sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Cinco guardas municipais são detidos por fazer blitz irregular em Itapissuma, diz PM

Entre eles, estava o chefe da Guarda Municipal e um dos homens foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. Caso ocorreu na PE-035.

Detidos foram levados para a Delegacia de Itapissuma, no Grande Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

Cinco guardas municipais foram detidos por realizarem uma blitz irregular em Itapissuma, no Grande Recife, de acordo com a Polícia Militar (PM). Entre eles, estava o chefe da Guarda Municipal. e um dos homens foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

Divulgado pela polícia nesta quinta-feira (26), o caso ocorreu na PE-035 na quarta-feira (25). Uma equipe do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) notou a presença de cones na rodovia e viu o grupo de guardas realizando uma blitz e portando armas.

Segundo a Polícia Militar, para realizar esse tipo de ação, a Guarda Municipal precisa ter convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o que não teria sido feito. Levados à Delegacia de Itapissuma, todos eles foram autuados por usurpação de função, sendo liberados em seguida.

Em nota, a Polícia Civil informou que Belarmino Paranhos Neto, de 46 anos, foi autuado em flagrante porque a arma que ele portava não estava devidamente registrada. Ele foi liberado mediante pagamento de fiança.

O caso foi registrado pelo delegado Francisco Rodrigues. O G1 entrou em contato com a prefeitura do município para saber se sanções foram aplicadas aos guardas e aguarda resposta.

Porte de armas

Segundo a PM, os homens foram levados à delegacia por estarem portando as armas porque, mesmo com uma liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que permite porte para guardas de municípios com número de habitantes inferior a 50 mil habitantes, há a exigência de um convênio com a Polícia Federal (PF) e que os funcionários sejam contratados por concurso público.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário