terça-feira, 3 de setembro de 2019

Secretaria de Saúde de PE confirma morte por sarampo de bebê em Taquaritinga do Norte; é a primeira morte no estado

Dos 13 casos de sarampo confirmados, 3 são de Caruaru, 1 de Frei Miguelinho, 1 de Santa Cruz do Capibaribe e 5 de Taquaritinga do Norte.

Vacina Sarampo — Foto: Divulgação CMS

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou a morte por sarampo de um bebê de sete meses em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, nesta segunda-feira (2). Essa é a primeira morte causada pela doença registrada no Estado. No total, foram notificados 395 casos suspeitos de sarampo em Pernambuco. Desses, 86 já foram descartados, 296 estão em investigação e 13 foram confirmados após análise laboratorial realizada pela Fiocruz RJ. Dos casos confirmados, três são moradores do Recife, três de Caruaru, um de Frei Miguelinho, um de Santa Cruz do Capibaribe e cinco de Taquaritinga do Norte.

Através de nota, a Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte informou que, no município tem apenas um caso confirmado de sarampo este ano, um adolescente de 18 anos, no mês julho. Em agosto, teve a morte de um bebê com sete meses de vida, o qual teve a morte suspeita de sarampo. A família recebeu assistência e a Secretaria Estadual tomou a frente da investigação. Até a data desta segunda (2), não foi passada nenhuma informação sobre o laudo da morte. A nota diz ainda que, por este motivo, foi marcada uma reunião emergência com a Secretaria Estadual de Saúde para esclarecer os fatos e tomar as medidas necessárias.

O Programa Estadual de Imunização reforça que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra rubéola e caxumba e é uma das maneiras mais eficazes de evitar o adoecimento.

“Os municípios têm relatado aumento na procura da vacina tríplice viral, principalmente pelo público adulto. Contudo, não podemos esquecer a importância de vacinar crianças, população com mais risco de agravamento do quadro. Elas precisam ter duas doses da vacina para estar devidamente protegidas. Além disso, os meninos e meninas entre 6 meses e 11 meses também devem tomar a dose zero, que foi instituída no Brasil desde o mês de agosto”, reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Entre os perfis dos casos confirmados estão dois adolescentes, de 17 anos, que estavam em excursão em Porto Seguro; e sete pessoas que estavam em um evento no município de Taquaritinga do Norte.

Sintomas

A secretaria informa que é preciso prestar atenção nos sintomas do sarampo. São eles: febre, manchas avermelhadas, que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

Esse cuidado deve ser tomado sem levar em conta a idade ou se a pessoa tomou vacina alguma vez.

Também é preciso ficar em alerta para casos de pessoas com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral.

Segundo a secretaria estadual, no Brasil, os estados com casos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Roraima.

A notificação de caso suspeito de sarampo é obrigatória. Apresentando essa sintomatologia, é importante ir ao posto de saúde mais próximo para receber a devida assistência.

Vacina

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. Em 2019, em Pernambuco, até 27 de julho, 85% das crianças com 1 ano fizeram a primeira dose da tríplice viral e 63%, a segunda. A meta mínima é de 95% de cobertura, levando em conta o público de todas as idades.

A imunização deve seguir o seguinte esquema:

Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;

Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;

Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Ainda é indicada a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo. A imunização deve ser feita pelo menos 15 dias antes da viagem.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário