quinta-feira, 18 de junho de 2020

Shoppings reabrem portas para circulação de clientes no dia 22 de junho, anuncia governo de PE


Nesta quarta (17), estado informou que construção civil vai operar com carga total e lojas de rua com mais de 200 metros quadrados serão liberadas, na mesma data.


Shoppings e grandes lojas do comércio de rua voltam a funcionar a partir de 22 de junho

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta (17), que shoppings estão liberados para reabrir para a circulação de clientes, a partir de segunda-feira (22), em algumas cidades. Na mesma data, voltarão a funcionar lojas de varejo com mais de 200 metros quadrados. O estado informou, ainda, que a construção civil poderá operar com carga máxima, já que, atualmente, só está liberada para trabalhar com 50% dos funcionários.

Para minimizar a disseminação da Covid-19, o shoppings terão de seguir um protocolo específico para reabrir. Haverá normas a serem obedecidas, de modo a proteger a saúde de funcionários e clientes

"A reabertura dos shoppings foi antecipada em uma etapa. podendo entrar em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (22). Há protocolos específicos, como controle de fluxo, com 30% da capacidade e horário de funcionamento das 12 às 20h. Lembro que a avaliação do comitê é semanal e o plano é dinâmico", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach.

No caso dos shoppings, o acesso às áreas comuns deverá ser controlado pela administração. Além do horário restrito de funcionamento, só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área de circulação. As praças de alimentação só poderão funcionar para delivery e coleta.

Dentro das lojas, assim como determinado anteriormente para o varejo de rua, a regra é 20 metros quadrados por cliente. Por exemplo: num estabelecimento de 200 m², deverá haver no máximo dez consumidores ao mesmo tempo no interior da loja. A equipe não entra no cálculo.

Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach (D) falou sobre reabertura dos shoppings — Foto: Reprodução/YouTube

O governo ressaltou que a liberação não vale para todo o estado. Os 85 municípios das Matas Sul e Norte e do Agreste, em que os indicadores de saúde continuam crescendo, não vão avançar junto com as outras cidades. Eles permanecem na etapa 2 do plano, enquanto os demais municípios chegam à quarta fase.

"As regionais de saúde 3, 4, 5 e 12 não vão avançar para a etapa 3, permanecendo na etapa 2. O restante do estado passará para a etapa 4 do nosso plano", afirmou o secretário.

Os principais municípios que seguem estacionados na reabertura são Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana, sedes de suas Gerências Regionais de Saúde (Geres). A lista completa das cidades está AQUI.

Bares e restaurantes mais próximos de voltar

De acordo com Schwambach, houve outra antecipação. Os bares e restaurantes devem voltar a funcionar antes do previsto.

"Estamos antecipando em uma etapa os serviços de alimentação, bares, restaurantes, lanchonetes, que estavam programados para entrar na etapa 7, agora estão previstos para entrar na etapa 6, com 50% de sua capacidade e novos protocolos que estão sendo estabelecidos em diálogo com o setor", declarou o secretário.

Essa etapa, porém, ainda não tem data definida para acontecer, bem como sua antecessora, a etapa 5. No momento, a maior parte do estado entra na etapa 4 do plano de retomada econômica.

Pernambuco ultrapassa 4 mil mortes por Covid-19

Com mais 50 óbitos confirmados nesta quarta-feira (17), Pernambuco ultrapassou a marca de 4 mil mortes causadas pela Covid-19 (veja vídeo acima). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 4.009 registros de pessoas que faleceram com a doença causada pelo novo coronavírus (veja vídeo acima).


O estado superou os 3 mil óbitos no dia 3 de junho. A marca de 2 mil mortes foi atingida no dia 22 de maio. As mil mortes foram ultrapassadas no dia 10 de maio.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário