segunda-feira, 16 de novembro de 2020

João Campos e Marília Arraes disputam 2º turno no Recife

Candidatos são primos de segundo grau: João (PSB), que teve 29,17% dos votos, é filho do ex-governador Eduardo Campos e bisneto do ex-governador Miguel Arraes. Marília (PT), que recebeu 27,95% dos votos, é neta de Arraes.

João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) disputam segundo turno no Recife nas eleições 2020 — Foto: Pedro Alves/G1 e Aldo Carneiro/Pernambuco Press

O segundo turno das eleições para prefeito do Recife será disputado entre os candidatos João Campos (PSB), do mesmo partido de Geraldo Julio, atual prefeito da cidade, e por Marília Arraes (PT), partido que elegeu os ex-prefeitos João Paulo e João da Costa.

Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados neste domingo (15), João Campos teve 233.028 votos, o que corresponde a 29,17% dos votos válidos. Marília Arraes recebeu 223.248 votos, o equivalente a 27,95%. A diferença entre os dois foi de 9.780 votos. O terceiro colocado foi Mendonça Filho (DEM), com 200.551 votos, ou 25,11% (veja percentuais de voto no final da reportagem).

João e Marília são primos de segundo grau. Ela é filha de Marcos Arraes de Alencar, que é irmão de Ana Arraes de Alencar, ambos filhos do ex-governador Miguel Arraes. Ana, por sua vez, é a mãe de Eduardo Campos, também ex-governador de Pernambuco, pai de João Campos.

Durante o primeiro turno, João Campos liderou todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ibope e pelo Datafolha. Marília chegou a ficar em terceiro lugar, atrás de Mendonça Filho.

"O Recife não vai andar para trás", disse João Campos em coletiva de imprensa realizada no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade, na noite deste domingo (15).

"A pesquisa que tem que mover a gente é a rua", afirmou Marília Arraes em entrevista no comitê da campanha dela, no bairro de Santo Amaro, na região central da cidade, também na noite deste domingo (15).

A eleição no 1º turno do Recife teve 19,89% de abstenção (230.157), 4,90% votos brancos (45.448) e 8,94% votos nulos (82.928).


João Campos

Recifense, João Henrique de Andrade Lima Campos tem 26 anos e é deputado federal em primeira legislatura e vice-líder do PSB na Câmara Federal. Filho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos se formou em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2016.

João Campos assumiu o cargo de chefe de gabinete do governo de Pernambuco, em 2016, durante o mandato de Paulo Câmara. O candidato também é vice-presidente nacional de Relações Federativas do Partido Socialista Brasileiro.

Em 2018, se candidatou pela primeira vez e foi eleito deputado federal pelo PSB. Ele é um dos vice-líderes do partido na Câmara dos Deputados.

Marília Arraes

Recifense, Marília Valença Rocha Arraes de Alencar tem 36 anos, é advogada, mãe de Maria Isabel e deputada federal em primeira legislatura. Também foi vereadora da capital pernambucana por três mandatos, sendo dois pelo PSB e um pelo PT.

Foi secretária estadual de Juventude e Emprego de Pernambuco entre 2007 e 2008, na gestão de Eduardo Campos (PSB), e em 2013, atuou como secretária de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, na gestão de Geraldo Julio (PSB), deixando o cargo em 2014.

Saiu do PSB em 2016, quando se elegeu vereadora pelo PT, cargo que deixou em 2018 para concorrer a deputada federal, também pelo Partido dos Trabalhadores.

Propostas

Entre as principais propostas de João Campos, apresentadas durante a campanha de 2020, estão: construir o Hospital da Criança, duplicar o número de vagas nas creches municipais, criar três centros voltados para empreendedores, aumentar o número de unidades do Compaz, ampliar as faixas azuis (exclusivas de ônibus) e investir R$ 50 milhões em áreas de morro.

Já entre as principais propostas de Marília Arraes, estão: revitalizar o Centro Bido Krause e reativar escola profissionalizante do local, zerar a fila de espera para vagas em creches, criar três centros de medicina diagnóstica, ampliar em 25% equipes de assistência à saúde bucal e oferecer crédito popular sem cobrança de juros para microempreendedores individuais.

Confira a votação de todos os candidatos do Recife:

João Campos (PSB): 29,17% (233.028 votos)
Marília Arraes (PT): 27,95% (223.248 votos)
Mendonça Filho (DEM): 25,11% (200.551 votos)
Delegada Patrícia (Podemos): 14,06% (112.296 votos)
Coronel Feitosa (PSC): 1,74% (13.938 votos)
Carlos (PSL): 1,18% (9.441 votos)
Charbel (Novo): 0.48% (3.867 votos)
Thiago Santos (UP): 0,15% (1.232 votos)
Claudia Ribeiro (PSTU): 0,15% (1.190 votos)

Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), apesar de aparecer nas urnas eleitorais decidiu retirar a candidatura. Victor Assis (PCO) teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

Campanha e pesquisas

Desde o início da campanha eleitoral, João Campos ocupava o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Marília Arraes vinha logo em seguida, exceto na primeira pesquisa Ibope, divulgada em 2 e outubro. No levantamento, a petista tinha 14%, ante os 19% de Mendonça Filho, que vinha em segundo.

Logo em seguida, as intenções de voto a Marília Arraes superaram as de Mendonça Filho, que, por vezes, passou a ocupar o quarto lugar nas pesquisas, abaixo da Delegada Patrícia.

Petista, Marília Arraes, durante a campanha, associou seu nome ao do avó, Miguel Arraes, e ao do ex-presidente Lula (PT), que apoiou a candidatura dela e com quem a candidata chegou a gravar material publicitário. João Campos, por sua vez, vinculou a própria trajetória política à do pai, Eduardo Campos.

Carioca, a Delegada Patrícia chegou a se aproximar do segundo lugar, junto com a candidata petista. Na metade da campanha, no entanto, Patrícia viu as intenções de voto diminuírem exponencialmente, ao passo que passou a ocupar o primeiro lugar entre os candidatos com maior rejeição dos eleitores, de acordo com as pesquisas Ibope e Datafolha.

Delegada Patrícia, que durante a campanha não fez menções a Jair Bolsonaro (sem partido), recebeu o apoio oficial do presidente no último fim de semana anterior à votação. A vinculação da campanha dela à imagem do presidente, no entanto, provocou discordância e polêmica na chapa, composta com o partido Cidadania, cujo Diretório Nacional decidiu se afastar da campanha.

Com a queda nas intenções de voto em Delegada Patrícia, Mendonça Filho, que compõe chapa com a deputada estadual Priscila Krause, também do DEM, voltou a ocupar o terceiro lugar nas pesquisas.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário