
Foto: Ambientalista Arnaldo Vitorino
Uma pedra despencou da Serra do Sítio Saco, próximo de Fazenda Nova, em Brejo da Madre Deus, Agreste pernambucano. O caso ocorreu no dia 7 de setembro, mas só nesta sexta-feira (20) o ambientalista Arnaldo Vitorino descobriu.
A rocha desmoronou por cerca de 300 metros e se espatifou em milhares de pedaços. O técnico em sismologia Eduardo Menezes, do Laboratório de Sismologia LABSIS da UFRN, informou à Rádio Liberdade FM 94,7 que as estações sismológicas instaladas em Caruaru registraram às 13h30 o barulho que a pedra fez ao se despencar.
Os processos de movimento de blocos rochosos consistem em deslocamento, por gravidade, podendo ser classificados em vários tipos, com exemplificado abaixo: Queda de Blocos: Envolve material rochosos de volume e litologia diversos, que se destacam de taludes ou encostas íngremes e se deslocam em movimentos do tipo queda livre.
Técnicos da Defesa Civil de Brejo da Madre de Deus e da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) vão vistoriar o local para avaliar se existem riscos de novos deslizamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário