sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Governador diz que não é hora de retomar aulas presenciais na educação básica

Em pronunciamento enviado à imprensa nesta quinta (3), Paulo Câmara disse que ainda não há, no mundo, parâmetros seguros para reabertura das escolas.

Governador diz que não é hora de retomar aulas presenciais na educação básica

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou, nesta quinta-feira (3) que ainda não é o momento de retomar as aulas presenciais na educação básica. O pronunciamento ocorreu horas depois de um protesto de representantes de escolas particulares que pediram uma data para retomada das atividades presenciais, suspensas desde março devido à pandemia.

"As escolas são espaços fundamentais para a sociedade. Garantem conteúdos, socialização, a rotina de trabalho para muitos pais, empregos, até mesmo refeições para milhares de estudantes, no caso das unidades públicas. Mas reabri-las significa colocar de volta em circulação e em convivência direta mais de dois milhões de estudantes no estado, e o impacto dessa medida ainda não tem, no mundo, parâmetros científicos e precisos de controle", afirmou.

Nesta quinta, o estado registrou 1.704 novos casos da Covid-19 e 28 mortes, totalizando 130.199 confirmações e 7.619 óbitos. Na segunda-feira (31), o governo anunciou a retomada gradual das aulas presenciais do ensino superior, a partir da terça-feira (8).

No entanto, ainda não há previsão para que o ensino básico seja retomado. Também foi prorrogada até 14 de setembro a suspensão das aulas nas escolas do estado.

O governador afirmou, ainda, que em diversos países, a volta às aulas tem dividido opiniões de especialistas, já que traz riscos ao controle da circulação do vírus, sobretudo em relação às crianças.

"Temos que pensar nas crianças, adolescentes, jovens e em toda a cadeia de profissionais que retornaria às suas atividades presenciais para atender às demandas desse universo. Vamos juntos encontrar caminhos, porque o único enfrentamento que queremos fazer é o do combate à doença e ao vírus", disse Câmara.

De acordo com o governador, o Comitê de Acompanhamento da Covid-19 tem avaliado, diariamente, as novas possibilidades de retomada.

"Nenhum governante, trabalhador, empresário gostaria de estar enfrentando uma situação tão grave, que ameaça vidas. Temos obrigação de agir para proteger as pessoas. A educação é uma prioridade incontestável do meu governo desde o primeiro dia, e continuará sendo até o último, assim como a defesa da vida", declarou.

Protesto

Professores e diretores de escolas particulares fazem protesto e pdem reabertura

Representantes de escolas particulares fizeram um protesto na Praça da República, junto ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, nesta quinta-feira (3).

O setor apresentou ao governo, no início de julho, a sugestão de fazer a retomada em três fases. A reivindicação é para que o estado autorize a abertura das escolas que estão prontas para respeitar as normas.

De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino, mais de 200 escolas, o que representa cerca de 10% do total, fecharam desde o início da pandemia, sendo a maioria de educação infantil.


Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário