quarta-feira, 4 de março de 2020

Politica - Alianças com o PSB no radar de Silvio Costa Filho

Republicanos e PSB estarão juntos em cidades da RMR

Silvio Costa Filho Foto: Anderson Stevens

Nas coxias do PSB, prevalece, atualmente, em relação à Jaboatão dos Guararapes, a seguinte tese: "ou é Gleide (Angelo) ou nada, é 8 ou 80". Em outras palavras, o partido trabalha, hoje, com a hipótese de a deputada estadual ser candidata à prefeitura daquela cidade, sem que haja um plano B. Ao mesmo tempo, socialistas dizem estar cientes de que a parlamentar tem repisado que a corrida majoritária não está nos seus planos agora. Diante dessa conjuntura, definem o cenário de Jaboatão como "em aberto". Nesse contexto, o Republicanos, comandado em Pernambuco pelo deputado federal Silvio Costa Filho, faz o movimento de transferir o título eleitoral do ex-deputado Silvio Costa para Jaboatão, ao mesmo tempo em que o dirigente da sigla trilha uma rota de aproximação com o Palácio das Princesas.

Silvio Costa Filho não descarta receber o apoio do PSB a um projeto majoritário do partido em Jaboatão. "Se Silvio (ex-deputado) vier a disputar a eleição em Jaboatão e tiver a possibilidade de construir apoios e, se o PSB e outros partidos que estão na Frente Popular, vierem a apoiar a candidatura, serão muito bem-vindos", pontua Silvio Costa Filho, ao ser indagado em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, sobre chances de composição. O deputado frisa, no entanto, que o tema não foi levado à mesa com o governador Paulo Câmara ou com nomes do PSB. À perspectiva para Jaboatão, no entanto, se somam alianças já pré-definidas do Republicanos com o PSB em outros municípios. "Vamos votar em alguns candidatos do PSB na Região Metropolitana, como também precisamos de apoio do PSB em Camaragibe para a prefeita Nadeji (Queiroz), que é do Republicanos. Nós, possivelmente, deveremos votar em São Lourenço da Mata, no ex-deputado Vinícius Labanca, que é do PSB. Vamos votar, em Abreu e Lima, na (Cristiane) Moneta, que é candidata pelo PSB a prefeita", contabiliza Silvio Costa Filho, realçando que, sobre Jaboatão, o tema ainda não foi conversado com representantes do Governo do Estado. Mas não deixa de estar no radar.

Governador a favor do veto  

Vice-presidente nacional do PSB, o governador Paulo Câmara tem posição formada sobre o veto 52: "A manutenção do veto, em termos técnicos, seria o correto!". O socialista fez o registro ao ser indagado pela coluna a respeito do tema polêmico.

Não deu > A sessão para votação dos vetos relativos ao Orçamento Impositivo acabou suspensa, ontem, pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Na manhã de ontem, em entrevista à Rádio Folha, o deputado Silvio Costa Filho, ao defender um entendimento, inexistente até então, já apostara que a votação não ocorreria.

Vultuoso > O PSB deliberou e vai orientar a bancada, hoje, pela manutenção do veto por entender que o fortalecimento do legislativo não pode fazer concentrar, em uma única pessoa, a prerrogativa de decidir o destino de recursos com esse vulto bilionário.

Senso comum > O deputado André de Paula cristalizou, ontem, seu voto após reunião da bancada, quando ele defendeu voto pela manutenção do veto e foi nesse sentido que o PSD decidiu.

Transmissão > ­Ao fazer o balanço de sua passagem pela liderança do PSB, Tadeu Alencar realça a defesa da democracia como um dos pontos fortes de sua atuação, cujo ciclo encerrou-se ontem. Ele sublinha "a luta contra os retrocessos e as tentativas de resgate de instrumentos do terror político como o AI-5". O sucessor, Alessandro Molon, destacou, ontem, que Tadeu atuou "de forma firme, serena e democrática", e agradeceu a confiança dos colegas.


Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário