quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Novo bispo da Diocese de Caruaru será empossado em cerimônia neste sábado (21)

Programação completa foi divulgada nesta manhã


Foi divulgado hoje (18), em coletiva de imprensa, a programação da posse do novo bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap. O evento será no próximo sábado (21), na Catedral Nossa Senhora das Dores. A programação da posse inicia-se a partir das 14h30, com uma coletiva de imprensa, na Igreja do Convento, bairro Divinópolis. Em seguida, às 15h30, o público acompanhará o cortejo em carro aberto, com a presença do novo bispo e de autoridades. O cortejo sairá da Avenida Agamenon Magalhães e segue até a Catedral, na avenida Rio Branco.
Logo após, às 16h, será realizada a posse canônica na Catedral Nossa Senhora das Dores. De acordo com a Diocese, nesse momento, telões serão espalhados no entorno para que o público acompanhe a posse. O acesso ao interior da Catedral será restrito aos bispos, padres, seminaristas, autoridades e imprensa credenciada. A cerimônia se encerra com a Concelebração Eucarística presidida por Dom José Ruy, em frente à Catedral, a partir das 17h.



Ainda durante a coletiva desta quarta, algumas orientações foram repassadas e deverão ser seguidas durante a posse do novo bispo. Haverá uma equipe para receber a imprensa que deverá estar identificada pelo adesivo de acesso - disponibilizado durante a coletiva do dia 21. A área da imprensa será ao lado da pia batismal. Outra informação importante é que no palco ficarão somente os bispos e os seminaristas que terão funções durante a celebração.
Algumas interdições serão realizadas pela Destra no dia 21. A avenida Rio Branco será interditada parcialmente a partir das 5h, no trecho entre o Palácio Episcopal e a Catedral. A partir das 13h, haverá também a interdição do trecho subúrbio/Centro até o Grande Hotel. A avenida Agamenon será interditada, parcialmente, sentido subúrbio/Centro, na altura da Italiana Veículos, a partir das 14h. Ela será reaberta a partir do momento em que o cortejo for finalizado.
Em conversa exclusiva com a assessoria de imprensa da Diocese, Dom Ruy descreveu o sentimento de participar deste momento histórico para os 19 municípios que compõem a Diocese de Caruaru. “Estimado povo de Deus. Estamos nos aproximando da posse do quinto bispo desta Diocese. No coração de um cristão, deve existir mais esperança do que expectativa. E o que alimenta a nossa esperança é a fé e o amor. Naturalmente que, do ponto de vista humano, existe a expectativa nos novos projetos e, de fato, muda algo. Muda àquele que vai à frente com o cajado, com o báculo, muda o olhar de um europeu para um nordestino. Então, as mudanças ocorrem, naturalmente. Mas todas elas firmadas na fé, fé da igreja, fé dos apóstolos, para que desse modo a igreja seja aquilo que ela sempre deve ser: um instrumento, um canal de salvação. Por tanto, queridos irmãos, à medida que se aproxima o dia 21 de setembro, nós vamos cultivando a esperança em Deus. Que Maria, a porta do céu, a mãe da esperança, nos ajude sempre nessa caminhada. Amém!”, afirma.
O epíscopo irá substituir Dom Bernardino Marchió, que se tornará bispo emérito. Dom José Ruy tem 52 anos e é natural de Feira de Santana, na Bahia. Ele fez seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1988 e foi ordenado padre em 1993. Ainda como padre, atuou em Salvador-BA e foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil.  
No dia quatro de julho de 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Bispo Diocesano de Jequié e recebeu a ordenação episcopal em sete de setembro do mesmo ano, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, tendo como sagrante principal o Bispo de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes.


Blog Fazenda Nova Online 
Fonte: Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário