terça-feira, 3 de março de 2020

Aeródromo de Caruaru ganhará iluminação para operação noturna

Governo do Estado lançou edital de mais de R$ 1 milhão para projeto e implantação da iluminação no aeródromo de Caruaru

A pista será iluminada e ganhará equipamento para voos nortunos
Foto: reprodução TV Jornal


Com um investimento previsto de R$ 1.092.976,94, o Aeródromo Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste do Estado, deverá ganhar a iluminação noturna necessária para que aeronaves possam circular no local à noite. O valor para elaboração de projeto e execução do Sistema de Balizamento Noturno foi estipulado por um edital lançado, na sexta-feira (28), pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra).

De acordo com a Seinfra, a sinalização luminosa será composta por 135 luminárias de LED para o balizamento noturno da pista de pouso e decolagem, taxiway e o pátio das aeronaves. O terminal também deverá contar com biruta iluminada, que indica a direção do vento, farol de alta intensidade, apontando quando a operação noturna está em funcionamento, e o sistema PAPI, de alta precisão, para orientações sobre a pista no momento do pouso. A estimativa é que o edital seja concluído em dois meses, e que a obra de implantação do balizamento dure cinco meses. Após as mudanças o procedimento passará por certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De olho nos voos comerciais

O balizamento noturno é um dos primeiros passos para que o aeródromo de Caruaru passa a receber voos comerciais regulares, mas ainda há muito a ser feito. Segundo a Seinfra, na última sexta-feira (28), foi realizado um trabalho de recuperação da estrutura do muro do aeródromo, que havia sido danificada pela ação de vândalos. Além disso, o governo do Estado planeja realizar outros dois editais nos próximos 30 dias. Um será para a reforma do terminal e outro para contratação da empresas que deverá administrar o equipamento. 

Em paralelo, a Seinfra ainda afirma que atua na aquisição de equipamentos e mobiliário para o terminal Oscar Laranjeiras, a exemplo do canal de inspeção (raio-x) e da estação meteorológica (EMS-A), que envia, em tempo real, as informações climáticas para que o piloto possa decolar e pousar em segurança. Este último item conta com emenda parlamentar do deputado federal Wolney Queiroz de cerca de dois milhões de reais.


Fonte: JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário