segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Família do Artista Plástico Marco Lopes doa acervo de obras de Arte ao município do Brejo da Madre de Deus.




A Diretora de Cultura, Mônica Mendonça, foi a pessoa indicada pela família para selecionar as 50 telas no antigo atelier do artista. Além dos quadros, parte dos livros do artista também foram doados e farão parte do acervo da Biblioteca Pública de Fazenda Nova. As telas selecionadas retratam as diversas fases do artista, que denominava o seu estilo como Cubista Abstracionista.

A coleção das obras de Marco Lopes será tombada pelo Estado e ficará exposta, permanentemente, no Centro Cultural da cidade do Brejo da Madre de Deus, equipamento administrado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE, onde antes funcionou a antiga Casa de Câmara e Cadeia (1845) do município, projetada pelo engenheiro francês, Louis Lérger Vauthier.

Marco Lopes nasceu em Fazenda Nova no dia 31 de janeiro de 1949 e faleceu em 27 de outubro de 2014. Uma de suas obras mais relevantes é o mural do Sagrado Coração de Jesus, que fica na igreja católica de Fazenda Nova. 

As obras de Marco Lopes estão expostas em diversos espaços culturais, a exemplo da cidade-teatro de Nova Jerusalém e também fazem parte de coleções particulares, espalhadas por vários estados brasileiros e outros lugares do mundo, como: Paris, Lisboa, Nova York, Londres e Berlim.

Além de pintor e escultor, Marco era músico e compositor.

A Prefeitura do Brejo, o Governo do estado de Pernambuco e a população em geral, agradecem à família Lopes por receberem este valioso acervo que irá inaugurar a primeira pinacoteca do município. 

Tão logo passe a pandemia, a doação será formalizada e todos terão a oportunidade de conhecer as obras deste artista que se imortaliza através da sua magnífica arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário