terça-feira, 10 de março de 2020

Turista leva mordida de tubarão quando estava surfando em Noronha

A mulher estava pegando onda na Praia do Bode, nesta segunda (9), e foi atingida na perna. Ela seguiu para atendimento no Hospital São Lucas, na Ilha.

O incidente com a turista ocorreu na Praia do Bode — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

A turista Bruna Thaisa de Oliveira Cercal, de 28 anos, levou uma mordida de um tubarão, nesta segunda-feira (9), em Fernando de Noronha. O fato ocorreu quando a mulher estava surfando na Praia do Bode. A visitante, e Santa Catarina, foi levada para o Hospital São Lucas, na ilha.

O surfista local Patrick Tamberg estava com Bruna Thaisa na praia e viu o incidente. "Eu vi um tubarão limão na beira da praia. Estava surfando, quando escutei o grito dela. Quando eu virei vi a dorsal do tubarão , ele tinha mordido Bruna", falou Patrick.

Tamberg e outros surfistas que estavam no local fizeram os primeiros socorros. A visitante foi colocada num buggy e levada para o Hospital São Lucas. O marido de Bruna, o publicitário Felipe Miranda, contou o relato da mulher.

"Bruna me contou que estava saindo da água, já na espuma, na prancha de bodyboard, quando sentiu uma fisgada, uma puxada no pé. No reflexo puxou a perna, o que contribuiu para dilacerar mais", disse Felipe.

Apesar da mordida, o marido de Bruna afirmou que ela está bem. "Bruna está bem, vai voltar para Noronha, está confiante e tranquila. Eu encaro que poderia ter sido pior. Ela teve sorte, está ótima. Eu acredito que é uma fatalidade, poderia ter acontecido comigo", disse.

O engenheiro de pesca Léo Veras, especialista em tubarões, afirmou que a mordida é o chamado "erro de identificação", quando o animal confunde a presa. "Foi um erro de identificação, o tubarão mordeu a perna de Bruna, mas assim que percebeu não era o objetivo o animal regurgitou", avaliou Veras.

A direção do Hospital São Lucas informou, por meio de nota, que a paciente foi atendida e teve constatado o ferimento.

“Após avaliação médica, foi constatada laceração em perna e panturrilha direita, sendo necessário realizar sutura da área atingida. A paciente, que se encontra estável e comunicativa, deverá receber alta na terça-feira (10), informou.

Hospital São Lucas — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Outro caso

No dia 27 de fevereiro, uma turista do Rio de Janeiro, de 33 anos, sofreu um acidente envolvendo um tubarão, em Noronha. Segundo relatos de testemunhas, a mulher surfava na Praia da Cacimba do Padre, quando caiu em cima do animal.

A turista foi atendida no Hospital São Lucas. A Administração da Ilha divulgou uma nota confirmando o caso. “Uma Paciente feminina, 33 anos, turista procedente do Rio de Janeiro, deu entrada nesta quinta-feira às 16h15, vindo por meios próprios, devido a incidente com tubarão”, informou a nota.


Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário