segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Raquel Lyra, do PSDB, é reeleita prefeita de Caruaru no 1º turno das eleições

Raquel Lyra — Foto: Divulgação


A atual prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), foi reeleita para o cargo no primeiro turno das Eleições 2020 com 114.466 votos. A tucana foi a primeira mulher a assumir a gestão do município, quando foi eleita em 2016. O vice-prefeito continuará sendo Rodrigo Pinheiro, também do PSDB.

"Quero trazer minha mensagem de agradecimento à população. É uma vitória política importante não minha, mas da população de Caruaru. A nossa mensagem chegou aos quatro cantos da cidade, nós trabalhamos muito nos últimos quatro anos para poder chegar em cada recanto de Caruaru. Agora, com palanques desarmados, é tempo de trabalhar por nossa cidade", ressaltou a prefeita reeleita.

O candidato Delegado Lessa (PP) ficou em segundo com 32.910 votos. Ele foi seguido por Raffiê Dellon (PSD), com 14.986 votos, Marcelo Rodrigues (PT), com 4.964 votos, Marcelo Gomes (PSB), com 3.513 votos, e Rafael Wanderley (UP), com 374 votos.

Plano de Governo

O plano de governo da prefeita apontou novos elementos para a construção do programa para os próximos quatro anos da administração pública municipal. O plano contou também com contribuições recebidas por meio da "Plataforma Diz aí, Caruaru!".

Uma das propostas de Raquel Lyra é continuar adotando o conceito de eixos de gestão e integração que proporcionam um olhar cooperativo para direcionar os esforços do governo municipal para articular as estratégias projetadas.

Ela também se comprometeu a governar com transparência e gestão participativa, sem negligenciar o equilíbrio fiscal e a busca por maior produtividade e qualidade do gasto público.

Perfil

Raquel Lyra nasceu no Recife em 2 de dezembro de 1978. A tucana é casada e tem dois filhos. Ela é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuou como delegada da Polícia Federal até 2005. Já foi eleita deputada estadual por duas vezes, sendo a mulher mais votada para a Assembleia Legislativa, e foi também secretária da Criança e da Juventude (SCJ).

Veja abaixo algumas propostas de Raquel Lyra:

Saúde

"Desde o início da pandemia que a gente tem trabalhado de forma incansável para salvar o bem maior da nossa gente, que é a vida. Começamos com a capacitação dos nossos profissionais ainda em janeiro deste ano. No dia 17 de março com suspensão de aulas começamos a trabalhar com barreiras sanitárias, destinação de urnas específicas pra questão respiratória, a UPA da Boa Vista, compramos testagem, criamos a Unidade Móvel de Testagem para estar em vários locais onde a população tivesse mais vulnerável na questão do coronavírus, reformamos e ampliamos o Hospital Manoel Afonso, inclusive com a garantia de dez novos leitos de UTI, adquirimos respiradores, iniciamos o Remédio na Porta pra poder atender a população mais vulnerável, com mais de 60 anos, com comorbidade, pra que ela não saísse de casa pra buscar remédio que precisa pegar na farmácia do município. O pós-pandemia vai exigir de nós muito trabalho".

Educação

"Se queremos garantir independência para os nosso jovens, para os nossos filhos é na educação que a gente precisa apostar. Por isso, em 2016 nos comprometemos a transformar Caruaru pela educação, aumentamos o número de escolas em tempo integral, garantimos mais vagas de creche, até o final do ano são novas 5.565 vagas de creche, garantimos merenda de qualidade, saúde dentro da escola, o maior programa de letramento digital em parceria com o Instituto Ayrton Senna do Brasil. São quase quatro mil alunos que estão se preparando para a nova economia do futuro. Instalamos o laboratório de matemática, ciências e informática, reformamos 95 do prédios das nossas escolas públicas, mas ainda tem muito o que fazer. A educação é um trabalho que tem começo, meio, mas não tem fim, por isso, o nosso compromisso está reafirmado, de continuar trabalhando pra transformar Caruaru pela educação".

Cultura

"O setor cultural de Caruaru sabe que nunca foi tão respeitado quanto é na nossa gestão. Resgatamos o carnaval, a Semana Santa, o Moto Fest, descentralizamos o São João tornando ele mais democrático com o pagamento dos cachês em dia. Fizemos chamamento público para que os artistas pudessem participar de todos os eventos da nossa cidade, valorizamos o Conselho Municipal de Cultura, criamos a lei do Patrimônio Vivo, garantindo recursos para patrimônios vivos de Caruaru. E com a reforma e a requalificação como o Polo Gastronômico, a Casa Rosa que será transformada em um grande mercado cultural e gastronômico, e na inauguração da Casa da Mulher Artesã. Teremos em Caruaru, forró o ano inteiro, assim como era solicitado pela nossa população, somos a Capital do Forró, e iremos continuar na próxima gestão valorizando a nossa cultura popular e garantindo que Caruaru continue sendo destaque no cenário nacional no ponto de vista de cultura pública".

Qualidade de vida dos idosos

"Sempre tratamos com muito respeito e carinho aqueles que deram sua vida para contribuir com o crescimento da nossa cidade Caruaru. Ampliamos o acesso ao esporte e lazer através dos núcleos e Caruaru em Movimento, levando essas atividades para diversas localidades de Caruaru. Criamos a AME de Saúde do idoso com diversos serviços especializados, inclusive com fisioterapia com atenção à saúde do idoso. Os idosos que estão se reinventando também entraram na requalificação profissional podendo aprender novas profissões, novas oficinas para reingressar no mercado de trabalho. E temos atenção especial nos nossos equipamentos públicos de CRAS, Creas, serviços de acolhimento pra poder garantir que o idoso possa também ter o seu cuidado na hora que mais precisam. Na nossa próxima gestão iremos implantar o Centro Dia de Atenção ao Idoso com diversos serviços de terapia e assistência pra poder trabalhar melhor a terceira idade no nosso município".

Feira da Sulanca

"Em 2016 nos comprometemos a agir em duas frentes com a Feira da Sulanca. A primeira era cuidar da feira onde ela está, e assim fizemos desde antes do início da nossa gestão, garantindo recursos pra reforma do Parque 18 de Maio. Entregamos novo polo gastronômico, construímos mais de oito mil metros de calçada, estamos reformando a Casa Rosa, o Mercado de Farinha, o Mercado de Carne, fizemos bateria de banheiro, estamos requalificando os banheiros antigos, trocamos toda fiação de baixa e alta tensão e fizemos parceria com a Celpe para fiação de alta tensão. A gente garantiu uma PPP com o dono da Fundac pra investir lá e garantir uma qualidade de trabalho, pra quem vai trabalhar e pra quem vai comprar, então quem vivia no sol, na lama, na poeira, hoje tem um local muito mais decente. O pós-pandemia exigirá muito mais de nós, e a gente vai trabalhar de maneira incansável, com qualificação profissional, microcrédito para garantir que nossa cidade continue gerando emprego e renda".

Esta reportagem está em atualização


    Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário