sexta-feira, 26 de maio de 2023

Coronel acusado de assédio constrangia policiais pedindo beijos e abraços em batalhão da PM, aponta investigação

Ex-comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito foi punido pela Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social com quatro meses de prisão disciplinar.

Primeiro Batalhão de Polícia de Trânsito, no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife. — Foto: Reprodução/Google Maps

O ex-comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) investigado após nove policiais militares o denunciarem por assédio foi punido com quatro meses de prisão disciplinar. A investigação apontou que o coronel Joseny Bernardino dos Santos constrangia as vítimas com pedidos de beijos e abraços ao encontrá-las no local de trabalho.

Isso aconteceu quando o coronel estava no 1º Batalhão de Polícia de Trânsito, localizado no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, de acordo com os autos da investigação realizada pela Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS).

A investigação não encontrou provas suficientes de que Joseny cometeu assédio sexual. Segundo a Corregedoria, as vítimas alegaram que ele não "chegou a externar para elas qualquer proposta de natureza sexual, quer seja oferecendo-lhes algum tipo de vantagem ou ameaçando-as da prática de algum ato prejudicial, [...] em momento algum, convidou-as para algum encontro".

Por isso, o coronel foi punido com base no artigo 112 do Código Disciplinar dos Militares do Estado de Pernambuco, que se refere à conduta dos militares. Ele recebeu a maior punição administrativa possível para militares condenados por má conduta.

A informação foi publicada na edição da quarta (24) do Boletim Geral da SDS, através de uma portaria assinada pela secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha. Antes, o coronel já havia sido punido com uma prisão administrativa de 30 dias.

O g1 procurou a defesa do coronel, mas, até a última atualização da matéria, não obteve resposta.

Relembre o caso

Ao todo, nove policiais militares acusaram o ex-comandante de assédio sexual. Mas a investigação da Corregedoria considerou as provas apresentadas por cinco dessas mulheres, descartando as outras quatro acusações.

 As denúncias se referem ao período entre o segundo semestre de 2016 e abril de 2019;

De acordo com o Portal da Transparência do governo de Pernambuco, sete das vítimas são soldados, uma é cabo e outra exerce o cargo de sargento na Polícia Militar;

 A denúncia contra Joseny foi aceita pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em 15 de janeiro de 2020.

Busca por respostas

O g1 entrou em contato com a SDS para saber onde o coronel cumprirá a punição e com o TJPE para saber como está o andamento do processo dele, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. Além disso, busca o contato da defesa de Joseny Bernardino dos Santos.

Por g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário