quarta-feira, 15 de setembro de 2021

André Longo destaca que o governador Paulo Câmara não deixou faltar nada na saúde neste período de enfrentamento à pandemia


Na linha de frente no combate a pandemia do coronavírus em Pernambuco, o Secretário de Saúde, André Longo, falou das ações para conter o avanço do covid-19 no estado. “Montamos em Pernambuco a maior rede de Terapia Intensiva do Norte, Nordeste e do Centro-Oeste”, disse durante entrevista ao Blog do Alberes Xavier. O desempenho positivo no enfrentamento é resultado da excelente capacidade do gestor estadual em “seguir a ciência”, como um dos principais critérios no momento de tomar as decisões. “O enfrentamento em Pernambuco sob a liderança do governador Paulo Câmara foi por dar as condições da saúde pública se desenvolver e fazer o melhor para salvar todas as vidas possíveis”.

O secretário revelou que medidas continuam sendo tomadas para conter a proliferação de novas variantes. “O governador acompanha diariamente os números que produzimos aqui na saúde, e sob a sua liderança, nós continuamos a fazer aquilo que acreditamo ser importante nesta fase do enfrentamento”, destacou Longo.

O Governo do Estado lançou o TestaPE, um programa de testagem em massa da população para detecção da covid-19. O objetivo é testar dez por cento da população em seis meses. “Para procurar a presença do vírus e interromper a cadeia de transmissão”. Os municípios já receberam os ‘kits’ para realização dos exames. “Nós podemos conter a pandemia se fizermos o certo, com as pessoas cumprindo as regras sanitárias, testando sempre que tiver um sintoma”, orienta o secretário.

A presença de um médico no ministério da Saúde tem melhorado no diálogo e ajudado a corrigir, por exemplo, na distorção da distribuição das vacinas para os estados. O secretário enfatizou que o Governo Federal tem enviado dinheiro para Pernambuco e que mantém um bom relacionamento com o Ministério da Saúde. “Quanto menos ele ouvir o Presidente da República é melhor”. Os recursos para investimentos na saúde estão garantidos, André Longo relata, que a força do tesouro estadual está sendo fundamental para dar sustentação aos leitos de Terapia Intensiva com o complemento dos recursos federais, salientando, que o dinheiro “azul e branco” tem sido fundamental para manutenção nesta assistência. “O Governador não deixou faltar nada na saúde neste período de enfrentamento”, frisa.

Longo avalia que a liderança do gestor estadual no enfrentamento a pandemia resultou nos melhores índices de avaliação neste período da maior crise já enfrentada pelos estados. “Felizmente Pernambuco tem um líder como Paulo Câmara, sereno, competente, que tomou todas as atitudes que devia ter tomado, com responsabilidade seguindo a ciência”, assegura o secretário de Saúde de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário