sexta-feira, 12 de junho de 2020

PE registra maior número de pessoas com Covid-19 internadas em UTIs pelo 3º dia consecutivo


Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, na quinta (11), 263 das pessoas com a doença estavam sob cuidados intensivos nos hospitais.


Sars CoV-2, o novo coronavírus causador da Covid-19 — Foto: Mayo Clinic

O número de pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com novo coronavírus, que já deixou mais de 3,6 mil mortos em Pernambuco, tem aumentado. Segundo o boletim epidemiológico, divulgado na quinta (11) pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do estado (CIEVS-PE), 263 dos pacientes que testaram positivo para a Covid-19 estavam internados em UTIs das redes públicas e privadas. Este é o maior total registrado pelo terceiro dia consecutivo.

O estado tem, na rede pública, 711 leitos de UTI voltados para pacientes com Srag. Na quinta-feira (11), a taxa de ocupação era de 94%. Uma nova fase do plano de flexibilização das atividades econômicas entra em vigor na segunda (15) para parte do estado.

Um levantamento de dados feito pelo G1, mostra que, desde terça-feira (9), o número de internados em UTIs tem aumentando. Até essa data, o dia em que o CIEVS-PE tinha registrado a maior quantidade de pessoas com o novo coronavírus internadas nesse tipo de leito nessa situação foi o dia 17 de maio, com 242 pacientes.

Na terça-feira (9), esse número chegou a 249. Na quarta (10), Pernambuco tinha 263 pessoas com Covid-19 internadas em UTIs. É o maior número divulgado em um boletim do CIEVS-PE desde o início da pandemia, em março. Na quinta (11), esta quantidade ficou inalterada.

Nos dois dias 6 e 7 de junho, o número de pessoas com Covid-19 em UTIs havia caído. Foi a primeira vez que os boletins apresentaram menos de 200 pessoas em tratamento intensivo nos hospitais desde o fim de abril: 195 pacientes, no dia 6, e 196 internados, no dia 7.

O último dia de registro de pacientes de UTI abaixo dos 200 foi no dia 28 de abril. De acordo com o boletim epidemiológico do CIEVS-PE, o estado tinha 181 pessoas nessa situação. Os registros dos dias seguintes foram de mais de 200 pacientes nesses leitos.

O boletim da quinta mostrou que o estado tem, ao todo, 16.557 casos de Covid-19 classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 26.437 leves. Além dos 263 casos de pessoas internadas em UTI, que fazem parte dos casos de Srag, foram registrados entre os pacientes mais graves da doença 4.600 pessoas em leitos de enfermarias e outras 1.015 em isolamento domiciliar.

Municípios barrados

Na quinta (11), o governo informou que municípios do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco não vão avançar para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, que tem início na segunda-feira (15).

Segundo o estado, 85 cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não mostraram tendência de queda no número de casos da doença causada pelo novo coronavírus e, por isso, a determinação é que mantenham fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza.

Oitenta e cinco cidades ficam de fora de nova etapa de reabertura da economia


Também na quinta, o secretário de Saúde, André Longo, afirmou que essas localidades precisam de uma "cota maior de sacrifício". O gestor disse também que as áreas terão atenção especial para diminuir a incidência do novo coronavírus (veja vídeo acima).

Covid-19 em Pernambuco

Na quinta, foram confirmados 1.059 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também registrou mais 102 mortes e, com isso, os números do estado chegam a 42.994 confirmações de pacientes e 3.633 óbitos de pessoas com a doença provocada pelo novo coronavírus.


Fonte: G1 PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário