sábado, 12 de novembro de 2022

Calendário da última parcela do Vale-Gás de 2022 saiu! Confira as datas de pagamento

O calendário de pagamentos do Auxílio Gás prevê só mais um pagamento este ano. O que está garantido por lei é o valor de um botijão de cozinha de 13kg para cerca de 5,9 milhões de famílias, que recebem sempre o valor no mesmo dia de depósito do calendário do Auxílio Brasil.

O calendário está previsto para iniciar no dia 12 de dezembro para inscritos com o NIS final 1 (Número de Identificação Social), e seguir até o dia 23 de dezembro, quando recebem os beneficiários com NIS final 0. Em novembro não haverá pagamento do Auxílio-Gás.
Os pagamentos são feitos a cada dois meses e seguem as datas do Auxílio Brasil. Desta forma, ambos os benefícios caem juntos na Conta Poupança Social do cidadão.

O Vale-Gás teve início em dezembro de 2021 e auxilia as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O valor original corresponde a meio botijão de gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) de 13kg. Porém, em julho deste ano, foi sancionada a PEC 01/2022, onde o benefício teve um aumento para um botijão inteiro, que será pago até o mês de dezembro de 2022.

Pagamento Auxílio Gás em dezembro
A intenção do atual governo era pagar o vale-gás para todos os beneficiários do Auxílio Brasil até setembro de 2023. Hoje, são mais de 21 milhões de famílias recebendo o programa de transferência de renda.

O reajuste mensal do valor do vale-gás é feito antes de cada pagamento por meio de levantamento realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O valor médio é de R$ 110 por beneficiário.

Calendário Auxílio Gás de dezembro de 2022
Veja abaixo o calendário referente à parcela de dezembro de 2022 do Auxílio Gás:

Calendário Auxílio Gás 2022

Dígito final do NIS

Dezembro

1 12/12
2 13/12
3 14/12
4 15/12
5 16/12
6 19/12
7 20/12
8 21/12
9 22/12
0 23/12

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Para participar do Auxílio Gás, as famílias devem estar devidamente inscritas no CadÚnico (Cadastro Único). O benefício é pago aos seguintes grupos:
Famílias que estejam inscritas no Cadastro Único e que tenham renda familiar mensal inferior ou igual a um salário mínimo (R$ 606) por pessoa;
Famílias inscritas ou não no CadÚnico e que tenham na sua composição, pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Mães-solo e mulheres vítimas de violência doméstica têm preferência no recebimento.
Como receber o Auxílio Gás?

O valor do benefício é pago em conta digital ou bancária. A Caixa Econômica Federal abre automaticamente uma Poupança Social Digital caso o beneficiário não tenha outra conta.

O saque deve ser feito em até 120 dias, a partir da data em que o valor foi disponibilizado. Caso isso não ocorra, os valores retornam para os cofres da União.

Para famílias que não estão inscritas no CadÚnico mas que tenham beneficiários do BPC, o pagamento é feito ao titular do benefício assistencial ou seu Responsável Legal.

*Com Informações do Site: acheconcursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário