segunda-feira, 23 de março de 2020

Prefeitura de Caruaru divulga mudanças nas barreiras sanitárias e novas medidas para conter avanço do novo coronavírus

Prefeita Raquel Lyra realizou uma transmissão pela internet ao lado do secretário de saúde Francisco Santos e da secretária de ordem pública Karla Vieira.

Prefeita Raquel Lyra (centro) fez pronunciamento em transmissão pela internet — Foto: YouTube/Reprodução

A prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou novas medidas para conter o avanço do novo coronavírus. A prefeita Raquel Lyra realizou neste domingo (22) uma transmissão pela internet ao lado do secretário de saúde Francisco Santos e da secretária de ordem pública Karla Vieira para falar sobre as providências. Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado no município.

Um das novidades anunciadas foi em relação a mudanças nas barreiras sanitárias. Na sexta-feira (20), foi anunciado a implantação de barreiras fixas e móveis, nos acessos à cidade, nas rodovias federais, estaduais ou estradas vicinais, a partir da segunda (23). Mas, de acordo com a prefeita, o Ministério Público de Pernambuco entendeu que a medida interferia no direito de ir e vir. Por isso, serão instaladas apenas barreiras móveis em pontos estratégicos.

A secretária de ordem pública disse que as barreiras serão itinerantes e que os locais serão modificados a cada dia. O intuito será informar, orientar e educar para restringir o fluxo de pessoas nas ruas da cidade. As barreiras vão contar com agentes de saúde, guardas municipais e bombeiros civis. Ônibus e transportes alternativos com características de turismo e comércio serão orientados a retornar. A prefeitura pediu o apoio do Exército Brasileiro, mas ainda não obteve resposta.

“Precisamos diminuir a circulação de pessoas na nossa cidade e só vamos conseguir fazer isso com orientação”, declarou Raquel Lyra.


A prefeita informou que vai anunciar uma medida para a distribuição de merenda ou de cestas básicas para famílias de baixa renda, já que as aulas estão suspensas e muitas crianças se alimentavam nas escolas. "Vamos divulgar em breve a providência da alimentação. Estamos discutindo internamente. Muito em breve vamos comunicar”, disse.

Raquel Lyra também informou que as restrições no comércio e no Centro da cidade vão perdurar até o fim do avanço da epidemia e que ficarão fechados o tempo necessário.


Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário