terça-feira, 10 de março de 2020

Suspeita do novo coronavírus é investigada em casal de Caruaru

Ministério da Saúde continua investigando casos suspeitos de coronavírus no Brasil (Divulgação/Josué Damacena)

A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, informou que recebeu na última sexta-feira (6) uma notificação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com informações sobre dois moradores da cidade com suspeita do novo coronavírus (Covid-19). O casal de 30 e 42 anos estava na Europa e depois foi para Campina Grande (PB), onde apresentou sintomas de uma síndrome gripal e foi atendido em um hospital da cidade paraibana.

Segundo a Secretaria de Saúde de Caruaru, o estado de saúde deles é estável e eles passam bem. Ambos foram liberados no mesmo dia pela unidade de saúde onde foram atendidos e estão em casa, em Caruaru. Como o casal foi atendido no estado vizinho, a notificação do caso suspeito foi feita pela Paraíba, e não por Pernambuco. Desde o início do surto do Covid-19 no mundo, Caruaru teve um caso suspeito descartado. Não há casos confirmados.

"São profissionais de saúde de outro estado que a Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do outro estado já foi notificada para que eles possam monitorar esses casos. Eles estão em quarentena, isolados da família para passarem este período até que sumam as sintomatologias e eles possam voltar à vida normal", explicou o gerente de vigilância em Saúde de Campina Grande, Miguel Dantas.
Investigação do Covid-19 em Pernambuco

De acordo com boletim da SES-PE, divulgado nesse domingo (8), desde o dia 25 de fevereiro foram notificados 27 casos suspeitos do novo coronavírus no Estado. Destes, 18 foram descartados e nove continuam em investigação.

Os pacientes com suspeita do novo coronavírus foram atendidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Houc) e hospitais particulares de Recife e Olinda. Apenas um caso foi atendido em casa para coleta do material laboratorial.

Os pacientes são moradores do Recife (17, sendo 7 em investigação e 10 descartados); Jaboatão dos Guararapes (4, sendo 2 descartados e 2 em investigação); Olinda (2 descartados); Caruaru (1 descartado); Vitória de Santo Antão (1 descartado) e outro país (2 descartados).

Segundo a SES-PE, dos 18 casos descartados, quatro não positivaram para nenhum vírus respiratório; cinco foram positivos para influenza B; cinco para influenza A (H1N1); dois para rinovírus; um para beta coronavírus OC43 e outro para o alpha coronavírus 229E. De acordo com a secretaria, estes dois tipos de coronavírus já são conhecidos e têm circulação sazonal no mundo, diferente do novo coronavírus (Covid-19).
Coronavírus no Brasil

Até a manhã desta segunda-feira (9), o Ministério da Saúde havia confirmado 25 casos do novo coronavírus no Brasil. São 664 casos suspeitos e outros 632 já descartados.

O ministério recebe as notificações de suspeitas das secretarias estaduais de saúde. Da mesma forma, são as secretarias que confirmam os casos, sendo que a contraprova deve ser realizada por laboratórios atestados pelo governo federal.
Formas de prevenção

Para combater a doença, as dicas são cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.

Avanço do Covid-10 no mundo


Fonte: NE10 INTERIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário