de 72/74% em relação à 2ª dose. Precisamos trabalhar mais com a necessidade da dose de reforço e ver como será o comportamento da Covid-19 e dessa possível variante, que é uma nova preocupação".

Ele disse que o Aeroporto dos Guararapes, no Recife, atualmente conta com um posto de testagem no desembarque das aeronaves e que há uma conversa com a TAP (Transportes Aéreos Portugueses) para tentar fazer uma maior testagem. "Atualmente só temos um voo internacional que é o da TAP. Tivemos conversas com a empresa para que pudéssemos fazer uma parceria para ampliar essa testagem, que é um serviço voluntário, até porque o governo brasileiro não instituiu essa obrigatoriedade e o Estado não pode instituir, cabe apenas a eles fazer isso".


Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário