segunda-feira, 22 de julho de 2019

Apac emite alerta de chuva forte para Zona da Mata, Grande Recife e Agreste

Fim de semana foi de tempo fechado e chuva. Aviso é válido até as 17h da segunda (22). Nível dos rios Una e Carimã subiu, deixando mais de 500 famílias desalojadas em Barreiros.

Rio Carimã transbordou e alagou Barreiros, na Zona da Mata de Pernambuco, neste domingo (21) — Foto: Everaldo Silva/TV Globo

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, neste domingo (21), um alerta de chuvas com intensidade de moderada a forte, para Zona da Mata, Grande Recife e Agreste do estado. O aviso é válido até as 17h da segunda-feira (22). Um alerta semelhante foi divulgado na sexta-feira (19).


Municípios do estado registram chuva ao longo do final de semana. Neste domingo, mais de 500 famílias do município de Barreiros, na Zona da Mata Sul, precisaram deixar as suas casas por conta de alagamentos. O nível dos rios Una e Carimã subiu, invadindo ruas e imóveis.


A previsão da Apac é de que a chuva comece pela Zona Mata Norte e desça até a Mata Sul, atingindo em seguida a Região Metropolitana do Recife e o Agreste do Estado.

Rio Carimã transbordou e alagou ruas e casas de Barreiros, neste domingo (21) — Foto: Defesa Civil de Barreiros/Divulgação

A Defesa Civil do Recife informou que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros.

A Codecipe também monitora a situação da chuva e pode ser acionada pela população através dos telefones 199 ou (81) 3181.2490.

Chuvas e ventos

Desabamento na Usina Trapiche ocorreu na madrugada deste domingo (21) — Foto: Reprodução/WhatsApp

Em Sirinhaém, o telhado de uma usina desabou durante a madrugada. Segundo a Coordenadoria Defesa Civil do município, o local já estava em obras e, devido às chuvas, a situação se agravou. Em São José da Coroa Grande, também no Litoral Sul, foram identificados pontos de alagamentos apenas na Várzea do Una.

No município de Amaraji, na Zona da Mata Sul, foram registrados pequenos deslizamentos e quedas de árvore na PE-071 e PE-063. Não houve nenhuma vítima. Foi registrada ainda uma queda de árvore no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), mas sem danos.

Imagem área mostra a situação da cidade de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, neste domingo (21), após os Rios Una e Carimã transbordarem — Foto: Reprodução/TV Globo


Na manhã do sábado (20), uma ventania arrancou telhas e arrastou mesas e cadeiras de estabelecimentos em praias como Porto de Galinhas e Muro Alto, em Ipojuca, também no Litoral Sul do Estado. Segundo o meteorologista Fabiano Prestrêlo, da Apac, houve rajadas de vento quatro vezes mais velozes do que o normal na região.

Foram registradas rajadas de 8,8 metros por segundo na manhã do sábado pela Apac, o que é equivalente a ventos de 32 quilômetros por hora. A média local é de dois metros por segundo - 7 quilômetros por hora.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário